sábado, 31 de maio de 2008

MENTIRA: UM PROBLEMA DE CONSCIÊNCIA

A MENTIRA É PROVA DE UMA CONSCIÊNCIA CAUTERIZADA.

Todos nós temos uma facilidade enorme para a mentira. O ser humano mente por qualquer coisa e em todo momento: por pensamentos, palavras, gestos e até com uma falsa aparência.

A mentira sempre foi e é considerada uma atitude normal, aceitável e segundo alguns especialistas até necessária, pois é vista como arma de ataque e defesa. Dizem também que a pessoa que sabe mentir, é considerada inteligente, e quando usada com criatividade e maestria, pode ser muito bem aplicada nos negócios e levar ao sucesso quem dela se utiliza.

A pergunta que eu faço é a seguinte: Qual a pessoa que ao saber que foi enganada, vai considerar a mentira como uma atitude aceitável, inteligente e elogiável?
Acredito que ninguém!
As pessoas que se saem bem num negócio ao mentir e se sentem vitoriosas, quando sabem que foram enganadas se sentem perdedoras e ofendidas.
A razão desta reação é simples: Ninguém gosta de ser enganado, mas todos nós temos uma facilidade muito grande para mentir.

Temos que perdoar a todos que nos ofendem, independente do mal. Não podemos alimentar mágoas e nem ressentimentos. Porém, aceitar a mentira como um comportamento bom e necessário, é provar que os tempos modernos estão cada vez mais decadente.
Esta é uma situação delicada que devemos cuidar em não permitir que este mal, uma vez aceito e praticado pela maioria das pessoas em todos os segmentos, não venha nos dominar, ao ponto de aceitá-la como verdade porque não é. Por isso devemos tratar a mentira – e não o mentiroso – com total desprezo e ajudar aquele que tem facilidade para mentir revelando claramente a verdade, provando que a mentira ao ser praticada, é uma ofensa contra Deus e o próximo.

Como você procura tratar este mal que a todo momento, penetra com força total nos lares, no nosso trabalho, nas escolas e até nas igrejas? Você é daqueles que fala a verdade na frente dos filhos, do cônjuge, dos funcionários, dos amigos, dos parentes, custe o que custar? Ou você é daqueles que usa a mentira de forma descarada? Por exemplo:

• Quando o telefone toca, você já deu ordens para dizer que não está?
• Na escola quando o professor pergunta quem estudou a lição para ganhar um pontinho, e você não estudou; você levanta a mão como um sinal de quem fez a tarefa?

A lista é muito grande: pirataria, sonegação de impostos, etc. Infelizmente esta é a realidade na vida de todos nós: a mentira.

Desde que o pecado entrou no mundo temos que viver com ela que chegou mansinha, falando baixinho e contaminou a todos.
Sobre a mentira Norbert Lieth escreveu o seguinte:

Com toda a certeza a mentira não é indicação de inteligência, mas um sinal característico de uma vida sem Deus, que não ama a verdade e é a identificação de uma natureza pecaminosa. Em 1 João 2.21 está escrito: "...mentira alguma jamais procede da verdade." Por isso, a crescente tendência para a mentira em nossos dias também é um sinal evidente dos tempos finais: "Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência" (1 Tm 4.1-2).

A MENTIRA É PROVA DE UMA CONSCIÊNCIA CAUTERIZADA.

Leia a Bíblia, faça aplicação dela na tua vida. Só ela é a fonte de toda a verdade.

Edécio Augusto

sexta-feira, 30 de maio de 2008

RESOLVA ENQUANTO O MAL É PEQUENO

UM PEQUENO MAL QUANDO NÃO RESOLVIDO NO INÍCIO, NO FUTURO PODE SE TORNAR EM UM GRANDE PROBLEMA.

Quando deixamos os problemas pequenos de lado não dando importância a eles o resultado é o acúmulo, o que gera no futuro um problema ainda maior e mais complicado.
Você é assim? Quando vê que os problemas são pequenos vai deixando de lado, só depois de acumulados é que procura resolver?
Cuidado! Isto é como bola de neve, quanto mais rolar, maior fica.

Quando eu consegui o meu primeiro carro, ele precisava de uns ajustes, levei num mecânico conhecido, um profissional de confiança, fez o que tinha de ser feito, elogiou o bom estado do carro e como percebeu que eu ainda não tinha experiência me orientou dizendo:

Carro é assim: mantenha-o sempre em ordem para ele não te deixar na mão. Qualquer barulhinho que você ouvir procure ver o que é e resolva o mais rápido que puder. Isto evita que outros problemas apareçam. E ele acrescentou:
Carro é como as pessoas: Muitos ficam doentes e precisam serem hospitalizados às pressas porque começaram a sentir uma dor pequena que não incomodava e ao invés de irem ao médico, acharam que não fosse nada e a situação acabou por piorar.
Aquele probleminha não resolvido, aquela dorzinha não tratada, com o tempo pode se agravar, piorando ainda mais a situação.

Você deve saber de casos numa família, num casamento, ou relacionamento entre amigos, diretoria de uma empresa, nas igrejas, em que um pequeno mal não tratado, gerou um grande problema. Talvez você já tenha passado por uma experiência assim.

- Acredito que em várias famílias acontecem casos de um parente ficar devendo um dinheiro, não paga e também não procura resolver a situação através de uma conversa para justificar o atraso, ou entrar num acordo, ou fazer alguma coisa para impedir que a situação fique ainda mais complicada acabando por criar um clima desagradável na família.

- No casamento não é diferente quando um dos cônjuges passa a ter ciúmes e começa a desconfiar de algo que não existe e envenena o relacionamento. Caso não conversem sobre o problema para resolver a situação, sentimentos negativos de raiva, desprezo, vingança e até pensamentos de traição podem tomar o lugar do que era bom e tinha tudo para dar certo. Isto acontece porque permitiram que um mal menor ao ser deixado de lado, se transformasse num mal maior.

Se pararmos para fazer uma avaliação do que levou uma bonita amizade a um grande problema de relacionamento, ou uma empresa chegar ao ponto de encerrar suas atividades entre os diretores, você vai ver que em alguns casos foram problemas que começaram tão pequenos e não deram a menor importância; com o tempo, este mal foi enraizando, crescendo e ficou difícil e quase impossível de ser resolvido e o fim foi triste para ambos os lados.

Se você passa ou passou por uma experiência desse tipo: no casamento, na família, na escola, na igreja, na empresa, não importa se é um problema pequeno ou grande, empenhe-se para solucionar o mais rápido possível.
Busque resposta através da oração e resolva com a ajuda de Deus, porque em Tiago 5.16está escrito: “Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.”

E não esqueça:

UM PEQUENO MAL QUANDO NÃO RESOLVIDO NO INÍCIO, NO FUTURO PODE SE TORNAR EM UM GRANDE PROBLEMA.

Edécio Augusto

quinta-feira, 29 de maio de 2008

PROJETO PARA UMA VIDA FELIZ E PLENA DE SIGNIFICADO

O PROJETO DE DEUS FOI NOS CRIAR PARA ELE, A FIM DE QUE EM CRISTO VIVAMOS UMA VIDA FELIZ E PLENA DE SIGNIFICADO.

Numa palestra com o Dr. Howard Hendrix, uma das maiores autoridades em educação dos Estados Unidos, na ocasião (89), ele fez uma declaração que despertou todos os presentes ao dizer o seguinte:

Só através de Jesus é que se pode encontrar o pleno significado da vida e viver vinte e quatro horas por dia com um sorriso maior que a boca.

Deus, em Cristo, quer nos dar o melhor por toda a vida. Isto não significa que estamos livres das lutas e provações, mas mesmo em meio a elas é possível encontrar a felicidade e viver uma vida plena de significado.
Mas como isto é possível?

AMOR - As pessoas dizem que para ser feliz é importante o amor e que precisamos amar e ser amados. Porém, vive-se num mundo onde a solidão surge de repente. Quantos, sem esperar foram abandonados, desprezados, traídos e agora estão sozinhos, vivendo uma vida vazia e sem sentido? Você talvez esteja passando por isso!

PAZ - Também se diz que para ser feliz neste mundo precisamos encontrar a paz. Mas as notícias nos fazem ver que vivemos num mundo cheio de guerras, conflitos, discórdias, violência e isto nos lares, nas escolas (alunos adolescentes armados), na sociedade. Isto faz as pessoas viverem uma vida vazia e sem sentido. Tem sido assim com você?

SEGURANÇA - Para ser feliz ouvimos falar da necessidade de segurança. As pessoas vivem cercadas por muros altos, grades, alarmes, cercas elétricas, cães treinados, tudo para a sua proteção. Mas por mais que se protejam, as pessoas vivem com medo, assustadas, sem encontrar o sentido da vida. Você tem vivido inseguro(a)? O que te deixa assim?

PERDÃO - Quem nunca errou e cometeu um pecado? Quem nunca precisou ser ouvido num pedido de perdão? Infelizmente são poucos que perdoam. Normalmente as pessoas só sabem culpar e condenar. Como viver feliz quando você só é lembrado do erro praticado?

Sendo assim fica a dúvida: É possível se viver feliz e encontrar o amor, a paz, a segurança e o perdão neste mundo onde a solidão, os conflitos, o medo, a culpa é uma realidade que impede as pessoas de encontrarem o real sentido da vida?
Claro que sim!

Quando Deus criou o homem Ele fez tudo perfeito para a nossa felicidade. E a prova disto é que diariamente o homem desfrutava da presença de Deus. O Criador deu uma única ordem ao homem e este deveria obedecer, mas não obedeceu. Com a desobediência o homem fez com que fosse gerada uma barreira entre ele e Deus. Esta barreira chama-se: PECADO.
É o pecado que nos separa de Deus e a conseqüência do pecado é o nosso sofrimento. A verdade é que o homem sabe que Deus existe, só não sabe que está separado DELE pelo pecado.
Nesta condição, o homem tenta se aproximar de Deus usando os seus próprios meios.
E o que ele faz para se aproximar do Seu Criador a fim de encontrar o sentido da vida?
Ele cria suas próprias filosofias dizendo que a religião dele é que leva o homem a Deus. Isto é uma grande mentira! Religião alguma leva o homem a Deus; nem a minha e nem mesmo a sua; na verdade eu não acredito em religião. As pessoas religiosas confundem Deus com religião!

O homem usa seus próprios meios para se aproximar de Deus. Ele faz suas imagens de esculturas e se curva diante delas dizendo ser um meio de o levar a Deus. Mas a Bíblia diz que as imagens têm olhos e não vêem, tem ouvidos e não ouvem, tem nariz e não cheiram, tem mãos e não apalpam, tem pés e não andam,... Como pode o homem se curvar diante de uma imagem criada por ele mesmo e dizer que é um meio para se achegar ao Deus que o criou? Isto é uma grande incoerência! Na verdade o homem sempre se deixou levar por este engano.

Deus, na Sua infinita graça, foi quem preparou o meio de destruir a barreira chamada PECADO e deixar o caminho livre para o homem se achegar a Ele, pois o homem não tem condições alguma de se achegar a Deus por seus próprios meios por ser pecador, injusto e mentiroso e Deus santo, justo e verdadeiro.
O plano de Deus para levar o homem de volta a Ele, foi vir em forma humana, na Pessoa de Cristo e pagar na cruz, com o SEU sangue, o nosso pecado e nos reconciliar com ELE, nos dando a certeza de viver uma vida feliz e plena de significado desde agora e para sempre.

Deus nos deu prova do Seu amor de uma forma perfeita, completa e infinita. E isto só foi possível através do sacrifício de Jesus Cristo.
E como diz a Bíblia:

“Aquele que está em Cristo é nova criatura, as coisa velhas já passaram eis que se fizeram novas todas as coisas” 2 Co 5.17.

Se você entendeu o plano de Deus para a tua vida, comece a viver uma vida feliz e plena de significado, fazendo esta oração agora, crendo em seu coração: SENHOR JESUS, EU ME ARREPENDO DE TODOS OS MEUS PECADOS E ENTREGO A MINHA VIDA A TI, POIS TU MORRESTE NA CRUZ PARA ME SALVAR E RESSUSCITOU PARA ME DAR A CERTEZA DE UMA VIDA FELIZ E PLENA DE SIGNIFICADO COM DEUS. AMÉM!

Se você fez esta oração com a tua boca, crendo no teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você é salvo imediatamente. A partir daí nunca mais se esqueça que:

O PROJETO DE DEUS FOI NOS CRIAR PARA ELE, A FIM DE QUE EM CRISTO VIVAMOS UMA VIDA FELIZ E PLENA DE SIGNIFICADO.

Edécio Augusto

quarta-feira, 28 de maio de 2008

NÃO ROTULE AS PESSOAS

UM DIA HAVEREMOS DE PRESTAR CONTAS DOS NOSSOS ATOS A DEUS.

Nós, como seres humanos, temos muita facilidade em ver os defeitos e fraquezas nos outros e esquecemos de ver e cuidar de nós mesmos. Mas pior ainda são aqueles que se sentem no direito de cuidar da vida do próximo rotulando com os piores nomes. Eles têm o mau hábito de rotular as pessoas por saberem de uma fraqueza que cometeram; a partir daí passam a agir de forma perigosa, traiçoeira, mais ou menos assim:

• Sabe aquele ali é o fulano de tal. Ele toda noite chega um pouco embriagado em casa. A esposa diz que ele é um bom homem, o único problema é a bebida. Eu não agüentaria um pinguço do meu lado, mandava ele embora na primeira.
• Sabe aquela vizinha da tua irmã, mal se separou do marido e já arrumou outro, ela está sempre com o atual passeando de mãos dadas lá perto de casa. É uma sem vergonha!
• Sabe aquele outro? Vai casar de novo! Se ela soubesse quem é a peça?!?! É um mulherengo de primeira.

E por aí vai! Rótulos de mulherengo, sem vergonha, adúltero(a), pinguço, safado(a), ladrão, é um prato cheio para eles, e isto acontece em todos os ambientes: nas famílias, no trabalho e infelizmente até mesmo nas igrejas. A Bíblia manda que tal pessoa seja retirada do grupo pois chegam a criar problemas até irreparáveis.
Para eles pecado é só: adultério, prostituição, roubo, assassinato, vício e mais nada. A língua grande que eles têm é considerada pelos tais uma benção, pois a mesma que usam para falar mal e rotular as pessoas, usam também para “loooouvar a Deus”.

Em Provérbios 6.16-19 o sábio Salomão tratou de uma pequena lista de pecados e que tem como a que Deus mais abomina esse comportamento. Ele escreveu o seguinte:

“Há seis coisas que o Senhor detesta; sim, há sete que ele abomina: olhos altivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente; coração que maquina projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal; testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.”

Eu fico imaginando estas pessoas que rotulam as outras chamando de adúlteras, ladras, safadas,... como haverão de se sentir diante de Deus caso não confessem os seus pecados? Isto é possível porque elas não conseguem ver o que fazem como pecado.
Para elas uma fofoca que fazem da outra pessoa consideram como um pedido de oração;
A mentirinha que contam acrescentando algo mais no comentário para prejudicar, dizem que foi mal interpretada, ou não foi aquilo que quis dizer;
Qualquer comportamento errado da parte delas, acham que não fizeram nada demais e por isso não vêem como pecado. É como se Deus estivesse aprovando as suas atitudes.
Elas só esquecem de uma coisa:

UM DIA HAVEREMOS DE PRESTAR CONTAS DOS NOSSOS ATOS A DEUS.

Edécio Augusto

terça-feira, 27 de maio de 2008

LEVANTE-SE E VÁ EM FRENTE

A MAIOR GLÓRIA DE UMA PESSOA NÃO ESTÁ EM NÃO TROPEÇAR E NEM MESMO CAIR, MAS ATRAVÉS DE CRISTO, LEVANTAR-SE, ACERTAR-SE E AVANÇAR.

Temos exemplos na história de pessoas que marcaram seus nomes na galeria dos heróis da fé pela forma como pela fé agradaram a Deus. Outros deixaram seus nomes registrados pela contribuição que deram ao mundo em todas as áreas. Mas todos eles, num determinado momento de suas vidas, passaram por situações difíceis ao ponto de uns fracassarem e outros até mesmo caírem.
Infelizmente existem pessoas que após fracassarem e caírem, cometeram um mal ainda maior que foi o de retroceder acabando por desistir de tudo.

Talvez, neste momento, ao ler esta mensagem, você tenha passado por uma experiência em que a tentação foi mais forte e te levou a queda e te fez desistir de tudo.
Eu te pergunto: Quem nunca caiu num pecado, ou até mesmo fracassou diante de algumas responsabilidades: ou em casa, ou no casamento, ou com os filhos, ou na escola, ou no serviço, ou na igreja, ou na sociedade?
Não existe ninguém!

Quando, por alguma razão, tomamos a decisão de parar e desistir de tudo, damos oportunidade para que o mal prevaleça manchando a beleza de um projeto que Deus tem para os Seus. Desta forma esquecemos que o projeto de Deus em nos abençoar vai muito além dos nossos pecados, fracassos e quedas.

No Salmo 37, nos versículos 23 e 24 o rei Davi registrou a seguinte mensagem:

“O Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz, se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão.”

Eu percebo que quando eu deixo de entender a ação de Deus na minha vida, e não consigo ver como o salmista via a forma de Deus operar na vida dos Seus escolhidos, as conseqüências são as piores, tudo começa a se complicar havendo o risco de ver aquilo que foi abençoado por Deus, ser amaldiçoado, devido uma atitude tola em entregar os pontos. Com isso, os problemas se agigantam e acaba-se entrando num clima sufocante onde a situação se torna cada vez pior, ao ponto de parecer que não tem mais jeito e que tudo está acabado. E não é isto!
Para todo e qualquer problema, Deus tem a resposta certa! Ele é especialista em administrar de tal forma as nossas fraquezas, quedas e pecados, transformando qualquer maldição em bênçãos, nos proporcionando um bem cada vez maior.
Isto faz parte do plano soberano de Deus na vida dos Seus.

Mas o que fazer quando a pessoa cai, ou está passando por duras provas e quase chegando ao ponto de desistir e abandonar tudo?

1. Lembre-se de onde caiu e como todo o problema aconteceu.
2. Coloque-se em oração diante de Deus, pois Ele já tem a solução, antes mesmo que o problema aconteça. A oração é a resposta para cada situação de queda ou fracasso.
3. Confesse o erro praticado, seja ele qual for e volte a pensar e agir de forma correta. Volte a praticar as boas obras de antes. Lembrando sempre que:

A MAIOR GLÓRIA DE UMA PESSOA NÃO ESTÁ EM NÃO TROPEÇAR E NEM MESMO CAIR, MAS ATRAVÉS DE CRISTO, LEVANTAR-SE, ACERTAR-SE E AVANÇAR.

Edécio Augusto

segunda-feira, 26 de maio de 2008

NA DÚVIDA NÃO DECIDAS

QUANDO TIVERES DÚVIDA NÃO TOMES NENHUMA DECISÃO, ANTES ORE ATÉ RECEBER UMA CONFIRMAÇÃO DA PARTE DE DEUS.

Quantas vezes já tomamos decisões por impulso? Em seguida nos arrependemos e aí não adianta mais nada, é tarde demais.
Houve vezes também que tomamos decisões na dúvida e nos demos mal, outras vezes pode ser até que nos demos bem. Não importa, o fato é que a pessoa na dúvida não pode tomar qualquer decisão porque o seu estado é delicado, é um estado entre o certo e o incerto; entre o acreditar e o não acreditar; entre o sim e o não. Esta é a situação de uma pessoa que não está convicta, ela está no vazio: talvez, acho, não sei, vou pensar.
Na verdade a dúvida é um golpe traiçoeiro que é capaz de apagar o brilho do que Deus nos deu de melhor – a fé. Isto acontece porque a dúvida anda de mãos dadas com a incredulidade.

Imaginem numa família os filhos na adolescência, na idade dos quatorze, quinze anos e os pais com dúvidas de agir em relação a estabelecer um horário, um padrão de comportamento dentro e fora do lar e não sabem o que fazer, estão indecisos.
Caso não tomem uma posição, como vão crescer estes filhos ainda adolescentes?

O que dizer de um empresário que não tem um projeto para o futuro da empresa, como ele vai agir? Por impulso? Por sentimentos? Quando ele contrata alguém ou simplesmente demiti um funcionário, ele faz isto simplesmente por fazer? Qual a razão da contratação ou da demissão? Qual o método de contratação ou de demissão que ele aplica?

Eu já conversei com comerciantes, que fizeram negócios na dúvida; investiram porque viram que para o outro deu certo, mas para eles não foi um bom negócio e se deram mal. Hoje estão arrependidos da decisão que tomaram por causa da dúvida.

Nas igrejas existem líderes que estão à frente desempenhando uma função, mas estão na dúvida, sem nem mesmo saber o dom, a capacidade que Deus lhes deu para desenvolver o seu ministério.

Ora, se dúvidas existem, como acabar com elas?

A melhor maneira de tirar toda e qualquer dúvida é através da oração. Como escreveu o apóstolo Paulo em Filipenses 4.6,7:

“Não andeis ansiosos (duvidosos) por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças;
e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.”
(Fp 4.6,7)

A pessoa que está em Cristo, sabe que Deus tem um propósito para a vida dela e entende que a dúvida não provém de Deus, por isso, quando ela está entre o sim e o não,o certo e o incerto, sabe que o melhor e a primeira coisa a fazer é orar até que Deus lhe dê uma confirmação da vontade DELE para a sua vida. A partir daí ela sente paz para tomar suas decisões.

QUANDO TIVERES DÚVIDA NÃO TOMES NENHUMA DECISÃO, ANTES ORE ATÉ RECEBER UMA CONFIRMAÇÃO DA PARTE DE DEUS.

Edécio Augusto.

domingo, 25 de maio de 2008

A FÉ PERSEVERA ATÉ O FIM

DESISTIR É MAIS FÁCIL, MAS VENCE QUEM PERSEVERA NA FÉ.

Já faz um tempo, aproximadamente uns três anos, eu arrumei uma dor na altura do pescoço parecida com torcicolo. Durante este período eu vivi com esta dor que foi aumentando passando a me incomodar bastante, só aí é que eu resolvi ir ao médico. Ele mandou tirar algumas radiografias e descobriu que o meu problema era de coluna e me encaminhou para tratamento com uma fisioterapeuta.
Interessante é que já está na quinta sessão e até agora eu ainda não senti praticamente nenhuma diferença, está a mesma coisa, como se eu não estivesse tratando.
Conversando com a fisioterapeuta falei que não estava percebendo diferença alguma e concordando comigo ela falou que devido ao tempo que eu fiquei sem tratamento, a região sofreu muito e será preciso no mínimo umas vinte aplicações, só depois é que se tem uma idéia do resultado.

Na vida os problemas, as lutas, os desafios são assim, nem sempre são resolvidos imediatamente e esta é a única razão pela qual muitos preferem desistir a permanecerem firmes perseverando.

Perseverar significa: permanecer firme e constante, persistir, dar continuidade, não desanimar, até que veja os resultados que espera. Isto me faz entender que perseverar é qualidade de uma pessoa de fé.

Quando existe uma batalha pela frente e a pessoa desanima por não ver resultados imediato ela está dando uma prova para ela mesma que sua fé não é verdadeira.

Diante das emergências, precisamos entender que Deus é sempre bem presente na vida daqueles que estão em Cristo, não importa a situação. A partir daí, quando eu passo a ter este entendimento eu estou agindo por fé.

Diante de uma situação urgente o salmista escreveu:

“Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor” (Salmo 27.14)

Saber esperar pela ação do Senhor é agir por fé. Isto quer dizer que ao esperar pela ação de Deus, eu não paro, eu dou continuidade à vontade DELE na minha vida até que eu veja a Sua vitória em mim.

Portanto não desanime! Se você quer a vitória continue perseverando porque:

DESISTIR É MAIS FÁCIL, MAS VENCE QUEM PERSEVERA NA FÉ.

Edécio Augusto

sábado, 24 de maio de 2008

TER OU SER?

MUITOS QUE TÊM NA VERDADE NÃO TEM NADA.
DINHEIRO E BENS AJUDAM, MAS NÃO CONFUNDA OS VALORES.


Quando nascemos, a emoção, a alegria e a felicidade dos pais e da família é grande. Planos para o futuro não faltam, sendo que a preocupação maior dos pais está em dar o melhor para que o filho tenha sempre e nunca lhe falte nada.

Alguns nascem em berço de ouro não tendo necessidade de nada, os pais já tem tudo preparado do bom e do melhor: quarto todo decorado, roupas das melhores marcas, os melhores brinquedos, poupança, e até projetos para um futuro confortável.
Outros nascem tendo um pouco menos, mas com o empenho dos pais e da família eles conseguem ter o suficiente para o suprimento das necessidades presentes e futuras.
Há também aqueles que nascem e os pais não tem praticamente nada e passam muito aperto para oferecer alguma coisa ao filho.

Ter ou ser?

Infelizmente, quando se confunde os valores, o amor fica fora para dar lugar a aparência.
Há quem diga que a pessoa é avaliada pelo que tem. Ou seja: se a pessoa tem muito ela é considerada como alguém de valor, quanto aos que aparentemente não tem nada em termos financeiro ou material são avaliadas como um qualquer, um a mais na vida.

Esta é uma grande mentira!
Experimente fazer uma avaliação entre o ter e o ser, entre o dinheiro e o amor a uma criança e você verá qual o valor que ela dá a vida, ao amor. Leia com atenção a ilustração abaixo:

Um pai, um empresário milionário, resolveu dar uma lição a seu filho ensinando o que é ser pobre. O filho ficaria hospedado por uma semana na casa de uma família de camponeses. E assim foi.
Ao voltar para casa, o pai lhe perguntou:
E aí filho como foi sua experiência? Boa! Respondeu o garoto.
E o que você aprendeu? O filho respondeu:

Pai! Nós temos apenas um cachorro e eles têm quatro.
Nós temos uma piscina grande e bem cuidada. Eles têm um rio que não tem fim, com água corrente e cristalina, onde têm peixinhos e podemos pescar e mergulhar.
Nós compramos lustres importados para iluminar o nosso jardim, lá todas as noites eles contemplam o brilho das estrelas e da lua que ilumina todo aquele lugar.
Nosso quintal chega até o muro, o deles chega até o horizonte.
Compramos nossa comida e esquentamos em forno elétrico e micro ondas, eles colhem aquilo que plantam e cozinham em fogão à lenha.
Ouvimos CDs, MP4, eles ouvem a sinfonia de pássaros, sapos, grilos, o piar dos pintinhos, das galinhas, o canto do galo...
Para nos protegermos vivemos rodeados por um muro, com cerca elétrica e alarmes. Eles vivem com suas portas abertas, protegidos pela amizade de seus vizinhos.
Vivemos conectados ao celular, a internet e preocupados com a modernidade. Eles estão conectados à natureza, à vida, ao céu, ao sol, à água, ao campo, aos animais, à família, à simplicidade.

O pai ficou impressionado com a profundidade de seu filho e então o filho terminou dizendo: Obrigado, pai, eu pensei que fossemos ricos, mas o senhor me mostrou o quanto somos pobres.

Aí estão, as grandes obras de Deus. Temos olhos para enxergar, ouvidos para escutar, mas falta a humildade em nossa mente e coração para poder sentir. Esta é a diferença entre o pobre e o rico, entre o ter e o ser. Que possamos nos sentir verdadeiramente pobres para poder crescer, porque:

MUITOS QUE TÊM NA VERDADE NÃO TEM NADA.
DINHEIRO E BENS AJUDAM, MAS NÃO CONFUNDA OS VALORES.


Edécio Augusto.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

O SEGREDO DA VIDA

COMEÇAR BEM O DIA: COM DEUS, COM O PRÓXIMO E CONTIGO MESMO.

1. COMECE BEM O SEU DIA ... COM DEUS!

A vida é cheia de altos e baixos, mas independente das lutas Deus quer reinar nas nossas vidas a cada dia e nos abençoar. Sabendo disto o rei Davi escreveu no Salmo 5.3:

“De manhã, Senhor, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando.”

Você tem procurado começar o seu dia com Deus, mantendo um relacionamento de intimidade com Ele, através da oração e da leitura da Bíblia Sagrada?
Manter-nos em contato com Deus é possível!
Através da Bíblia passamos a ter um conhecimento da vontade de Deus para as nossas vidas, e quando assim fazemos Ele tem prazer eu ouvir as nossas orações.
Vença os obstáculos do dia a dia buscando em primeiro lugar a direção de Deus para a tua vida.

P. S.: Sobre a necessidade da Bíblia em nossas vidas diariamente, leia a mensagem do dia 22/04/2008.

2. COMECE BEM O SEU DIA ... COM O TEU PRÓXIMO!

Ninguém tem culpa dos nossos problemas. Se eles existem é para serem resolvidos. Portanto, não devemos permitir que os problemas da vida nos leve a agir de forma negativa contra o nosso próximo: em casa, na rua, na escola, no trabalho, na igreja, em todos os lugares.
Quando começar o seu dia primeiramente com Deus, em oração, peça a ELE para te dar amor, alegria, paz, a fim de ser um instrumento de benção na vida do teu próximo.

O apóstolo Paulo escreveu em Gálatas 5.22 e 23 o seguinte:

“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.”

Deixe o Espírito Santo te guiar a cada novo dia para que o amor, a alegria, reine em tua vida. Procure se dar bem com todos, cumprimente as pessoas, e sempre que os nervos quiserem se exaltar diante de alguma situação em relação ao próximo, lembre-se que Deus é quem está no controle de tudo, e uma vez em Cristo, ELE quer te dar a vitória para que sejas um instrumento de benção na vida daqueles que estão ao teu redor.

3. COMECE BEM O SEU DIA ... CONTIGO MESMO!

Se esforce por cuidar bem de você mesmo!
• Quanto ao sono, segundo os médicos, é o que nosso organismo mais necessita – uma boa noite de paz e descanso.
• A boa alimentação vem em seguida. Saiba quais são e evite os alimentos que fazem mal a tua saúde.
• Sob orientação médica, mantenha-se em forma fazendo condicionamento físico diariamente: faça caminhadas; pratique um esporte; movimente-se. Isto ajuda muito, você se sente outra pessoa, rejuvenescida.

Este é o segredo da vida:

COMEÇAR BEM O DIA: COM DEUS, COM O PRÓXIMO E CONTIGO MESMO.

Edécio Augusto

quinta-feira, 22 de maio de 2008

AS BOAS LEMBRANÇAS

LEMBRE-SE APENAS DOS BONS MOMENTOS DA VIDA E ESQUEÇA OS MAUS

Há quem goste de relembrar o passado: os bons momentos de infância, o tempo de escola, o(a) primeiro(a) namorado(a), o primeiro emprego, ... coisas que ao serem relembradas provocam risos.
Em família isto acontece muito; agora que todos moram distantes um do outro, o fim de ano é marcado pela presença da maioria na casa dos pais, de um parente, e na bagagem vem as boas recordações do passado que é relembrado nos poucos dias que vão passar juntos.
É muito divertido!
Mais divertido ainda é saber que são sempre as mesmas recordações, as histórias não mudam, mas é o espírito de amor em família que faz com que as boas lembranças permaneçam para fortalecer os laços que o tempo tenta separar pela distancia, porém, a saudade e a vontade de rever cada um são maiores e vencem.
Na minha família é assim, tanto do meu lado como do lado da minha esposa, sempre que estamos juntos o passado é despertado e todos acabam rindo e participando. São momentos de muita alegria.
A despedida é sempre um “estraga prazer” marcada pelas lágrimas e sorrisos, na esperança que no próximo ano estaremos novamente juntos para relembrar as mesmas histórias de um bom passado que parece que não passou, ainda permanece vivo nos corações.

Por outro lado há quem tenha um comportamento negativo com relação ao passado, pessoas que não conseguem deixar de lado as más recordações e acabam alimentando em seu coração: mágoa, ressentimento, tristeza, culpa, vingança,... pessoas que não conseguem ou talvez não queiram deixar de lado estes sentimentos e ficam remoendo, e assim, às vezes chegam até ao ponto de adoecerem ou cometerem um ato hostil.
Acredito que esquecer uma ofensa é difícil, acho que é até mesmo impossível ao ser humano, mas perdoar, dando ao outro o direito de recomeçar, saber que o problema existiu mas sem ter o direito de voltar a tocar no assunto, isto é divino, é a essência do amor de Deus.
É assim que Deus nos trata através de Jesus Cristo. Nós como seres humanos, não temos esta capacidade, mas através de Jesus somente, somos capacitados a agir assim.
Isto chama-se graça divina! Dar ao outro aquilo que Deus nos deu sem que merecessemos.

Há um texto na Bíblia em 1 João 1.8-10 que diz o seguinte:

“Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo (DEUS) mentiroso, e a sua palavra não está em nós.”


Pense nisso e a partir de agora comece uma nova vida com Deus sem levar consigo lembranças que te oprimem pelo peso da mágoa, do ressentimento, da tristeza, da culpa, da vingança,... Pois foi o que Cristo fez: Levou em nosso lugar todos estes sentimentos.
Deus, por causa do que Cristo já fez por nós, não permite que fiquemos presos a um passado que gere sentimentos negativos.

LEMBRE-SE APENAS DOS BONS MOMENTOS DA VIDA E ESQUEÇA OS MAUS

Edécio Augusto

quarta-feira, 21 de maio de 2008

APRENDA ENSINANDO

QUANTO MAIS SE ENSINA MAIOR A NECESSIDADE DE APRENDER.

Meu filho mais velho está com 15 anos e faz o primeiro colegial. Quando chega em casa após a escola sempre vem com uma conversa, um assunto que foi discutido em aula, uma novidade que alguém na escola contou, uma pergunta difícil,... e a bomba vem sempre pro meu lado: O que eu acho? Como se faz? Você sabe me responder? Me explica isso aqui?
Ele é muito comunicativo e quando chega eu fico pensando qual vai ser a pergunta ou o comentário da vez que vai sobrar pra mim e confesso, tem hora que eu estremeço.
Teve momentos que ele fez algum comentário e querendo saber a minha opinião eu não sabia o que responder.
O que eu fiz?
Fui pesquisar sobre o assunto e através de uma breve pesquisa eu já tinha conhecimento do que ele precisava saber.
O mais importante foi perceber nestas ocasiões que para ensinar eu precisei me empenhar por aprender. Com isto eu vou ganhando mais experiência porque atrás dele vem o outro que já vai fazer 11 anos e eu digo com sinceridade que não quero ficar para trás.
Quero poder ter o prazer de quando forem mais velhos, formados, sentar com eles e discutirmos atualidades, conhecer um pouco daquilo que fazem e continuar sendo um líder modelo na vida deles. Creio que é este o meu papel como pai.
Acredito que esta responsabilidade é de qualquer pessoa que está à frente de outras: um pai de família; um encarregado de uma sessão; o diretor de uma empresa; um líder numa instituição ou igreja, ou seja: a pessoa que está a frente, liderando, tem uma responsabilidade singular que é aprender e bem, para depois ensinar.

Um líder é aquele que sai sempre na frente e procura estar sempre à frente em tudo.
Ele não se importa com posição, porque conhece o seu lugar e desempenha bem o seu papel.
A posição que ocupa não lhe sobe à cabeça, não se considera o chefão, mais do que isso, ele sabe qual é o seu lugar e que o seu papel fundamental é ser model e uma influência positiva na vida dos seus liderados, sendo que para estes, ele se torna um padrão de boas qualidades em palavras e atitudes.

É claro que para o líder não é feio dizer que não sabe e não conhece determinado assunto, mas pior para um líder é ele continuar não sabendo e nem se interessar por saber.
O líder quando diz que não sabe naquele momento, prontamente ele acrescenta: “amanhã ou depois de amanhã eu trago a resposta, a solução que você precisa." E enquanto ele não obtem a tal resposta ele não descansa.
Um líder é aquele que se interessa por ler, estudar e estar sempre atualizado para ensinar aos seus liderados.
Ele domina bem o seu trabalho e qualquer outra área que atue. Por outro lado, ele se empenha para saber de tudo um pouco.
Isto porque ele sabe que:

QUANTO MAIS SE ENSINA MAIOR A NECESSIDADE DE APRENDER.

Se você é um líder, está à frente de pessoas, lembre-se que a sua maior necessidade é aprender, pois aqueles que você lidera precisam dos teus ensinos.

Edécio Augusto

terça-feira, 20 de maio de 2008

NUNCA SÓZINHO

SOLIDÃO É ESTAR SÓ, MAS NUNCA SENTIR-SE SÓZINHO.

Eu gosto quando fico a sós por sempre ter o que fazer principalmente ler, escrever e realizar minhas pesquisas. Mas eu me sinto bem, a sós, não pelo simples fato de estar a sós, mas porque uma vez em Cristo, eu nunca me sinto e nem estou sozinho.

Há quem não goste de ficar a sós por sentir-se completamente vazio e inseguro, mas a partir do momento que se passa a ter um conhecimento melhor do plano de Deus para as nossas vidas, a solidão passa a ser uma parcela significativa do dia para que as nossas reservas venham ser supridas por Ele.

Acredito que você já tenha lido a oração abaixo que embora comece dizendo que se trata de um sonho, não deixa de ser uma realidade, ou seja: Quando eu entendo a ação de Deus na minha vida, eu sou elevado a uma posição de fé vitoriosa, independente das circunstâncias da vida.

Leia com atenção!

Uma noite eu tive um sonho...
Sonhei que estava andando na praia com o Senhor,
E através do Céu, passavam cenas de minha vida.

Para cada cena que passava, percebi pegadas na areia;
Uma era minha e a outra do Senhor.

Quando a última cena de minha vida passou diante de nós,
olhei para as pegadas na areia,

Notei que muitas vezes no caminho da minha vida
havia apenas um par de pegadas na areia.

Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis
da minha vida.

Isso aborreceu-me deveras e perguntei então ao Senhor:

- Senhor, Tu me disseste que, uma vez que eu resolvi Te seguir, Tu andarias sempre comigo, todo o caminho,

- Mas notei que nos momentos das maiores tribulações do meu viver havia na areia dos caminhos da vida, apenas um par de pegadas.

- Não compreendo... Porque nas horas em que eu mais necessitava Tu me deixastes?

O Senhor respondeu :

- Meu precioso filho, Eu te amo e jamais te deixaria nas horas da tua prova e do teu sofrimento.

Quando vistes na areia apenas um par de pegadas, foi exatamente aí que EU TE CARREGUEI EM MEUS BRAÇOS!


Isto é um sonho para aqueles que só dizem que confiam no Senhor, mas para quem tem Suas vidas toda NELE, é a pura realidade!
Confie no Senhor Jesus e entregue-se totalmente a ELE e lembre-se que:

SOLIDÃO É ESTAR SÓ, MAS NUNCA SENTIR-SE SÓZINHO.

Edécio Augusto

segunda-feira, 19 de maio de 2008

APRENDA A FAZER TUDO BEM FEITO

APRENDA A FAZER TUDO BEM FEITO, MESMO AQUILO QUE NÃO GOSTAS DE FAZER.

Nos nossos dias, os livros e cursos de auto-ajuda, os palestrantes, pastores, padres, filósofos, psicólogos, a TV, apresentam todos a mesma mensagem dizendo que a pessoa para se dar bem na vida deve fazer aquilo que gosta.
Se pararmos para analisar a situação atual, vamos ver que nem todos, talvez a maioria das pessoas, não podem fazer aquilo que gostariam.

• Tem quem trabalhe num determinado setor ou empresa por necessidade e não porque goste;
• Há quem faça um curso superior – e não é o que gostaria de fazer – por não poder pagar o curso que gostaria de fazer;

Esta é a realidade em que vive a maioria!
As pessoas estão neste indo e vindo, nesta agitação desenfreada mais por necessidade do que por outra coisa. Quem trabalha e gosta do seu lugar de trabalho e do que faz, ou estuda na escola que gosta e está fazendo o curso que quer, sinta-se um felizardo.
A verdade é que nem todos desfrutam deste privilégio e talvez este seja o seu caso.
Existe algo que possa ser feito? Sim e é simples!

APRENDA A FAZER TUDO BEM FEITO, MESMO AQUILO QUE NÃO GOSTAS DE FAZER.

O mercado está mudando, o mundo já está totalmente mudado. Quem está acompanhando a situação em todo o mundo pode entender que já estamos vivendo num sistema caótico e que entrou neste caos por culpa do próprio homem que se sente perdido e se vendo cada vez mais enlaçado pelas suas próprias armadilhas.
Estamos vivendo momentos em que não dá mais pra escolher. Ou seja, a vida para ser bem vivida tem que ser aprendida.
Descubra o que você sabe fazer e invista no seu potencial. O que você ainda não sabe fazer procure aprender.

Tem um texto bíblico em Colossenses 3.23, 24 que diz o seguinte:

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa,...”

Seja com a família, na empresa, na loja que você trabalha, na escola que você estuda, na igreja que você dirige ou congrega, talvez você ainda não se sinta realizado, mas lembre-se de uma coisa: A vida espera que façamos não o que gostamos, mas que se faça tudo bem feito.

APRENDA A FAZER TUDO BEM FEITO, MESMO AQUILO QUE NÃO GOSTAS DE FAZER.

Edécio Augusto

domingo, 18 de maio de 2008

A NOSSA VIDA EM JOGO

MESMO QUE NÃO PAREÇA A NOSSA VIDA ESTÁ SEMPRE EM JOGO SÓ EM CRISTO ENCONTRAMOS RESPOSTA.

Para falar deste assunto eu quero destacar um texto bíblico em Tiago 4.14 que diz o seguinte:

“Não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois como uma nuvem que aparece por um pouco, e logo se vai.”

Se tivéssemos capacidade de fazer uma avaliação do número de vezes que já fomos libertos dos golpes que a vida nos prepara é bem provável que sentiríamos pavor da vida ao ponto de vivermos assustados.
O fato é que não paramos para pensar nisso, mas a verdade é que vivemos sob uma pressão muito grande em relação às forças ocultas que nos rodeiam e que não vemos, mas existem, e existem para nos destruir através do fracasso e consequentemente da derrota. Outras vezes até mesmo causando uma tragédia, como temos acompanhado diariamente nos noticiários.

• Tem pessoas que dizem nunca ter passado por uma experiência difícil e nunca tiveram falta de nada. Não sabem o que é sofrer nem mesmo uma dor qualquer. Parece impossível, mas existem pessoas assim – o que não é normal. Pessoas assim o que sabem da vida? Nada!
• Outros, diferente, já passaram por tantas experiências difíceis que através do sofrimento amadureceram e aprenderam a superar os obstáculos. Este são os que até hoje aprendem a vencer em cada batalha da vida, tornandso-se modelos da vida no lar, no emprego, na escola, na igreja ou aonde quer que estejam.
• Mas há também aqueles que desde que nasceram só conheceram o sofrimento. Eles chegam até mesmo a dizer que nasceram para sofrer, sendo que para muitos destes lhes falta esperança. As pessoas que pensam assim por mais que digam acreditar em Deus, lhes falta conhecimento, pois a confiança em Deus vem através do conhecimento NELE.

Veio à minha lembrança pessoas que se isolam achando que podem fugir da realidade tentando alcançar um grau de espiritualidade mais elevado.
Isto é impossível!

O exemplo maior – Jesus Cristo – antes de iniciar o Seu ministério, teve que enfrentar cara a cara aquele que mais tinha prazer em destruí-LO, dando-nos prova de que é impossível viver a vida sem que passemos até mesmo por lutas tão grande que as vezes podem parecer que não vamos suportar.

MESMO QUE NÃO PAREÇA A NOSSA VIDA ESTÁ SEMPRE EM JOGO, MAS É SÓ EM CRISTO QUE ENCONTRAMOS RESPOSTA.

Precisamos dele a todo instante! Busque-O e entregue-se totalmente a Ele! Não sabemos o que nos poderá acontecer amanhã e nem mesmo daqui a qualquer momento.

Edécio Augusto

sábado, 17 de maio de 2008

SAIBA ADMINISTRAR AS DIFERENÇAS

NÃO PERMITA QUE AS DIFERENÇAS CAUSEM OUTRAS DIFERENÇAS

Sempre que o dia começa para nossa família (eu, minha esposa e os dois filhos homens 15 e 10 anos), às vezes eu fico a observar desde que levantamos até o momento de dormirmos como somos diferentes um do outro, mas bem diferentes mesmo. Apesar das diferenças que existem e que às vezes se exaltam querendo causar outras diferenças, não permitimos e nos empenhamos para nos dar muito bem.
Este é o resultado da nossa felicidade:

NÃO PERMITIR QUE AS NOSSAS DIFERENÇAS CAUSEM OUTRAS DIFERENÇAS

Nossos filhos são muitos parecidos um com o outro, pelas fotos quase não dá para ver diferença nos traços, mas o temperamento é totalmente o oposto. Tem hora que a coisa parece que vai ficar feia, mas logo passa e fica tudo muito bem; apesar das diferenças eles se amam e se dão muito bem.
Eu e minha esposa também somos bem diferentes e para que a harmonia sempre reine entre nós, trabalhamos no sentido de não permitir que as nossas diferenças venham causar outras diferenças.
O resultado é cada vez melhor para nós: A nossa felicidade através de um amor que vem amadurecendo e que nos leva a lidarmos cada vez mais com as nossas diferenças.

Eu trabalho diariamente com pessoas, um público voltado para o comércio e vejo como são diferentes uma da outra. Houve determinadas situações em que eu dizia comigo mesmo:
Lidar com pessoas não é fácil!
Hoje eu me pergunto:
Se lidar com pessoas não é fácil, como é lidar comigo ... é fácil?
Acho que não! Eu sou um ser humano como qualquer outro, cheio de falhas.
O problema é que nós estamos mais prontos a ver os defeitos no nosso próximo e não em nós mesmos. E se alguém vê o nosso defeito e fala alguma coisa, não gostamos, procuramos logo nos defender e a partir daí dar início às diferenças.
Agimos assim porque este é um impulso natural do ser humano, mas que devemos controlar e procurar nos dar bem com todos.

As diferenças que causam outras diferenças desagradáveis existem em diversos locais de trabalho, o que causa com o tempo um ambiente negativo e consequentemente prejuízos; nas instituições e igrejas principalmente. Isto deveria ser cuidado por cada um individualmente.

Se você está vendo que no seu lar, na sua empresa, na igreja que você congrega existem essas diferenças, a começar por você, dê o pontapé inicial para colocar o time todo em ação e derrubar todas as diferenças que causam os problemas.
As diferenças nunca vão deixar de existir, mas elas podem ser bem administradas.

NÃO PERMITA QUE AS DIFERENÇAS CAUSEM OUTRAS DIFERENÇAS

Edécio Augusto

sexta-feira, 16 de maio de 2008

ALEGRE-SE POR TODO DIA

A ALEGRIA É UM DOM QUE DEUS DEU AOS SEUS

Quando se fala de alegria a primeira idéia que pode surgir é a de uma pessoa sociável, animada, está sempre sorrindo pra tudo e pra todos, sempre tem algo engraçado para contar e em todos os programas está sempre presente, sabe que a sua pessoa é imprescindível.
Pessoas assim agradam, pois estão sempre de bem com a vida e com todos.

Por outro lado existem pessoas assim mas que sua alegria é só aos finais de semana, começando na sexta feira depois das 18 horas e se estendendo até o domingo a noite. A partir daí toda a alegria perde o brilho só de saber que o dia seguinte seria de uma triste segunda feira. Saber que teria mais uns dias pela frente até chegar a próxima sexta feira e voltar a ver de novo a alegria, é desanimador.

Alegria só aos fins de semana: existe isso? Para alguns sim!
E para mim, e para você, quando existe alegria? O que é necessário para estar alegre?

Alegria é um contentamento; é uma satisfação em viver a vida. A alegria verdadeira é um dom de Deus.
Alegria é uma capacidade que Deus dá aos Seus para que seja desfrutada continuamente e independente de circunstâncias e influências externas pois sendo uma graça de Deus brota de dentro para fora.

Há quem dependa de medicamentos para viver bem o dia e se não for assim a pessoa não encontra forças e ânimo para viver.

Há quem já tenha formado o mau hábito de ingerir doses num momento do dia para se sentir aceita e passar então a se apresentar como uma pessoa “alegre”.

Lembre-se que alegria é um dom de Deus que brota de dentro para fora sem que necessite de qualquer influência externa para ser gerada porque o combustível da verdadeira alegria é o próprio Deus.
Se você tem esta certeza de que pertence a ELE, não deixe a tristeza te abater, comece a desfrutar a partir de agora da verdadeira alegria porque:

A ALEGRIA É UM DOM QUE DEUS DEU AOS SEUS

Fique com o Deus de toda a alegria.

Edécio Augusto

quinta-feira, 15 de maio de 2008

AMAR DIA A DIA

AMAR É UM GESTO SIMPLES E COMPLETO A CADA MOMENTO

Quando diz que se ama faz-se alguma coisa; isto às vezes, através de um simples gesto pode significar muito para quem dá e recebe.
O amor é vivo! O amor é verdadeiro! O amor não mede sacrifícios! O amor não espera nada em troca! O amor vai muito além! O amor age a todo instante!

O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba.

Esse texto que se encontra na Bíblia em 1 Corintios 13 é mais conhecido como o hino do amor.
A forma como o amor é explicado no texto acima, pode-se dizer que quando colocado na prática gera os melhores resultados, pois se trata de atitudes pouco vistas no nosso dia a dia:
- em casa: com o cônjuge, com os filhos, com os pais;
- na sociedade: com os amigos, vizinhos;
- na escola: com os colegas, professores, alunos;
- na empresa: com os funcionários desde o menor até ao maior, com os patrões.

Quando olhamos para o comportamento das pessoas, ou melhor, para o nosso próprio comportamento, com base no texto acima, será que chegamos à conclusão que amamos de verdade?
Amamos de verdade quando nos dispomos em dar o nosso melhor em tudo o que fazemos, (principalmente nas pequenas atitudes do dia a dia), desde o nosso levantar, até o nosso deitar. E se amamos de verdade, até enquanto dormimos sonhamos com ele. O amor não deixa espaço para o mal.

Muitas vezes é possível se enganar quando se faz um trabalho de assistência social dizendo ser uma obra de amor. Pode até ser, desde que o amor continue ativo e operoso, mesmo depois de realizar aquele trabalho.
Mas infelizmente o que se vê não é isso!
- Uns dão porque tem muito e precisam fazer assim para se livrar da boca do leão;
- Outros dão porque aprenderam que ao dar eles garantem um pedacinho no céu para eles(o que é uma grande mentira);
- Outros dão o que sobrou, o resto;
Isto não é amor!

Lembre-se: Você pode não ter dinheiro, bens, para oferecer aos mais carentes e pensar que por isso não tem amor para dar. Engana-se quem pensa assim!
Volte a ler o texto acima, em negrito e entenda que você pode demonstrar amor 24 horas por dia com pequenos gestos de humildade, gratidão, verdade, ... isto porque:

AMAR É UM GESTO SIMPLES E COMPLETO A CADA MOMENTO

Edécio Augusto

quarta-feira, 14 de maio de 2008

A VIDA É BELA

A VIDA SÓ É BELA PARA AQUELES QUE SABEM VIVER

No filme A Vida é Bela, embora muitos tenham encontrado suas razões para críticas, acho que em parte convenceu muitas pessoas a começarem a viver a vida de forma diferente e a estarem mais prontos para encarar a realidade, isto porque a vida, mesmo sendo bela, traz com ela adversidades as quais qualquer um de nós pode passar.
É claro que ninguém quer que o pior aconteça, mas quando chega a acontecer o que fazer?
Estamos prontos para enfrentar?
Tem quem diga que se o pior chegar a acontecer aí sim ele vai pensar no que fazer.

Quando se tem um projeto com uma boa visão de futuro para a história da empresa, da família, isto é estar pronto para construir o que se quer.
Mas quando este mesmo projeto não consegue ver também o outro lado e se preparar para as possíveis dificuldades que podem surgir, isto é ver o que se construiu, em meio as tempestades da vida, sem as mínimas condições de salvar o que se criou.
É claro que isto não significa que vamos ter respostas para todas as nossas dificuldades, pois acredito haver situações que estão totalmente fora do nosso controle, mesmo com um bom projeto, mas, na maioria das vezes, podemos evitar muita coisa ruim, errada para o nosso futuro.

Deus é soberano, e no Seu projeto, para todos os que são Seus Ele incluiu o melhor, por ter Ele predeterminado todas as coisas. Mas mesmo Ele tendo planejado para vida dos Seus o melhor, isto não nos impede que optemos pelo mal, embora a vontade DELE é que estejamos sempre na prática do bem.
É por isso que eu acredito que a vida só é bela para aqueles que sabem viver... COM DEUS.

Já faz um tempo que a família não encontra mais prazer em ligar a TV para assistir um bom programa:
- Vemos que as últimas notícias do tele jornal, seria bom que nunca viessem a existir;
- As propagandas cheias de malícia;
- As novelas chegam a chocar a própria direção da emissora e artistas; alguns deles até comentam sobre o perigo que as crianças correm com a TV.
- As músicas? Pouquíssimas mensagens musicais que se aproveita, porque o resto é só CRÉU, CRÉU, CRÉU.
- A internet está mais pra lixo do que pra outra coisa;...

Quando eu digo: A VIDA SÓ É BELA PARA AQUELES QUE SABEM VIVER

Eu me refiro a uma vida com DEUS.

E com isso eu quero te dizer o seguinte: NÃO CONFUNDA DEUS COM RELIGIÃO
E que ELE te abençoe!

Edécio Augusto

segunda-feira, 12 de maio de 2008

GOSTO DO QUE GOSTO

GOSTO NÃO SE DESGUTE, MAS TEM MUITO GOSTO ESTRAGADO.

Você já imaginou se cada um de nós apresentasse uma lista do que gosta e o que não gosta e fizesse uma mesa redonda para discutir o gosto de cada um?
Seria uma bagunça!

Isto me cheira um pouco a política!

É a bagunça que os políticos já estão preparando para realizar.
O dia se aproxima!
Ou melhor: os dias, as semanas, os meses se aproximam, e mais uma vez vamos ter que passar um tempo ouvindo os gostos daqueles que menos entendem de política, pois se entendessem não fariam o que fazem.
Com a “perfeita” oratória que eles têm se destacam e enganam, dando a entender que entendem de tudo, menos de política.

E por falar em política eu fui buscar a definição da palavra que é:

· Ciência do governo das nações;
· Arte de dirigir as relações entre os Estados;
· Princípios que orientam a atitude administrativa de um governo;
· Conjunto de objetivos que servem de base à planificação de uma ou mais atividades;

Mas o que chamou mais a minha atenção foi a definição do sentido figurado da palavra que é:

· Astúcia: que signigca esperteza. Mas trata-se também da pessoa que tem habilidade para o mal.

Eu te pergunto: Não é isto que estamos vendo hoje?
Políticos que deveriam apresentar uma grande habilidade para o bem, se destacam com uma tremenda habilidade para o mal.
Eles apresentam seus projetos (gostos) como se fosse do bem, mas o resultado final é o que vemos hoje: Buscaram seus próprios interesses e não os interesses do povo.
É claro que cada um de nós vota em quem quer, e como entendo:

GOSTO NÃO SE DESGUTE, MAS TEM MUITO GOSTO ESTRAGADO.

Cuidado! Eles estão chegando! Pense bem antes de votar!

Edécio Augusto

sábado, 10 de maio de 2008

VOCÊ TEM CERTEZA QUE TEM FÉ?

ANTES DE DEPENDER DOS MEIOS HUMANOS DEPENDA DE DEUS

Assim como eu, muitas pessoas dizem ter fé, mas na hora do problema é que vemos que criamos mais problemas ainda e é desta forma que provamos para nós mesmos que a nossa fé está com vazamento. Eu fico imaginando a sabedoria de Jesus para nos mostrar como é simples vencer os obstáculos da vida; não que eles não existam, existem e por vezes parecem que não vamos nem mesmo suportar, mas Cristo nos dá um exemplo de que a fé vitoriosa é simples, nós é que complicamos tudo que Deus quer nos dar de melhor.

Cristo disse se tivéssemos fé do tamanho de um grão de mostarda tudo nos seria possível.

É claro que a primeira atitude da fé verdadeira é agradar a Deus em obediência à Sua vontade. Mas por outro lado, existem pessoas, que assim como já aconteceu comigo e ainda acontece, deixa de receber o melhor de Deus por achar que Ele não está preocupado com os mínimos problemas que nos acontecem.
Isto é um grande erro!

Esse texto me faz entender que O Senhor Jesus usou um pequeno grão de mostarda para ilustrar que não é o tamanho da fé, pois por menor que ela seja ela funciona, mas, que tudo depende de como a praticamos.

A Teologia, embora considerada a rainha das ciências por ser a mais profunda de todas elas, ao mesmo tempo é simples por trazer Deus ao nosso entendimento e prática de vida. Ela não complica as coisas como muitos sempre fizeram no passado e ainda fazem hoje. Deus na Sua soberania, tem um propósito para a vida de cada um.

Aonde eu quero chegar é na seguinte questão: Em toda a Bíblia Sagrada, entre todos os seus autores movidos pelo Espírito Santo, havia pessoas de todas as classes: profetas, reis, intelectuais, pescadores iletrados, médicos, ... eu só não me lembro de ver esses homens dependendo de um profissional como um médico, alfaiate, sapateiro para consertarem seus sapatos.
O próprio Cristo repreendeu várias vezes os discípulos por negarem a fé e não agirem.

Ora, o que me deixa preocupado hoje é quando uma pessoa está com algum problema e a sua primeira atitude é recorrer a um profissional por ver o problema como um gigante e não deixa que a primeira ação seja de Deus, sendo que a fé se achega a Deus para ouvir DELE o que fazer.
A credito que não exista problema que Deus não resolva!

Por isso, a partir do momento que você procurar primeiro os meios humanos você estrá provando que é uma pessoa sem fé.

ANTES DE DEPENDER DOS MEIOS HUMANOS DEPENDA DE DEUS

Edécio Augusto

sexta-feira, 2 de maio de 2008

AJUDE NA HORA CERTA

TENHO UMA RESPONSABILIDADE NESTE MUNDO: GLORIFICAR A DEUS

Estava na rodoviária e uma mulher se aproximou de mim pedindo dinheiro, ..., eu não dei, percebi que estava cambaleante!
Em seguida a vi comprando uma latinha de cerveja e uma dose de pinga.
Um tempo depois estava acompanhada de um rapaz que foi com ela até a lanchonete o qual lhe pagou um refrigerante (600 ml) e um pacote de biscoito. Assim que o rapaz atendeu o seu pedido e saiu ela voltou ao local e pediu para o dono da lanchonete trocar (por uma latinha de cerveja e uma dose de pinga), sendo imediatamente atendida.
Ao ver tudo eu quis julgar a situação procurando responder para mim mesmo quem estava errado:

- foi o rapaz quem pagou?
- foi a mulher que pediu?
- foi o dono da lanchonete que trocou?
- ... ou fui eu que vi tudo e não falei nada???

É uma situação difícil, complicada!

Deus ensina que devemos ajudar as pessoas, dar aos pobres, e quando não fazemos isso pecamos!

E quando nos encontramos numa situação como eu mencionei acima, o que fazer?

No sermão do monte, o Senhor Jesus falou sobre a nossa responsabilidade no mundo dizendo:

“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mt 5.16).

TENHO UMA RESPONSABILIDADE NESTE MUNDO: GLORIFICAR A DEUS

As obras que eu realizo elas tem que ter um só propósito: Glorificar a Deus!

Se eu não viver para isto, para que eu vivo?

Edécio Augusto

quinta-feira, 1 de maio de 2008

VENCENDO O NOSSO MAIOR INIMIGO

PARA VENCER O NOSSO MAIOR INIMIGO TEMOS QUE NOS VOLTAR CONTRA NÓS MESMOS

No nosso dia a dia temos um grande inimigo para vencer: Somos nós mesmos!
O problema é que nenhum de nós pensa assim, com isso estamos sempre procurando encontrar a razão dos problemas no nosso próximo: cônjuge, filhos, funcionários, as vezes, tentando justificar os nossos próprios erros. E o que esquecemos é que:

PARA VENCER O NOSSO MAIOR INIMIGO TEMOS QUE NOS VOLTAR CONTRA NÓS MESMOS.

Como é fácil criticar o próximo, falar mal e depois dizer que foi uma crítica construtiva.
Como é fácil censurar uma falha, um pecado, ou um deslize cometido por alguém, esquecendo que a nossa estrutura humana está mais pronta do que pensamos para cometer o mesmo erro ou até um pecado ainda maior.

A estes o Senhor Jesus o censurou identificando-os como hipócritas. Ele disse:

“Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho do teu irmão” (Mt 7.3)

Este versículo me faz saber que a atitude da pessoa que se acha em condições de julgar a quem quer que seja, é aos olhos de Deus uma atitude hipócrita. Ou seja: a pessoa que assim age pensa que é melhor do que a outra. Aos seus próprios olhos ela se sente em condições, mas esquece que aos olhos de Deus, quando julga próximo, o pecado dela se torna grande demais em relação ao do próximo que passa a ser um cisco.
A verdade é que não nos conhecemos; o nosso coração é enganoso e nem mesmo sabemos do que somos capazes de fazer como seres humanos.

Devemos sim ajudar as pessoas e se necessário for chamar a atenção, mas é importante que se tenha conhecimento de como se tem procurado viver. Errar todos nós erramos, mas quando permanecemos no erro e não nos aproximamos de Deus para uma completa restauração, enquanto isto não acontecer, provamos a nós mesmos que não estamos em condições alguma de ajudar a ninguém: filhos, cônjuge, funcionários, e qualquer pessoa que lideramos.

Fazendo uma avaliação da sua vida, hoje, você se encontra apto para ajudar alguém se for este o caso?
Lembre-se: Não há pecados que Deus não perdoe! Não há ninguém que esteja pronto para condenar e jogar pedra em quem quer que seja. Todos nós estamos sujeitos a qualquer tropeço e queda na vida. É por isso que devemos aprender que:

PARA VENCER O NOSSO MAIOR INIMIGO TEMOS QUE NOS VOLTAR CONTRA NÓS MESMOS

Acerte a tua vida com Deus para ajudar aqueles que precisam da tua ajuda!

Edécio Augusto