domingo, 30 de novembro de 2008

A AUTENTICIDADE DA FÉ.

A AUTENTICIDADE DA FÉ É DEMONSTRADA PRIMEIRO NO LAR.

Se existe religião acredito na religião verdadeira que expressa a autenticidade da fé em Cristo. Quero dizer que eu não sou religioso, não olho placas denominacionais, sou cristão evangélico, não acredito em nenhuma religião, acredito sim nos ensinos bíblicos. Para mim a Bíblia é a mensagem de Deus para o homem, seja para a sua condenação ou para a sua salvação. Este é o papel principal da Bíblia:

• Levar ao homem as boas notícias de Cristo: salvação, fé, amor e esperança.

OU

• Levar ao homem as boas notícias de Cristo mas que muitos rejeitam para a sua própria perdição e condenação eterna.

Infelizmente, muitos que “confiam” no Evangelho de Jesus Cristo, na Bíblia Sagrada, aceitaram a Jesus Cristo em suas vidas, porém não desfrutam das riquezas da graça irresistível que Deus proporciona em Cristo Jesus e acabam levando uma cruz tão pesada que não conseguem nem mesmo sair do lugar e ir após Cristo. São pessoas que vivem uma vida cristã cheia de culpas, por viverem sob pressão e acabam vivendo um cristianismo totalmente anti-bíblico.
É mais ou menos assim:

Quando este cristão consegue separar um tempo diário para orar, ler a Bíblia e fazer suas atividades religiosas ele se sente aliviado como se a obrigação do dia já fora feita ... ufa, que alívio!
Por outro lado quando ele não consegue fazer – como acontece com qualquer cristão que quer levar Deus a sério – vem o peso na consciência e mais uma vez ele pega a pesada cruz.
Este cristão, fazendo ou não fazendo o seu “compromisso” com Deus, ele está sempre levando a pesada cruz. Quando ele faz se sente "justificado", inocentado; quando ele não faz se sente culpado e condenado. Este é um grande mal que atinge a muitos.
Na verdade, tem muito crente cantando no coral, ensinando na igreja, participando de todas as reuniões não porque tem uma fé autêntica, mas porque tem um problema sério de consciência.
É muita incredulidade e pobreza espiritual. Na verdade isto é falta de um conhecimento correto de Deus e do Seu propósito Soberano para a vida daqueles que são Seus.

Hoje de manhã eu estava pronto para participar da reunião da igreja e minha esposa também. Só que no dia anterior o meu filho não se sentiu muito bem com uma infecção intestinal e não podia ir conosco; minha esposa resolveu ficar. Como eu sei que ela gosta da reunião dominical pela manhã eu disse para ela ir que eu ficaria com ele e iria à noite.
Quando ela saiu me veio uma sensação estranha de culpa: O que eles vão pensar de mim? Onde está a minha responsabilidade e compromisso com Cristo e com a igreja? (E no início eu disse que não sou religioso).
Imediatamente veio em meu coração uma reação oposta a este pensamento negativo e eu logo declarei: Deus sabe de tudo! Eu não tenho que me preocupar com quem quer que seja no que vão ou não pensar de mim. Deus tem um propósito na minha vida e eu não tenho que dar satisfações a nenhum curioso e fofoqueiro.
Foi quando eu lembrei do que está escrito em 1 Tm 5.8:

Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.

Neste versículo está claro que:

A AUTENTICIDADE DA FÉ É DEMONSTRADA PRIMEIRO NO LAR.

Isto quer dizer que: A pessoa, por mais que se diga cristã e deixa de observar este dever elementar por mais eloqüente que seja a sua função na igreja, no cristianismo, tem negado a fé e é pior do que o infiel, o descrente.

Edécio Augusto.

sábado, 29 de novembro de 2008

NÓS NOS TORNAMOS NAQUILO QUE AMAMOS – 3ª PARTE

OBJETOS MORAIS DIGNOS DO NOSSO AMOR.

Nosso Pai celestial proveu para seus filhos objetos morais e dignos de serem admirados e amados. São para Deus como as cores no arco-íris em volta do trono. Não são Deus, porém estão mais próximos a Deus; não podemos amá-lo sem amar estas coisas e à medida que as amarmos, seremos capacitados a amá-lo ainda mais. Quais são elas?
A primeira é justiça. Nosso Senhor Jesus amava justiça e odiava iniqüidade (Hb 1.9). Por esta razão, Deus o ungiu com o óleo da alegria acima de todos seus companheiros. Aqui temos um padrão definido. Amar implica também em odiar. O coração atraído à justiça será repelido pela iniqüidade no mesmo grau de intensidade; esta repulsão moral é ódio. A pessoa mais santa é aquela que mais ama a justiça e que odeia o mal com o ódio mais perfeito.
Depois vem a sabedoria. Temos a palavra "filosofia", que vem dos gregos e significa o amor à sabedoria; porém os profetas hebreus vieram antes dos filósofos gregos e seu conceito de sabedoria era muito mais elevado e espiritual do que qualquer coisa que se conhecesse na Grécia. A literatura da sabedoria no Velho Testamento – Provérbios, Eclesiastes e alguns dos Salmos – pulsa com um amor à sabedoria desconhecido até por Platão.
Os escritores do Velho Testamento colocam a sabedoria num plano tão elevado que às vezes mal conseguimos distinguir a sabedoria que vem de Deus da sabedoria que é Deus. Os hebreus anteciparam por alguns séculos o conceito grego de Deus como a essência da sabedoria, embora seu conceito da sabedoria fosse mais moral do que intelectual. Para os hebreus, o homem sábio era o homem bom e piedoso, e sabedoria na sua maior nobreza era amar a Deus e guardar seus mandamentos. O pensador hebreu não conseguia separar sabedoria de justiça.
Um outro objeto para o amor cristão é a verdade. Aqui também teremos dificuldade em separar a verdade de Deus da sua pessoa. Cristo disse: "Eu sou a verdade", e ao dizer isso, uniu verdade com a divindade de forma indissolúvel. Amar a Deus é amar a verdade, e amar a verdade com ardor constante é crescer em direção à imagem da verdade e afastar-se da mentira e do erro.
Não é necessário tentar relacionar todas as outras coisas boas e santas que Deus aprovou como nossos modelos. A Bíblia as coloca diante de nós: misericórdia, bondade, pureza, humildade, compaixão e muitas outras, e aqueles que forem ensinados pelo Espírito saberão o que fazer a respeito delas.
Em síntese, devemos amar e cultivar interesse em tudo que é moralmente belo. Foi por isto que Paulo escreveu aos Filipenses: "Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas" (Fp 4.8).

A. W. Tozer.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

NÓS NOS TORNAMOS NAQUILO QUE AMAMOS – 2ª PARTE.

SUPREMO AMOR A DEUS

Neste ponto, seria proveitoso antecipar uma dificuldade e tentar esclarecê-la. É a questão que surge de um conceito errado sobre o amor. Este conceito errado pode ser definido mais ou menos assim: O amor é volúvel, imprevisível e quase totalmente fora do nosso controle. Surge espontaneamente e tanto pode perdurar como apagar-se sozinho. Como, então, podemos controlar nosso amor? Como podemos direcioná-lo para objetos mais ou menos dignos? E, especialmente, como podemos obrigá-lo a focalizar-se em Deus como o objeto apropriado e permanente da sua devoção?
Se o amor fosse, de fato, imprevisível e além do nosso controle, estas perguntas não teriam respostas satisfatórias e nossa perspectiva seria desoladora. A simples verdade, entretanto, é que o amor espiritual não é esta emoção caprichosa e irresponsável que as pessoas pensam erroneamente que é. O amor é servo da nossa vontade e sempre terá de ir para onde for enviado e fazer o que lhe foi ordenado.
A expressão romântica "apaixonar-se" nos deu a noção que somos obrigatoriamente vítimas das flechas do Cupido e que não podemos ter controle algum sobre nossos sentimentos. Os jovens hoje esperam se apaixonar e ser arrebatados por uma tempestade de emoções deliciosas. Inconscientemente, estendemos este conceito de amor à nossa relação com o Criador e nos perguntamos: Como podemos nos obrigar a amar a Deus acima de todas as coisas?
A resposta a esta pergunta, e a todas as outras relacionadas a ela, é que o amor que temos por Deus não é o amor do sentir, mas o amor do querer. O amor está dentro do nosso poder de escolha, de outra forma não teríamos na Bíblia a ordem de amar a Deus, nem teríamos de prestar contas por não amá-lo.
A mistura do ideal de amor romântico com o conceito de como nos relacionar com Deus foi extremamente prejudicial às nossas vidas cristãs. A idéia de que é necessário "apaixonar-se" por Deus, como algo passivo da nossa parte, fora do nosso controle, é uma atitude ignóbil, antibíblica, indigna da nossa parte e que certamente não traz honra alguma ao Deus Altíssimo. Não chegamos ao amor por Deus através de uma repentina visitação emotiva. O amor por Deus vem do arrependimento, de um desejo de mudar o rumo da vida e de uma determinação resoluta de amá-lo. À medida que Deus entra de maneira mais completa no foco do nosso coração, nosso amor por ele pode, de fato, expandir-se e crescer dentro de nós até varrer, qual enchente, tudo que estiver à sua frente.
Mas não devemos esperar por esta intensidade de sentimento. Não somos responsáveis por sentir, somos responsáveis por amar, e o verdadeiro amor espiritual começa com o querer. Devemos fixar nosso coração para amar a Deus acima de todas as coisas, por mais frio ou duro que este possa estar, e depois confirmar nosso amor através de cuidadosa e alegre obediência à sua Palavra. Emoções prazerosas certamente seguirão. Cânticos de passarinhos e flores não produzem a primavera, mas quando a primavera chega todos estes sinais a acompanharão.
Agora, apresso-me em negar qualquer identificação com a idéia popular de salvação por esforço humano ou força de vontade. Estou radicalmente oposto a toda forma de doutrina, com "capa" cristã, que ensina a depender da "força latente dentro de nós", ou a confiar em "pensamento criativo" no lugar do poder de Deus. Todas estas filosofias infundadas falham exatamente no mesmo ponto – por presumirem erroneamente que a correnteza da natureza humana possa ser levada a voltar e subir as cataratas no sentido contrário. Isto é impossível. "A salvação vem do Senhor".
Para ser salvo, o homem perdido precisa ser alcançado pelo poder de Deus e elevado a um nível superior. Precisa haver uma transmissão de vida divina no mistério do novo nascimento, antes de poder aplicar à sua vida as palavras do apóstolo: "E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito" (2 Co 3.18, NVI).
Ficou estabelecido aqui, espero, que a natureza humana está num processo de formação e que vai progressivamente se transformando na imagem daquilo que ama. Homens e mulheres são amoldados por suas afeições e poderosamente afetados pelo desenho artístico daquilo que amam. Neste mundo adâmico e caído, isto produz diariamente tragédias de proporções cósmicas. Pense no poder que transformou um garotinho inocente, de bochechas rosadas, num Nero ou num Hitler. E Jezabel, será que sempre foi a mulher maldita cuja cabeça nem os cachorros quiseram comer? Não! No princípio, ela também sonhou com a pureza de uma garotinha e se enrubescia ao pensar no amor sentimental; mas logo ficou atraída por coisas perversas, admirava-as e finalmente passou a amá-las. Aí a lei da afinidade moral tomou conta e Jezabel, como argila na mão do oleiro, se tornou aquele ser deformado e odioso que os eunucos jogaram pela janela (2 Rs 9.30-37).

A. W. TOZER

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

NÓS NOS TORNAMOS NAQUILO QUE AMAMOS - 1ª PARTE

Estamos todos num processo de transformação. Já saímos daquilo que éramos e chegamos a esta posição onde estamos; agora estamos caminhando para aquilo que seremos.
Saber que nosso caráter não é sólido e imutável e, sim, flexível e maleável não é, em si, uma idéia que incomoda. De fato, a pessoa que conhece a si mesma pode receber grande consolo ao compreender que não está petrificada no seu estado atual; que é possível deixar de ser aquilo que se envergonha de ter sido até então; e que pode caminhar em direção à transformação que seu coração tanto almeja.
O que perturba não é o fato de estarmos em transformação, e sim no quê estamos nos tornando; não é problema o estarmos em movimento, precisamos saber para onde estamos nos movendo. Pois não está na natureza humana mover-se num plano horizontal; ou estamos subindo ou descendo, alçando vôo ou afundando. Quando um ser moral (com o poder de escolha) se desloca de uma posição a outra, necessariamente é para o melhor ou para o pior.
Isto é confirmado por uma lei espiritual revelada no Apocalipse: "Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se" (Ap 22.11).
Não só estamos todos num processo de transformação, mas estamos nos tornando naquilo que amamos. Em grande medida, somos a somatória de tudo que amamos e, por necessidade moral, cresceremos na imagem daquilo que mais amamos; pois o amor, entre outras coisas, é uma afinidade criativa; muda, molda, modela e transforma. É sem dúvida o mais poderoso agente que afeta a natureza humana depois da ação direta do Espírito Santo dentro da alma.
O objeto do nosso amor, então, não é um assunto insignificante a ser desprezado. Pelo contrário, é de importância atual, crítica e permanente. É profético do nosso futuro. Mostra-nos o que seremos e, desta forma, prediz com precisão nosso destino eterno.
Amar objetos errados é fatal para o crescimento espiritual; torce e deforma a vida e torna impossível a imagem de Cristo se formar na alma humana. É somente quando amamos as coisas certas que nós mesmos podemos estar certos; e é somente enquanto continuamos amando-as que podemos nos deslocar lenta, mas firmemente, em direção aos objetos da nossa afeição purificada.
Isto nos dá em parte (e somente em parte) uma explicação racional para o primeiro e grande mandamento: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento" (Mt 22.37).
Tornar-se semelhante a Deus é, e precisa ser, o supremo objetivo de toda criatura moral. Esta é a razão da sua criação, a finalidade sem a qual não existiria nenhuma desculpa para sua existência. Deixando de fora, no momento, aqueles estranhos e belos seres celestiais a respeito dos quais conhecemos tão pouco (os anjos), concentraremos nossa atenção na raça caída da humanidade. Criados originalmente na imagem de Deus, não permanecemos no nosso estado original, deixamos nossa habitação apropriada, ouvimos os conselhos de Satanás e andamos de acordo com o curso deste mundo e com o espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
Mas Deus, que é rico em misericórdia, com seu grande amor com que nos amou, mesmo quando estávamos mortos em nossos pecados, proveu-nos expiação. A suprema obra de Cristo na redenção não foi salvar-nos do inferno, mas restaurar-nos à semelhança de Deus, ao propósito declarado em Romanos 8: "Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho" (Rm 8.29).
Embora a perfeita restauração à imagem divina aguarda o dia do aparecimento de Cristo, a obra da restauração está em andamento agora. Há uma lenta, porém firme, transmutação do vil e impuro metal da natureza humana para o ouro da semelhança divina, que ocorre quando a alma contempla com fé a glória de Deus na face de Jesus Cristo ( 2 Co 3.18).

A. W. TOZER.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

A NECESSIDADE DE LEVAR DEUS A SÉRIO.

LEVAR DEUS A SÉRIO É NÃO DESISTIR MAS PERMANECER FIRME
E FAZER TUDO COM O PROPÓSITO DE GLORIFICÁ-LO.


Durante um tempo em minha vida eu vivi alimentando uma fraqueza que para mim e para muitas pessoas era normal, porém uma coisa que eu percebia determinadas vezes era que esta fraqueza que me dominava passou a ser um problema para mim porque em alguns momentos me causou tristeza, embora achasse normal. É aquela idéia: todo mundo faz, qual o problema?
A partir daí isto começou a me incomodar e eu pensava comigo: Como posso estar fazendo algo e aceitar como bom se me causa em determinados momentos tristeza? Percebi também que esta tristeza em vários momentos vinha acompanhada por uma dose de vergonha. Eu então pensava: Como posso ter um conhecimento bíblico de Deus viver alimentando um prazer até certo ponto aceitável na sociedade, mas que me cause tristeza e vergonha?
Foi quando eu cheguei a uma única conclusão que foi a seguinte: Eu não estou levando Deus a sério e o meu comportamento não O tem glorificado.
A partir daí eu comecei a questionar as minhas atitudes e tinha uma consciência tranqüila perante quase tudo que eu fazia, porém, quando chegava nesta situação, por mais que eu tentasse forçar para ter uma consciência tranqüila diante da fraqueza que eu vivia, no meu interior eu não conseguia; mesmo que fosse algo aceitável por muitos ela me causava uma certa inquietação.

Nós – eu e você – podemos ter uma inclinação tanto para o bem, como para o mal. Quando assim fazemos os resultados podem ser um dos dois registrados abaixo:

• Agradamos ao homem: a nós mesmos ou as pessoas.

OU

• Entristecemos a Deus.

Neste momento só me restava relembrar e responder a pergunta: Para que fomos criados, existimos e por que estamos aqui neste mundo?

A resposta é uma só: Fomos criados para Deus, existimos para Deus e estamos aqui neste mundo para levá-LO a sério e glorificá-LO.
Mas como levar Deus a sério e glorificá-LO?

A nossa seriedade com Deus começa com a entrega da nossa vida a Jesus Cristo e o nosso compromisso com uma igreja local.
A partir daí temos a responsabilidade de pela fé desenvolver uma vida de íntima comunhão com Deus.
Isto não significa que tudo vai ser mil maravilhas, ao contrário: vão vir lutas, fraquezas, provações, tentações e as experiências desagradáveis da vida; mas o segredo para a vitória é permanecer firme e não desistir por pior que seja a situação.
É em meio as turbulências da vida, quando parece que não vamos conseguir é que Deus opera aperfeiçoando o Seu poder nas nossas fraquezas.
Isto é levar Deus a sério e glorificá-LO.
Quando em meio as tempestades da vida desistimos é como se estivéssemos dizendo que Deus não se importa conosco, mas quando nos piores momentos da nossa vida nos voltamos para Ele estamos dando uma demonstração da fé que depositamos em Cristo e na Sua Palavra, demonstramos que confiamos no Seu amor incondicional, na superabundante graça que Ele derramou na nossa vida cheia de pecado e na certeza de que Ele está completando a obra que Ele mesmo começou em nós.
Por isso lembre-se que:

LEVAR DEUS A SÉRIO É NÃO DESISTIR MAS PERMANECER FIRME
E FAZER TUDO COM O PROPÓSITO DE GLORIFICÁ-LO.


Edécio Augusto.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

FUGIR OU ENCARAR?

MUITAS VEZES O MELHOR É FUGIR OUTRAS O MELHOR É ENCARAR.

Tem situações que muitas vezes são difíceis de serem resolvidas só que não dá para sair fora delas e o melhor a fazer é encarar e ir até o fim; é agindo assim que podemos ver os bons resultados.
Mas há outras situações que não dá para encarar e o melhor a fazer é correr, sair fora, pois a coisa pode complicar ainda mais.

Seja quem for qualquer pessoa ao se defrontar com uma situação ameaçadora naturalmente age atacando ou fugindo, mas de certa forma, até mesmo quando se foge pode-se estar atacando, ou encarando de uma forma melhor aquela situação. Quando foge a pessoa muitas vezes toma esta decisão para evitar um problema ainda maior, ou seja, ao fugir ela está atacando um mal fazendo com que ele seja evitado. Esta fuga de certa forma é um ataque contra o mal.

É fácil rotular uma pessoa de medrosa quando ela foge tentando evitar um mal, num mundo onde a valentia predomina. E rotulamos uma pessoa de boa de briga, valentona, quando ela encara a situação na força do braço ou coisa parecida. Infelizmente estes são os que morrem mais rápido como temos visto na TV.

Mas qual a melhor forma de viver neste mundo onde a violência se torna cada vez maior?

Uma coisa que eu tenho aprendido – mas confesso que é difícil – se necessário for mudar o comportamento. Dependendo do comportamento diante de uma situação, expressamos a nossa convicção naquilo que acreditamos ser.

Por exemplo: Se eu estou no trânsito e um outro carro esbarra no meu e ao parar a pessoa já sai agredindo, ela tem convicção de que esse tipo de situação se resolve no tapa e não conversando, na justiça, etc.
Você já pensou se tudo fosse resolvido na base do tapa, como seria o mundo?

É claro que cada um de nós temos temperamentos diferentes, o que não significa que podemos sair por aí brigando, batendo, ofendendo, sendo que existem outras formas mais dignas de tratarmos com as pessoas.
Concordamos que o ser humano não nasceu para apanhar, mas também não nasceu para bater. Sendo assim, qual a melhor decisão a tomar: FUGIR OU ENCARAR?

MUITAS VEZES O MELHOR É FUGIR OUTRAS O MELHOR É ENCARAR.

Antes de tomar qualquer decisão estupida, pare, pense e decida. Faça sempre o melhor, e o melhor é fazer a vontade de Deus e esta nunca, jamais será agredir ao próximo.

Edécio Augusto.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

A NOSSA HERANÇA

O HOMEM DESDE QUANDO NASCE TRAZ COM ELE O PECADO.

Quando se faz uma declaração desta de que todos nós somos pecadores desde o ventre de nossa mãe, muitos não aceitam.

Certa vez um pai estava com a sua filhinha de cinco anos de idade que lhe pediu para que comprasse um doce. Ele assim fez.
Enquanto comia ela olhava para outros na vitrine. De repente a criança deixou o doce quase que por inteiro de lado e pediu um outro; ele então pegou o doce que ela havia deixado de lado dizendo:

• O seu está aqui filhinha, você ainda não comeu nada e quer outro? O papai não te ensinou assim! Primeiro tem que comer este.
• Nããããããõoooo! Respondeu aos gritos a menina.
• Ai que coisa feia lindinha! Assim o papai não gosta.
• Eu quero, eu quero, eu quero, gritava a menina.
• Ta bom não precisa gritar que o papai já ouviu; o papai vai comprar outro. E esse daqui?


A menina estendeu a mão e ao lhe entregar ela jogou o doce no meio da rua. Ele dando uma risadinha sem graça fez de conta que não viu e pediu outro entregando para a criança que ainda mal humorada pegou o outro e fez o mesmo: jogou no meio da rua onde ficaram os dois doces para quem quisesse ver.
Ele olhou para mim e disse: É difícil né?
Eu olhei para ele e respondi: Às vezes, nós os pais é que complicamos as coisas!
Ele pegou a criança nos braços e saiu com ela um pouco frustrado com a situação.

Acho que todos que estavam ali acharam bom quando ele foi embora pois ninguém mais estava agüentando o painana que era aquele homem. Coitada daquela criança!

A herança que todos nós trazemos desde o ventre de nossa mãe chama-se: PECADO. E o pecado é a nossa rebeldia contra Deus e isto fazemos a todo instante, não porque somos pecadores, mas porque já nascemos pecadores.
Triste é quando a pessoa não aceita isto como verdade?
Você já esteve diante de pessoas que se sente como se fossem verdadeiros deuses? Pessoas que conseguem ver os outros como se todos fossem errados e só eles o certo?
Estas são pessoas que causam um mal estar tremendo. Creio piamente que o que falta nestas pessoas é um conhecimento correto de Deus, pessoas que tem um conhecimento de Deus só de ouvir falar mas não desfrutam de uma experiência com o Deus soberano que a Bíblia apresenta e que se fez homem para vir a este mundo pagar cada um dos nossos pecados morrendo na cruz por todos eles.
Nossa estrutura não é para o bem e sim para o mal. É por isso que aquela criança agia daquele jeito. E para que ela venha crescer e se tornar uma pessoa com um grande potencial, ela vai precisar da instrumentalidade do seu pai que pelo jeito parece que precisa tanto quanto ela de alguém que o ensine. Isto porque: só existe uma forma do homem vencer este mal chamado pecado:

ATRAVÉS DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO QUE É O PODER DE DEUS PARA A SALVAÇÃO DE TODO O QUE NELE CRÊ. (Rm 1.16)

Isto porque:

O HOMEM DESDE QUANDO NASCE TRAZ COM ELE O PECADO.

Edécio Augusto.

domingo, 23 de novembro de 2008

EM CRISTO A ESPERANÇA É PERMANENTE

SE A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE, PARA MUITOS ELA JÁ MORREU.

Vivemos num mundo onde a hipocrisia prevalece. Procuramos sempre passar uma imagem de “super alguma coisa”, aquela imagem de que comigo está sempre tudo muito bem.
Às vezes eu ouço ou leio ao abrir meu e-mail as notícias e o que mais aparece é sobre artistas do Brasil e de todo mundo e eu vejo eles passando por cada situação complicada que para um ser humano é difícil e até impossível enfrenta-las. Situações que pode-se perceber que a pessoa chegou quase ao fundo do poço. De repente, no dia seguinte, ao abrir meu e-mail, o mesmo artista aparece numa foto cheio de sorriso como se nada tivesse acontecido, dançando, bebendo, e o resultado final é: briga, embriaguez, prisão.
São situações que segundo os psicólogos a pessoa entra num estado de depressão, stress, que leva um tempo, pode chegar a algumas semanas para se recuperar.

Certa vez meu sobrinho tirou uma foto de uma colega sua ao lado de sua mãe e trabalhou fazendo o que quis com ela no editor de imagem photoshop. A foto original revelou algumas manchas na parede, nos rostos das pessoas e a decoração do local era simples, de uma casa; foi uma foto normal. Para testar o editor ele começou a usar os recursos na foto e depois de um tempo – ainda sem prática – ele mostrou o resultado ... a foto era outra.
Os rostos das pessoas ficaram parecendo de atrizes; o ambiente virou a sala de uma casa da Europa com lareira, árvore de natal; foi tudo mudado.
É assim que as revistas, as emissoras de televisão trabalham, procurando passar sempre uma imagem de super, comigo está sempre tudo muito bem e por aí vai.
O pior é que muitos acabam acreditando!

O segredo para se viver bem neste mundo é viver como se dele não dependêssemos como está escrito em 1 Co 7.31b: “Porque a aparência deste mundo passa.”

É claro que precisamos nos cuidar e muito bem em todos os sentidos, mas quando tentamos passar uma falsa imagem a situação piora e muito porque em breve, tudo será manifesto e isto por que: Deus sabe de todas as coisas. Podemos enganar as pessoas e quando assim fazemos enganamo-nos a nós mesmos, porque a Deus ninguém engana.
Mas quando enfrentamos uma situação difícil e reconhecemos que somos incapazes de resolver sem a ajuda de Deus e passamos a depender DELE, somos desta forma preenchidos com a sua paz e consequentemente levados a desfrutar da esperança que é dada para aqueles que esperam em Cristo Jesus porque, quando esperamos no Senhor não para esta vida mas para a eternidade com Deus, somos verdadeiramente felizes. Tiramos a nossa atenção desta vida e passamos a ver a glória que nos espera nos céus.
Como diz 1 Co 15.19:

“Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida,
somos os mais infelizes de todos os homens.”


Portanto lembre-se que:

SE A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE, PARA MUITOS ELA JÁ MORREU. EM CRISTO A ESPERANÇA É PERMANENTE.

Edécio Augusto.

sábado, 22 de novembro de 2008

DESENVOLVA O SEU POTENCIAL.

AO DESENVOLVER O SEU POTENCIAL DA FORMA CERTA
AS OPORTUNIDADES SURGEM.


Você já percebeu como é fácil perder oportunidades? Às vezes, dependendo da situação em que a pessoa se encontra as oportunidades parecem não existir, mas quando elas surgem é fácil perder. Isto acontece porque não estamos procurando nos desenvolver, ou seja, estamos parados.

Por isso, ao procurar desenvolver o seu potencial, pequenos detalhes devem sempre ser observados:

1. ESCREVA O SEU PERFIL: Tem pessoas com uma dificuldade tremenda de escrever o seu perfil: Quem é você? Qual o seu grau de instrução? Sua profissão? O que você sabe fazer? O que você gosta de fazer? Que tipo de leitura, lazer, etc.

2. FIQUE ATENTO: O que você está pretendendo: Uma oportunidade de emprego? Um vestibular que você quer prestar? É um negócio que você quer abrir? Dependendo o que você quer é naquela direção que você deve concentrar a sua atenção através de jornais, televisão, internet, conversando, perguntando, os balcões de informações, etc.

3. NÃO DESPERDICE O SEU TEMPO: Esta é uma das oportunidades que estão diante de nós 24 horas por dia e são as que mais deixamos escapar. O tempo é muito precioso, mas nós esquecemos disso.

4. DÊ LUGAR AS PRIORIDADES: Em meu blog do dia 21-09-2008 eu registrei o artigo de Charles Hummel sobre a Tirania do Urgente e que é muito importante. Leia com atenção, aplique em sua vida os seus ensinos e você verá os resultados.

5. CONTROLE AS EMOÇÕES: Você já observou como os sentimentos negativos de: ansiedade, tristeza, medo, dúvida, culpa, nos inibem e tiram todas as nossas forças?

6. RESOLVA OS SEUS PROBLEMAS: Você tentar aproveitar as oportunidades com problemas na cabeça, é praticamente impossível. E se conseguir não irá muito adiante. A melhor forma de aproveitar as oportunidades é resolver primeiro os problemas.

7. DÊ O PRIMEIRO LUGAR A DEUS EM SUA VIDA: Você pode estar com a sua vida no prumo, porém, se Deus não estiver ocupando o centro de sua vida, a qualquer momento tudo pode cair por terra.

Acredito que quando uma pessoa tenta desenvolver o seu potencial, ou alcança os seus objetivos, sem um compromisso sério com Deus, tudo que ela fizer não terá sentido algum. Desenvolva o seu potencial da forma certa ... com Deus. Isto porque:

AO DESENVOLVER O SEU POTENCIAL DA FORMA CERTA
AS OPORTUNIDADES SURGEM.


Edécio Augusto.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

CONFORME TUAS FORÇAS

"Tudo o que te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças" (Ec. 9.10).

Tudo o que te vier à mão para fazer, refere-se a trabalhos que são possíveis!

Há muitas coisas que nosso coração encontra para fazer que nunca faremos. É bom estarem em nossos corações mas, se formos eminentemente úteis não devemos estar contentes apenas em preparar planos em nossos corações e falar deles, devemos executar praticamente “tudo o que vier à nossa mão para fazer”.

Uma boa ação é mais valiosa do que mil teorias brilhantes. Não esperemos por grandes oportunidades, ou por uma espécie diferente de trabalho, mas façamos exatamente as coisas que acharemos para fazer dia após dia. Não temos outro tempo no qual viver.
O passado se foi; o futuro ainda não chegou; nunca teremos tempo algum que não seja o presente, portanto, não esperemos até que nossa experiência amadureça antes de tentarmos servir a Deus. Esforcemo-nos agora para produzir frutos. Sirvamos a Deus agora, mas tomemos cuidado com a forma como estamos realizando o que encontramos para fazer - "façamo-lo conforme as nossas forças", isto é, devemos fazer prontamente. Não desperdicemos nossa vida pensando no que pretendemos fazer amanhã, como se isso pudesse compensar a inatividade de hoje. Qualquer coisa que fizermos para Cristo, dediquemo-nos a ela com toda a nossa alma. Não demos a Cristo um pequeno trabalho depreciável, feito de maneira natural de vez em quando, mas, quando fizermos, façamos para Ele de todo o coração, com toda a alma e com todas as forças.
Mas onde está a força do cristão? Não está em si mesmo, pois todo cristão é uma fraqueza total. Sua força repousa no Senhor dos Exércitos. Então procuremos sua ajuda; continuemos com oração e fé, e, quando tivermos feito o que nossa mão tem para fazer, esperemos no Senhor por Sua bênção. O que fizemos assim será bem-feito, e não falhará em seus resultados.

Charles Haddon Spurgeon

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

SUBA A ESCADA DA VIDA.

PARA DESCER NA VIDA NÃO PRECISAMOS DA AJUDA DE NINGUÉM,
MAS PARA SUBIR SÓ COM A AJUDA DE DEUS.


Tem um provérbio popular que diz: Pra descer todo santo ajuda!

Eu tenho comigo que pra descer na vida não precisamos da ajuda de ninguém, às vezes somos pegos de surpresa, inesperadamente; outras vezes nos inclinamos a descer e sempre que descemos os degraus da vida acabamos nos dando mal.
Mas a verdade é uma só: Para subir a escada da vida só com a ajuda de Deus!

Fala-se muito em sucesso e quando se ouve sobre este assunto o que primeiro vem a nossa cabeça é o sucesso profissional, financeiro, fama.
Somos levados a investir na vida dos nossos filhos – o que não está errado – para que eles alcancem um bom currículo acadêmico para depois conquistar o sucesso profissional; mas nem sempre é assim. Há um número enorme de pessoas com um excelente currículo acadêmico e estão no desespero por não encontrarem a porta aberta que os levariam ao sucesso. A partir daí começa a vir a frustração, o desânimo, o desespero.
É triste ver que hoje, em todo o mundo, pessoas bem sucedidas perderam o seu emprego de sucesso e milhões de outras que viam a possibilidade de ver seus sonhos de sucesso se realizando, estão vivendo um pesadelo. Pessoas com um potencial profissional elevado mas que estão perdendo as esperanças. Parece que todo o sonho de uma vida de uma hora pra outra é roubado por um sistema humano incapaz de oferecer qualquer tipo de segurança até mesmo para um frango.
Este é um sistema em que eu e você vivemos e olhamos como seguro, mas é falho e muito falho; este é um sitema decadente.

Por outro lado, há momentos em que nos vemos inclinados a aceitar algumas situações da vida que parecem certas, e que podem até ser – como mencionadas acima - todavia são inseguras. Mas existem situações que procuramos e que podem nos levar também a experiências muito dolorosas.
Tanto uma como outra são experiências que nos levam a descer na escada da vida causando: tristeza, decepções, medo, insegurança, ansiedade e outros sentimentos negativos.

Todas estas coisas podem acontecer com qualquer pessoa de qualquer sexo, raça, idade, nível social, ... ninguém está livre de passar por uma situação difícil a qualquer momento. De uma hora para outra o inesperado pode acontecer.
Alguém pode dizer que isto é pensar negativamente, mas a realidade me obriga a ver a vida como eu e você temos visto na mídia; ou você é daqueles que diz: Eu não gosto de saber dos acontecimentos porque só tem desgraça. É esta a realidade da vida que eu e você conhecemos.
Mas seja o que for, aconteça o que acontecer, gostando ou não gostando, Deus tem através de Jesus Cristo solução para tudo. E a razão é uma só: Cristo venceu este mundo, este sistema decadente e incapaz de te oferecer qualquer tipo de segurança, pois Ele mesmo disse no evangelho de João 16.33:

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”

Por isso não esqueça:

PARA DESCER NA VIDA NÃO PRECISAMOS DA AJUDA DE NINGUÉM,
MAS PARA SUBIR SÓ COM A AJUDA DE DEUS.


Edécio Augusto.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

SOMOS VASOS DE BARRO.

DEUS A CADA DIA NOS QUEBRA
PARA QUE DA MESMA MASSA FAÇA UM VASO NOVO.


A Bíblia tem passagens que nos faz entender e ter a idéia de que a cada nova manhã Deus opera em nossas vidas renovando as nossas forças, a nossa alegria, bem como o nosso espírito.
Mesmo sabendo disto, tendo certeza de que é assim que Ele faz a cada novo dia, a cada momento não nos negue tão grande graça, é muito fácil esquecermos de desfrutar o milagre que Deus tem para as nossas vidas a cada novo dia. E isto é um fato pois é através do sacrifício de Jesus Cristo que Ele está sempre operando em nosso favor.
Quando o cristão entende, medita e desfruta o milagre da salvação, novas são cada manhã em sua vida. Isto significa viver cada momento na presença de Deus, ou seja, embora a vida continue trazendo-nos lutas, provações e tentações, a pessoa que está em Cristo sabe que Deus não para de operar em sua vida, por mais que a pessoa tenha alguns momentos de fraqueza e por mais que a pessoa se mostre infiel, Deus é sempre fiel. Porém, vale a pena lembrar que Deus em tudo isso tem sempre um propósito.
Talvez você diga: É que você não sabe o tamanho da minha luta!
Concordo que você possa estar passando por um problema bem maior que o meu, mas é aí que reside um problema maior: fixar a sua atenção no problema pelo qual você está passando seja ele qual for: seja um problema de ordem conjugal, familiar, seja um problema de relacionamento no noivado, no trabalho, na escola, na igreja, na vizinhança, de ordem moral, espiritual,... Deus sabe de cada experiência que você enfrenta na sua vida e o desejo DELE é usar cada uma delas só para o teu bem. É isto o que a Bíblia ensina, pois Deus na Sua Soberania tem o direito de governar cada um de nós e até mesmo famílias, empresas, igrejas, nações.
Quando olhamos para a situação atual no mundo: violência, a crise mundial, famílias sendo destruídas, crimes de todos os tipos, seqüestros, ... não podemos esquecer que até nisto Deus tem um propósito para as nossas vidas. A Bíblia diz que tudo está sob o Seu controle. Isto quer dizer que Deus sempre foi, é e sempre será Senhor absoluto sobre tudo e sobre todos. Nada pode acontecer sem a Sua permissão.
Enquanto eu escrevi até aqui, muitos textos da Bíblia se encaixariam aqui para o nosso entendimento em relação a Soberania de Deus, mas um texto que estes dias vem falando comigo a este respeito é o do vaso nas mãos do oleiro que se encontra em Jeremias 18.1-6 e diz o seguinte:

“Palavra do SENHOR que veio a Jeremias, dizendo: Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas. Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. Então, veio a mim a palavra do SENHOR: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.”

Para uma aplicação melhor, no lugar de casa de Israel você pode por o seu nome, da sua família, empresa, sua igreja, o Brasil, ou qualquer outro país.
Se possível, leia o texto além do versículo 6, até que você entenda bem o que Deus quer de cada um de nós e medite nestas palavras porque:

DEUS A CADA DIA NOS QUEBRA
PARA QUE DA MESMA MASSA FAÇA UM VASO NOVO.


Edécio Augusto.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

MINISTROS PREPARADOS PELA TENTAÇÃO.

DEVEMOS APRENDER A DAR GRAÇAS POR TUDO QUE NOS SOBREVEM.

(Uma anotação no diário do Rev. Donald Macfarlane, extraída de “The Memoir and Remains of Rev. Donald Macfarlane”).

Depois da reunião desta noite, eu descobri que fui levado a proferir palavra oportuna a alguns, na reunião. Eu fui antecipadamente preparado de uma forma misteriosa, para falar como eu falei. Pois nos últimos dias fui terrivelmente atormentado por Satã com alguns dos meus antigos pecados os quais eu tinha boas razões para crer que o Senhor já havia me perdoado há muito tempo. Mas o maléfico vinha dia e noite com um fardo deles no seu negro lombo, para levar embora minha esperança. Isso abatia meu espírito, mas eu fugia para o sangue de Jesus, e ele ia embora, pois ele não pode suportar o argumento do sangue pelo qual sua cabeça foi ferida.
Fui colocado em uma condição de falar do coração para outros corações. Se falássemos a pobres pecadores para o seu próprio benefício, nós mesmos devemos ser grandes pecadores na nossa experiência. Eu me senti grandemente aliviado enquanto falava, e alguns outros também tiveram alívio! Ministros são instrumentos nas mãos de Deus, e Ele os usa de acordo com a Sua própria vontade. Ele permite que Satanás os atormente com tentações de modo a prepará-los, tal como com uma pedra de amolar, para a Sua obra.
Se o tentador soubesse que, ele estava, através das suas tentações, preparando os servos de Deus para destruir o seu próprio reino, ele não se ocuparia tanto em atormentá-los. Alguns têm chamado Satanás de “O grande tolo”. Se você visse um homem tentando quebrar uma grande rocha batendo sua cabeça contra ela, você diria a aquele homem, “Você é um grande tolo; você só está se machucando.” Assim é com Satanás: em tudo o que ele faz para destruir o reino de Cristo, ele somente opera para a destruição do seu próprio reino. Seus agentes são tão tolos quanto ele próprio. Eles são excessivamente laboriosos em seus esforços e artifícios para derrotar o reino de Cristo, e estão, em tudo o que fazem, trabalhando para a sua própria e eterna ruína.

Tradução livre: Eli Daniel da Silva - Barretos-SP, 11.02.05.

Por toda a nossa vida cristã, todos temos que lutar com algumas áreas fracas com as quais temos que lutar diariamente e que por muitas vezes estas experiências me deixaram aborrecido, triste, por não conseguir vence-las. Foi quando o Senhor me deu esta mensagem do Rev. Donald Macfarlane me fazendo entender mais uma vez que não importa o que aconteça com a pessoa que tem verdadeiramente Jesus: Nele, quando o mal vem é para produzir benefícios em nós.
É claro que é maravilhoso quando vencemos os momentos de provas e tentações, mas quando não conseguimos, devemos lembrar que Cristo levou sobre Ele os nossos pecados, as nossas dores e todas as enfermidades.
Ele é o nosso único consolo e esperança.

Edécio Augusto.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

COLHEMOS O QUE PLANTAMOS.

TUDO O QUE PLANTAMOS COLHEMOS NUMA PROPORÇÃO BEM MAIOR.

Ontem eu sentei com o meu filho mais velho (15 anos) para ter uma séria conversa com ele, devido as más influências que vem recebendo de alguns colegas: vizinhos, colegas de escola, etc.
Sem dúvida esta é uma idade difícil e eu me coloquei ao seu lado para esta conversa, como pai e também como amigo. O que eu descobri é que ele começou a entrar em alguns sites curiosos, para a sua idade, mas que oferecem um certo risco à sua vida: moral, espiritual, psicológica e assim eu resolvi instruí-lo e mostrar as conseqüências de tudo o que fazemos e praticamos.

Como pais, devido a nossa experiência de vida, perante nossos filhos sabemos muita coisa, mas o que esquecemos é que eles não sabem nada e por isso os deixamos muito a vontade e entregues a todo tipo de influência que a vida oferece.
Ou seja: que tipo de influência nossos filhos estão recebendo fora: na rua, na escola, em relação ao tipo de influência que eles recebem dentro de casa?

Foi interessante observar que enquanto eu explicava para ele e para o mais novo também (11 anos), mostrando-lhes o perigo que a vida nos oferece, eles concordavam com tudo o que eu falava, com muita atenção, não porque já sabiam de tudo, ao contrário, mas porque estavam começando a descobrir como corremos riscos na vida dependendo daquilo que fazemos.
Realmente foi importante ver o quanto investir na vida dos nossos filhos é a nossa maior responsabilidade como pais.
Ao fim da conversa eu mostrei para eles a necessidade de estarem perguntando e querendo saber sobre as suas necessidades, curiosidades, prazeres, impulsos que é normal na adolescência, porém precisam ser muito bem administradas.

Há um versículo bíblico que deve despertar a atenção dos pais a fim de que saibam que por mais que os filhos sejam bons alunos e educados, eles ainda não tem nenhuma estrutura em relação a vida. O versículo que se encontra em Provérbios 22.15 diz o seguinte:

“A estultícia (estupidez, tolice) está ligada ao coração da criança,...”

Como é fácil nossos filhos: seja na idade que for: crianças, adolescentes, jovens, achar que já conhecem tudo da vida e não querem dar ouvidos; para eles os pais são quadrados, atrasados e por pensarem assim demonstram sua estupidez e tolice. O resultado será que no futuro sofrerão as conseqüências, porque ...

TUDO O QUE PLANTAMOS COLHEMOS NUMA PROPORÇÃO BEM MAIOR.

Não esqueça que quando plantamos uma semente, ela vai nos dar futuramente centenas de frutos e milhares de outras sementes.

Edécio Augusto.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

NÃO SE META EM CONFUSÕES.

TEM QUEM NÃO COMETA CRIMES MAS SE METE EM CADA CONFUSÃO.

O mundo, as pessoas, cada um de nós sentimos na pele as conseqüências que a vida deixa no nosso dia a dia. Sem dúvida, eu acredito que mesmo vivendo num mundo decadente, onde as coisas parecem piorar cada vez mais, é possível encontrar momentos onde podemos desfrutar a vida de uma forma prazerosa evitando o pior.

Os problemas sempre vão existir: seja de ordem financeira, na saúde, no relacionamento conjugal, familiar, com os filhos, no namoro, na escola, no trabalho, na empresa e até na igreja, eles sempre vão existir, porém, muitas vezes criamos situações que poderiam ser evitadas por falta de informação, orgulho, indisciplina, desrespeito, mentira, infidelidade, desonestidade, ... acabando nos metendo em cada confusão que ficamos pensando: Por que eu fui fazer isso?

Lembro-me que há uns doze anos atrás quando eu comprei o meu primeiro celular que parecia mais um rádio amador – na época não havia pré-pago só pós pago – eu tive problemas nas três primeiras contas que vieram altas com ligações que eu não havia feito. Fui reclamar e ficaram me enrolando por muito tempo sem nada resolver. Querendo “me vingar” eu disse que não ia pagar o que eu não gastei e cancelar o meu aparelho e assim fiz achando que estava fazendo tudo certo. Eles não se importaram com a minha decisão!
Passaram-se alguns meses e eu achei que havia tomado a decisão certa e que havia resolvido a minha situação, quando o banco entrou em contato comigo dizendo que o meu nome estava com problemas no SERASA. Fui lá para saber o que era e eu estava devendo o que achava que já estava resolvido. Minha despesa ficou bem maior, quase o dobro. Para resolver a minha situação tive que pagar centavo por centavo.
Antes tivesse eu tomado a decisão de resolver a situação da melhor forma: conversando e tentando entrar num acordo.
A consequência da minha estupidez foi complicar a situação para mim mesmo, achando que me “vingaria”.

Em Mateus 5.25 e 26 está escrito:

“Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz, ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão. Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo.”

Talvez você não concorde, mas tem momentos que para evitarmos problemas, confusões para nós e para o nosso próximo, o melhor é até ficarmos no prejuízo. E a razão disto é só porque:

TEM QUEM NÃO COMETA CRIMES MAS SE METE EM CADA CONFUSÃO.

Edécio Augusto.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

SEMEANDO CONVICÇÕES.

A PESSOA CONVICTA DO QUE QUER
PRODUZ FRUTOS COM RAIZES PROFUNDAS.


A convicção é uma certeza que a pessoa passa a ter a partir do momento que ela é convencida a crer na sua decisão, seja certa ou errada.
Por outro lado, quando a pessoa não é convencida a tomar uma decisão, não tendo esta convicção, tudo passa a ser incerto, duvidoso, produzindo uma inquietação; tudo fica infrutífero, parado, necessitando tomar uma atitude. A esta altura é importante tomar todo cuidado, pois é necessário que a decisão a ser tomada seja a de ter a convicção mais correta possível.
Uma pessoa confusa e que não sabe o que quer está inclinada a tomar uma posição mais para o erro do que para o certo. Para que se evite o pior neste caso, é importante que a pessoa deixe de lado antes toda incerteza que precisa ser arrancada dos seus pensamentos, para que o problema não permaneça.
É normal acharmos que os nossos pensamentos são sempre os mais certos – não importa o estado em que nos encontramos – sempre nos achamos como donos da verdade e concluímos que tomando a decisão baseado neles os resultados serão os melhores. É aí que muitos se enganam e acabam criando um problema ainda maior para a sua vida, ou seja: quando abrem os olhos é tarde demais.
Mas como agir para não cometer erros que causem mais problemas ainda?

Um dos erros que cometemos é tentar resolver os problemas pensando neles, isto é: focamos o problema a todo instante procurando vence-los. Isto faz com que os problemas, dúvida e outros males se agigantam ainda mais, pois a situação só é resolvida quando tiramos os olhos do problema e colocamos no alvo certo.
Isto parece impossível mas não é!

É provável que você esteja enfrentando um problema e precisa ser convencido a tomar uma decisão sábia: seja no casamento, na família, num relacionamento sentimental; talvez seja um problema de ordem financeira, profissional, empresarial, na escola, na igreja, você vê a necessidade de passar a ter uma convicção sobre a decisão a ser tomada.
Você deve resolver da seguinte forma:

Ponha no lugar do problema o sacrifício de Jesus Cristo e confie que Ele levou em seu corpo ao morrer na cruz do Calvário, todos os nossos problemas, pecados, dores e enfermidades. Ou seja: A sua convicção para ser certa em todos os sentidos tem que estar em Cristo, pois Ele é o autor e consumador da fé.

A Bíblia em Hebreus 12.2 diz o seguinte:

“Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.”

Cristo não só morreu na cruz levando sobre Ele todos os nossos pecados, problemas, dores e enfermidades, Ele ressuscitou dando uma demonstração do Seu poder sobre a morte. E se Ele venceu a morte, o que é que Ele não pode vencer por nós?
Por isso não esqueça:

QUANDO UMA PESSOA TEM CONVICÇÃO DE QUE ESTÁ EM CRISTO, ELA PASSA A PRODUZIR BONS FRUTOS COM RAIZES PROFUNDAS.

Edécio Augusto.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

DÊ A QUEM TEM NECESSIDADE.

NÃO DÊ A QUEM LHE PEDE DÊ A QUEM TEM NECESSIDADE.

Hoje não é tanto - por existir uma ronda policial 24 horas por dia perto de casa - mas houve um tempo em que o número de pessoas pedindo - em especial dinheiro - chegava a ser quase que diariamente e muitos com medo davam. Parece que eles combinavam querendo intimidar os moradores e quando eles ouviam um “não”, alguns se aborreciam e olhavam de baixo pra cima como se estivesse ameaçando.
São pessoas de todos os tipos que aparecem e alguns deles são verdadeiros artistas, conseguindo fazer com que os moradores acreditem na sua triste história. Outros eram pessoas que necessitavam realmente, mas entre um e outro era difícil distinguir.

Lembro-me de um que chegou e pediu uma ajuda. Nós estávamos lanchando e eu fiz um sanduíche para ele. Quando ele viu que era um lanche sua aparência mudou ficando com um semblante de raiva e me disse: Ô véio, sanduíche? Me arruma um troco aí meu! Pô dexa disso, dá uma merreca aí! Eu não dei e ele saiu contrariado com o sanduíche.

Um outro bateu em casa pedindo dinheiro porque a sua filhinha tinha acabado de morrer e explicou: Eu sô de fora e vim aqui pra trazer a minha filha que ficou internada no hospital escola cinco dias e hoje pela manhã, por causa da meningite, veio a falecer, e nós precisamos voltar para nossa cidade que fica sessenta quilômetros daqui. Minha esposa ficou preparando os documentos e eu estou tentando arrumar o dinheiro pra gente voltar.

Penalizado eu acreditei na conversa do mentiroso e espertalhão e dei um trocadinho pra ele.
No dia seguinte eu estava na casa da minha irmã e contei o que aconteceu por ainda estar sentindo pena do “pobre pai enlutado”.
Ao ouvir a história um dos meus sobrinhos disse: E tio, você também foi vítima desse golpe?
Explicando, ele falou que teve um encontro com este rapaz por duas vezes contando a mesma história: Uma vez foi na porta da sua casa e dois dias depois na porta do seu trabalho.

Há muitos textos na Bíblia que fala da nossa obrigação em ajudar aos pobres e necessitados, aos órfãos e viúvas, mas acredito que muitos destes estão deixando de serem beneficiados pela esperteza dos aproveitadores que chegam sempre na frente. São estes que fabricam filhos para pedirem esmolas nas ruas e levarem para eles sustentarem seus vícios. E por curiosidade, um dia eu fiquei sabendo que tem pessoas que saem pela rua pedindo e chegam a ganhar no final do dia pelo menos 30 reais, não menos que isso. Parece um negócio da china, mas estas e outras pessoas, o que elas não sabem é disto:

“E não há criatura que não seja manifesta na sua presença (de Deus); pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas (Deus).” Hebreus 4.13

Portanto lembre-se:

NÃO DÊ A QUEM LHE PEDE DÊ A QUEM TEM NECESSIDADE.

Edécio Augusto.

domingo, 2 de novembro de 2008

O PODER DE SUA RESSURREIÇÃO.

CREIA NA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS, CRISTO RESSUSCITOU.
ELE ESTÁ VIVO PARA TE DAR VIDA.


“Para o conhecer, e o poder da sua ressurreição...” (Fp. 3:10, RA)

A doutrina da ressurreição do Salvador é extremamente preciosa. A ressurreição é a pedra angular do edifício do cristianismo. É o pilar do arco da nossa salvação. Seria necessário um livro inteiro para mostrar todas as correntes de água viva que fluem desta fonte sagrada, a ressurreição de nosso querido Senhor e Salvador Jesus Cristo; mas saber que Ele ressuscitou, e ter comunhão com Ele como tal - relacionar-se com o Salvador ressurreto em conseqüência de uma vida restaurada; vê-lo deixar o túmulo como resultado de nós mesmos termos deixado o túmulo do mundanismo - é ainda mais precioso. A doutrina é o fundamento da prática, mas, tal como a flor é mais encantadora do que a raiz, assim também a prática da comunhão com o Salvador ressuscitado é muito mais encantadora do que a própria doutrina. Gostaria de fazê-lo crer que Cristo ressuscitou dos mortos para que cantasse isto, e de dar-lhe todo o consolo possível para que entendesse este fato com certeza e testemunho; mas, até lá, eu lhe imploro, não se dê por satisfeito. Embora você não possa, como os discípulos, vê-Lo visivelmente, mesmo assim eu lhe digo para desejar ver Jesus Cristo com os olhos da fé; e, embora não possa, como Maria Madalena, "tocá"-Lo, mesmo assim você pode ter o privilégio de conversar com Ele, e saber que Ele ressuscitou, e que você mesmo foi ressuscitado Nele em novidade de vida. Conhecer o Salvador crucificado porque Ele crucificou todos os meus pecados, é muito bom; mas, conhecer o Salvador ressuscitado porque Ele me justificou, e entender que Ele me deu nova vida, tornando-me uma nova criatura por meio de Sua própria novidade de vida, é uma experiência ainda mais sublime: sem isto, ninguém ouse ficar satisfeito. Que você possa "conhecê-Lo e o poder da Sua ressurreição." Por que razão as almas ressuscitadas com Jesus vestiriam mortalhas mundanas e incrédulas? Ressuscita, pois o Senhor ressuscitou.

CREIA NA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS, CRISTO RESSUSCITOU.
ELE ESTÁ VIVO PARA TE DAR VIDA.


Por: Charles Haddon Spurgeon - Tradução: Mariza Regina Souza (site: monergismo)