sábado, 31 de janeiro de 2009

APROVEITE A CRISE PARA CRESCER.

CRISE É UMA OPORTUNIDADE PARA O CRISTÃO
DE ARRUMAR A SUA VIDA DIANTE DE DEUS.

Ninguém gosta de passar por crises, provações, porém elas são necessárias.
É normal olharmos para a situação econômica mundial e nos assustarmos com as conseqüências que está causando, principalmente o número cada vez maior de pessoas desempregadas em todo o mundo.
Funcionários de todos os níveis e até diretores de grandes empresas, com 1, 10, 20 e mais anos empregados na mesma empresa estão sendo demitidos gerando um caos mundial.
Empresas que tiveram que encerrar as suas atividades e outras que estão tentando manter as portas abertas até que a crise passe achando que o tempo dela é de apenas seis meses; mas por outro lado há quem diga que vai se estender por um período maior.
Quem pode dizer ao certo o tempo desta crise se ela foi causada pelo egoísmo e ignorância do homem?

Como cristão, aprendi que o melhor momento de crescer é em meio às crises e provações; não existe oportunidade melhor para arrumar a nossa vida diante de Deus.
Você já percebeu que quando tudo está bem, dinheiro no bolso e nada nos falta, o nosso relacionamento com Deus é meio fraco?
Oramos sem vontade, lemos a Bíblia por ler, vamos à igreja quando dá, obedecer a Palavra de Deus nem sempre; o prazer de se consagrar mais a uma vida de oração e devoção a Deus mais intensa vai desaparecendo aos poucos; ficamos em falta com Deus em relação ao bom testemunho, deixamos de viver uma vida de obediência total ao Senhor e não desenvolvemos mais a nossa salvação; deixamos de viver aquela vida cristã autêntica.
Mas quando estamos passando pela crise e sentimos que as coisas não estão tão bem, é quando paramos e buscamos a direção de Deus a fim de que ELE nos revele o que quer de nós.

John Piper, pastor americano, declarou recentemente no seu site Desiring God que “...às vezes o dia mais negro vêm a ser o melhor dia. Isto porque quase nenhum de nós aprende a maior parte das coisas e as coisas mais profundas sobre Deus em tempos risonhos, mas apenas nos momentos piores”. E, de forma enfática, afirmou que “não é óbvio que uma crise econômica seja má para as nossas almas, talvez seja má para as nossas carteiras, má para os nossos estômagos, e má para os nossos egos, mas não necessariamente má para as nossas almas”.

É por isso que apoiado nesta mensagem eu entendo que:

CRISE É UMA OPORTUNIDADE PARA O CRISTÃO
DE ARRUMAR A SUA VIDA DIANTE DE DEUS.


Sempre que eu e você estivermos passando por alguma crise e provação, devemos lembrar que este é um tempo que Deus separa para trabalhar em nossas vidas.

Em Cristo que é o autor e o consumador da nossa fé em todo o tempo,

Edécio Augusto.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

O NOSSO MAIOR PRAZER.

O NOSSO MAIOR PRAZER PODE SER:
FAZER A NOSSA PRÓPRIA VONTADE OU A VONTADE DE DEUS.


Qual é o seu prazer diário?
Todos os dias trazemos conosco uma necessidade que precisa ser preenchida. Esta necessidade pode ser uma inclinação tanto para o bem, como para o mal. O fato é que ao praticarmos a princípio concordamos e demonstramos um prazer por aquilo que estamos planejando fazer. Neste momento, a vontade começa a “incomodar”, ou seja, não vemos a hora de satisfazer aquele desejo que já visualizamos, tamanha é a vontade.

Quer alguns exemplos:

· As pessoas que se prepararam para um concurso público e depois de anos de sacrifício conseguem o que tanto almejaram: um emprego seguro. Acredito que muitos, apesar das dificuldades que encontram, trabalham a cada dia com muito prazer, satisfação e alegria. As horas diárias que eles gastam ali é sempre um bom investimento.
· E quanto ao casal de namorados que passam o dia todo pensando um no outro? Eles não vêem a hora de se encontrarem. Quando estão distantes cada minuto parece uma eternidade e quando se encontram as horas passam que parecem segundos por ser grande o prazer de estarem juntos.
· E aquela pessoa amiga com quem se pode contar a qualquer momento? Uma companhia em quem temos prazer de estar juntos, quando não estamos sentimos falta não é mesmo?

Antes de começar a escrever este artigo eu estava pensando nisto e a pergunta que eu fiz a mim mesmo foi esta:

· Com que intensidade eu tenho o prazer de estar em comunhão com Deus?
· Com que intensidade eu tenho o prazer de estudar a Sua Palavra?
· Com que intensidade eu tenho o prazer de obedecê-LO?
· Com que intensidade eu tenho o prazer de viver em oração?
· Com que intensidade eu tenho o prazer de participar da Sua família a Igreja?
· Com que intensidade eu tenho o prazer de pregar o Evangelho de Jesus Cristo?
· Com que intensidade eu tenho o prazer de amar ao meu próximo?
· Com que intensidade eu tenho o prazer de amar a minha esposa e os meus filhos?
· Com que intensidade eu tenho o desejo de me humilhar para que Cristo seja glorificado?

Portanto lembre-se que:

O NOSSO MAIOR PRAZER PODE SER:
FAZER A NOSSA PRÓPRIA VONTADE OU A VONTADE DE DEUS.


Vale a pena fazer a vontade de Deus e deixar a nossa de lado. Ter prazer em fazer a vontade de Deus é benção; ter prazer em fazer a nossa própria vontade é colher maldição.

Em Cristo que a fonte de toda a nossa satisfação,prazer e alegria,

Edécio Augusto.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

APRENDA A ESPERAR.

SE A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE APRENDA A ESPERAR.

As pessoas mudaram bastante, de repente o mundo virou de cabeça para baixo, ninguém tem tempo para mais nada, as pessoas não tem mais paciência, estão reclamando em todo momento: no trânsito, na fila do banco, do supermercado, na sala de espera do consultório.

Uma das palavras chaves na Bíblia é o verbo esperar. A ação deste verbo significa: ter esperança, dar tempo, ficar na expectativa, isto porque quem espera, espera por algo e se espera é porque confia e tem certeza de que o que espera vai receber.
Mas quando a pessoa por não saber esperar se desespera ela perde a esperança que deveria ser a ultima a morrer e neste caso a esperança acaba antes do seu tempo e aí os problemas se agigantam levando a pessoa a ficar: inquieta, aflita, angustiada, nervosa, e desta forma tudo tende a piorar. Neste caso, o melhor a fazer é buscar a direção de Deus para que ELE alivie o sofrimento proporcionando paz.

É muito fácil a pessoa se deixar levar pela ansiedade, perder a esperança e se sentir nervosa, inquieta, agitada, pois a situação pela qual passamos nos nossos dias é capaz de produzir sempre o pior em nossas vidas. Para evitar que este mal nos atinja, precisamos aprender a administrar, controlar os nossos sentimentos e emoções para que em cada situação, sejamos prudentes e saibamos lidar com cada uma delas sem perder o controle.

Há algumas semanas atrás eu passei por um problema difícil que acabei ficando muito esgotado em todos os sentidos: físico, emocional, psicológico, espiritual, o que me causou fortes inquietações, ansiedade, me fazendo sentir sozinho, inseguro e com aqueles suspiros profundos. Perder a paciência era fácil; ficar nervoso por qualquer coisinha também – eu estava parecendo um velho ranzinza – tudo tinha que ser do meu jeito, caso contrário eu sentia um calor subiendo que quase me levava a explodir.
Entendendo que eu não poderia continuar daquele jeito, pois sabia que era conseqüência do que eu havia passado dias antes, eu resolvi controlar a situação e vencer estes obstáculos. Conversei com minha esposa e resolvi tirar uma férias sozinho para buscar a direção de Deus em minha vida a fim de voltar ao centro da Sua vontade. Aos poucos eu ía percebendo a ação de Deus em minha vida, mas sempre a carne entrava em ação trazendo de volta em escala menor a dor e o sofrimento.
Foi quando eu me lembrei do que disse o salmista:

“Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.” (Salmo 40.1). Leia todo o salmo 40.

Quando temos a Jesus Cristo em nossas vidas, temos livre acesso à presença de Deus; e quando oramos confiantemente ELE se inclina, nos ouve e nos atende. Basta saber esperar. Lembrando que a oração opera por meio da fé e da esperança.

SE A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE APRENDA A ESPERAR.


Edécio Augusto.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A MENTIRA SE APRESENTA COMO VERDADE.

A MENTIRA SEMPRE VAI ENGANAR E SE APRESENTAR COMO A VERDADE.

Parece que não mas é fácil encontrar pessoas que mentem com muita naturalidade e defendem a mentira como um comportamento normal e até necessário. Porém, estas pessoas quando descobrem que foram passadas para trás não se conformam e vão atrás do prejuízo que lhe causaram levando muitas vezes com elas o sentimento de vingança.

A mentira sempre quis se passar pela verdade e tomar o seu lugar desde que o mundo existe. A mentira foi a primeira ação do mal a induzir o homem ao erro levando-o a praticar o primeiro pecado contra Deus o Seu criador. A partir daí ela passou a ser usada e aceita como verdade, tentando com isso reduzir a verdade a nada, o que sempre foi, é e sempre será verdadeiramente impossível, pois a verdade sempre venceu, vence e sempre vencerá a mentira.

Eu falo isso porque dizer que a mentira está solta e presa principalmente ao coração do homem é uma realidade, o que me leva a ficar impressionado com o número de pessoas que fazem uso da internet e são levadas com facilidade a acreditarem nas pesquisas e informações que fazem sem terem informações seguras do site que estão utilizando.
Todos nós temos informações mais do que suficientes do número de pessoas que foram enganadas e sofreram graves conseqüências por acreditarem em mentiras com caras de verdade na internet. Cuidado!
Fora isso existem ainda os velhos hábitos como:

· Diga que eu não estou, que eu saí, ... mas a pessoa está lá;
· O marido, ou a esposa traidor (a) que chega em casa um pouco mais tarde e diz que estava trabalhando;
· O patrão que atrasa o salário por dois meses tendo o dinheiro para pagar e diz que não tem;
· O empregado que falta e consegue uma declaração falsa que justifique a sua falta.

Pare e pense no que você já fez mentindo e avalie o quanto você já foi beneficiado ou prejudicado com isto. Acredito que benefícios você nunca colheu, mas prejuízo sim.
Quando você pensa que o que você está colhendo com a mentira é benefício isto é um engano; mais adiante você vai perceber que não valeu a pena e sabe por quê?
Porque a mentira tem um pai, aquele que gera a mentira no coração do homem – o Diabo. Na Bíblia, no evangelho de João 8.44 e 45 está escrito:

“Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. Mas, porque vos digo a verdade, não me credes.”


Segundo as palavras do Nosso Senhor Jesus Cristo, é mais fácil acreditar na mentira do que na verdade e isto porque:

A MENTIRA SEMPRE VAI ENGANAR E SE APRESENTAR COMO A VERDADE.

Edécio Augusto.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O HOMEM QUE CONHECE A DEUS.

O HOMEM QUE CONHECE A DEUS É: FELIZ, PROSPERO E REALIZADO.

Há muitas pessoas que se “sentem” felizes porque tem uma renda mensal que lhe garante ter aquilo que deseja: carros, casas, viagens e muito mais, porém, muitas destas pessoas se perdem em meio ao que tem; perdem-se não tanto pelo que tem, mas por não terem o que deveriam ter de mais importante ... DEUS.
A falta de um conhecimento correto de Deus é a razão da perdição de todo homem.

Infelizmente muitos confundem Deus com religião; o que significa que freqüentar uma religião para estes é o que eles podem fazer de melhor uma vez por semana para ter uma consciência “tranqüila” em relação a “Deus”.
Para estas pessoas a felicidade existe por terem o que tem, mas não tendo Aquele que deveriam - a fonte de toda a Verdade: DEUS - passam a não terem nada.

A necessidade de se fazer uma investigação acurada de Deus E PASSAR A TER UM CONHECIMENTO CORRETO dele é da maior importancia, isto é: Ter um conhecimento correto de Deus é a maior necessidade do homem, maior do que a sua própria vida.
Veja o que o salmista escreveu no Salmo 10. 4-7:

“O perverso, na sua soberba, não investiga; que não há Deus são todas as suas cogitações. São prósperos os seus caminhos em todo tempo; muito acima e longe dele estão os teus juízos; quanto aos seus adversários, ele a todos ridiculiza. Pois diz lá no seu íntimo: Jamais serei abalado; de geração em geração, nenhum mal me sobrevirá.
A boca, ele a tem cheia de maldição, enganos e opressão; debaixo da língua, insulto e iniqüidade.”


Foi Santo Agostinho quem escreveu:

Senhor, Deus da verdade, será suficiente conhecer essas coisas para te agradar? Infeliz o homem que conhece tudo isso e não te conhece. Feliz aquele que te conhece, ainda que ignore o resto. Aquele que te conhece a ti e também as outras coisas, não é mais feliz por esse conhecimento, mas somente por conhecer a ti, e conhecendo-te, te glorifica pelo que és, e te rende graças, e não se perde em vãs reflexões. De fato, aquele que se reconhece possuidor de uma árvore e te é grato pelo uso que dela pode fazer, ainda que não saiba qual a altura ou largura dela, é melhor do que aquele que a mede, lhe conta os galhos, mas não a possui e não conhece nem ama o criador dela. Do mesmo modo, a pessoa de fé possui todas as riquezas do mundo e, mesmo que nada tenha, é como quem tudo possui, pois está unida a ti, Senhor de todas as coisas, pouco importando se nada sabe sobre o percurso da Ursa Maior! Seria loucura duvidar de que está em melhor situação do que aquele que sabe medir os céus, contar as estrelas e pesar os elementos e no entanto despreza a ti, que tudo dispuseste com medida, quantidade e peso.


O HOMEM QUE CONHECE A DEUS É: FELIZ, PROSPERO E REALIZADO.

Edécio Augusto.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

NINGUÉM É; A GENTE VAI SE TORNANDO...

O texto abaixo é de autoria do nosso irmão em Cristo Rev. Cáio Fábio. Seus escritos, através de livros e artigos, desde que começou o seu ministério, tem ajudado muitas pessoas por apresentar uma leitura clara, aberta, franca e sem hipocrisias.

Com base no tema acima: NINGUÉM É; A GENTE VAI SE TORNANDO, ele escreveu:

Às vezes fico olhando para trás, tentando me lembrar de mim mesmo em todas as fazes de minha existência até aqui.

Procuro lembrar de meus sentimentos sobre mim mesmo e o mundo. E o que vejo é que mudei o tempo todo, não no eixo de minha fé e compreensão do Evangelho, mas, sobretudo, mudei em relação a mim mesmo e ao mundo.

Vejo-me como uma semente. Uma semente que cresceu. Cresceu e deu frutos em estações diferentes. Só que agora é uma árvore. O fruto é o mesmo, mas a qualidade do sabor mudou.

Já fui semente em Vaso.

Já fui planta de ornamentação de festas.

Já fui Bonsai de igreja.

Já fui plantinha acondicionada para viagem.

Já fui árvore transplantável.

Já fui árvore arrancada...

Já fui árvore cortada até à cepa.

Já morri...

Já fui ramo do que um dia foi meu tronco.

Já vi o ramo vencer o tronco antigo.

Já vi a velha árvore se tornar em outra sem deixar de ser a si mesma.

Hoje sou aquela semente ainda, mas travestida pelo tempo na forma de uma árvore mutante.

Como árvore, assumi meu lugar, meu chão; e dele não me movo mais.

Minhas mudanças não são mais de lugar, mas de qualidade no fruto.

Antes eu era uma árvore que dizia: Vim até aqui. Trouxe frutos. Comam!

Hoje, no entanto, apenas digo: Se quiser comer, venha; se achar que meu fruto é bom, coma.

Esta é a parcial viagem entre o menino e o homem, entre a semente e a árvore.

Ora, todos nós estamos fazendo a mesma viagem, apenas com nuances diferentes.


Caio

domingo, 25 de janeiro de 2009

ANSIEDADE.

“Não andeis ansiosos de coisa alguma” — Filipenses 4:6.

A preocupação é tão definidamente proibida como o roubo. Isto necessita ser cuidadosamente ponderado e definidamente percebido por nós, para que não a escusemos como sendo uma inocente “debilidade”. Quanto mais estivermos convencidos da pecaminosidade da ansiedade, provavelmente mais rápido perceberemos que ela é muito desonrante a Deus, e “lutaremos contra” ela (Hebreus 12:4). Mas como devemos “lutar contra” ela?

1. Suplicando ao Espírito Santo que nos conceda uma profunda convicção de sua enormidade.

2. Fazendo dela um objeto de oração especial e fervorosa, para que possamos ser libertos deste mal.

3. Vigiando seu princípio; e, tão longo estejamos conscientes da perturbação da mente, tão logo detectemos o pensamento incrédulo, levantemos nosso coração a Deus e Lhe peçamos a libertação disso.

O melhor antídoto para a ansiedade é a freqüente meditação sobre a bondade, o poder e a suficiência de Deus. Quando o santo pode confiantemente perceber que “O Senhor é o Meu Pastor”, ele deve extrair a conclusão, “Nada me faltará!” Imediatamente após a nossa exortação lemos, “porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças”. Nada é grande demais e nada é pequeno demais para ser apresentado e lançado diante do Senhor. O “com ações de graças” é muito importante, todavia, este é o ponto no qual a maioria de nós falha. Ele significa que antes de recebermos a resposta de Deus, agradecemos-Lhe pela mesma: é a confiança do filho esperando seu Pai ser gracioso.

“Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes”. “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:25,33).

A. W. Pink
Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

ELE NOS AMOU PRIMEIRO.

“Nós amamos porque Ele nos amou primeiro” (1João 4:19)

No planeta não existe luz, a não ser aquela que vem do sol; e no coração não existe amor verdadeiro por Jesus, a não ser aquele que vem do próprio Senhor Jesus. Todo nosso amor por Deus precisa brotar da fonte transbordante do Seu infinitivo amor. Esta deve sempre ser uma verdade clara e sublime: que nós O amamos por nenhuma outra razão além da que Ele nos amou primeiro. Nosso amor por Ele é a “conseqüência justa” de Seu amor por nós. Quando alguém estuda os feitos de Deus pode sentir uma fria admiração, no entanto, o calor do amor só pode arder no coração pelo Espírito de Deus. Que grande maravilha que, dessa forma, sempre seremos absolutamente constrangidos a amar Jesus! Que maravilha que, depois de termos nos rebelado contra Ele, ao revelar esse amor surpreendente, Ele procurasse nos receber de volta. Não! Jamais teríamos um grão de amor por Deus a menos que isso tivesse sido implantado em nós pela delicada semente de Seu amor. O amor, então, tem como pai o amor de Deus derramado no coração: mas, depois de nascer divinamente, ele precisa ser divinamente nutrido. O amor é exótico; não é uma planta que florescerá naturalmente em solo humano, ele precisa ser regado de cima. O amor a Jesus é uma flor de natureza delicada, e se ele não recebesse nenhuma nutrição, exceto aquela que pode ser extraída da rocha de nossos corações, ele rapidamente murcharia. Assim como o amor vem do céu, assim também precisa ser alimentado com pão celestial. Ele não pode subsistir no deserto a menos que seja alimentado pelo maná que vem de cima. Amor precisa ser alimentado com amor. O genuíno espírito e a genuína vida de nosso amor por Deus é Seu amor por nós.

“Te amo, Senhor, não com o meu amor,

Pois nada tenho para dar;

Te amo, Senhor; mas todo o amor vem de Ti,

Pois eu vivo pelo Teu amor.

Nada sou, e me alegro em ser

esvaziado, perdido, e consumido em Ti”.

C. H. Spurgeon

Tradução: Mariza Regina Souza - Fonte: Morning and Evening (Devocional Matinal)

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

SEJA UM CRISTÃO VERDADEIRO.

TEM PESSOAS QUE QUEREM SER TÃO “SANTAS”,
ATÉ MAIS DO QUE A PRÓPRIA BÍBLIA.

Certa vez eu estava lendo alguns pensamentos e frases de algumas pessoas e compartilhei com um cristão o quanto se tratava de pensamentos corretos, e ele me disse: para mim o único pensamento que eu aceito é o de Deus. Eu não leio livros, revistas, jornais, só a Bíblia.
Ao ver a sua família e como esposa e filhos eram tratados por ele percebi o quanto é importante ler e tirar proveito de pensamentos e frases que servem para o nosso proveito.
Eis alguns deles:

· Devemos ter conhecimento com amor, sem amor e só com conhecimento tornamo-nos obstinados e orgulhos. (Lloyd-Jones).
· Não podemos nos tornar aquilo que precisamos ser enquanto permanecermos o que somos. (Oprah Winfrey).
· As pessoas ficam desnutridas de dois modos: comendo pouco e comendo muito das coisas erradas. (Ervin S. Duggan).
· O homem que não lê bons livros não leva vantagem alguma sobre o homem que não consegue lê-los. (Mark Twain).
· As pipas sobem mais contra o vento - não a favor dele. (Wiston Churchill).
· É preciso coragem para crescer e tornar-se o que você realmente é. (E. E.Cummings).
· Em um coração cheio há espaço para tudo, e em um coração vazio não há espaço para nada. (Antonio Porchia).
· Aquilo que você mais sabe (quer) ensinar é o que você mais precisa aprender... (Richard Bach).
· O que vale não é o quanto se vive; mas como se vive. (Martin Luther King).
· Existem coisas melhores adiante do que qualquer outra que deixamos para trás. (C. S. Lewis).
· Se você acha que a educação é cara experimente a ignorância. (Derek Bok).
· A transformação pessoal requer substituição de velhos hábitos por novos. (William A. Peterso)
· Passar por provações é bom. A vida com desafios pode ser o melhor terapeuta. (Gail Sheehy).

Lembre-se o que a Bíblia diz em Filipenses 4.8:

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”


Pense nisto e que Deus te abençoe na tua leitura e no teu aprendizado ricamente.

Edécio Augusto.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

DEVEMOS APRENDER A ESPERAR EM DEUS.

NÃO FIQUE ESPERANDO NO HOMEM,
APRENDA A ESPERAR E DESCANSAR NO SENHOR.

Acho que a maioria das pessoas em todo o mundo, não só os nortes americanos, viram com entusiasmo e com grande emoção a posse do primeiro negro a ocupar a cadeira de presidente da república dos Estados Unidos.
Como muito se ouviu e se sabe, ocupar este cargo é estar a frente da maior potencia do planeta em todos os sentidos, muito embora a crise econômica que ali teve início comprometeu bastante a economia mundial deixando uma nação poderosa como uma das mais fracas. Portanto, do jeito que está a situação na América, assumir um compromisso como este – ser presidente dos Estados Unidos – será difícil reverter o quadro, mas não impossível.

Creio que o segredo para que ele consiga o que quer está registrado na Bíblia em Provérbios 3. 5 onde diz o seguinte:

Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção no novo presidente americano é que ele tem como modelo o 1º presidente americano que foi Abraão Lincoln, sendo que uma das frases que recebeu destaque da parte de Abrão Lincoln foi quando ele disse:

É impossível governar o mundo sem Deus e sem a Bíblia.

Com certeza, não existe uma forma melhor de dirigir uma nação, um estado, uma cidade, uma empresa, uma família, a própria vida se não for através da Bíblia, pois a Bíblia é o que ela mesmo diz ser várias vezes: A Palavra de Deus.

Mas quanto a nós que estamos longe o que podemos fazer para dar a nossa contribuição? Podemos nos aproximar dele através da oração. Precisamos orar e pedir para que em seus caminhos este homem tenha um encontro real com Deus através do Evangelho de Jesus Cristo que é o poder de Deus para a sua salvação, da sua família e de toda a nação norte americana, assim como para todos os que ainda não tiveram um encontro pessoal com o Senhor Jesus.

Lembrando que:

NÃO FIQUE ESPERANDO NO HOMEM,
APRENDA A ESPERAR E DESCANSAR NO SENHOR.


Edécio Augusto.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A ESCOLHA CERTA.

VIVER CONECTADO COM DEUS É A ESCOLHA MAIS CERTA DA VIDA.

Tudo o que Deus nos dá devemos desfrutar intensamente: a cada momento, 24 horas por dia, sete dias na semana, cada dia do mês e 365 dias no ano. Talvez você pense que isto é fanatismo mas não é. Eu não estou me referindo a ir a igreja todos os dias e ficar lá desde a manhã, até a noite. Não é isto. Eu me refiro a ficar conectado com Deus 24 horas por dia. Esta é a escolha na vida mais certa.
Tem pessoas que passam dias sem dormir conectadas a internet, outros conectados a TV, a um relacionamento, mas são poucos os que vivem conectados a Deus.
E como é possível viver conectado com Deus?
Pela oração.
Oração é um dom que Deus concede àqueles que tomam uma decisão por Jesus Cristo, porém esta oração tem que estar de acordo com a vontade de Deus – a Bíblia Sagrada.
É interessante que quando a pessoa faz uma decisão por Cristo isto acontece porque primeiro ela ouve o Evangelho de Jesus Cristo, recebe a fé e toma uma decisão por Ele através de uma oração de arrependimento. Ou seja: a Palavra e a oração (fé) são os responsáveis pela salvação da pessoa. A partir daí, estes dois meios da graça é o que a pessoa vai precisar para viver conectada com Deus para o fortalecimento da sua fé.
Infelizmente, para muitos, Bíblia e oração é um peso, porém, quando o crente descobre o que estas bênçãos significam para a sua vida, ele passa a considerar esta unção mais que um privilégio na sua vida, é viver uma vida intensamente com Deus. Na verdade, tudo muda, pois a partir daí a pessoa é conduzida triunfantemente em Cristo, pois foi elevada a uma posição da mais alta honra “... e nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus.”
Para saber melhor a posição que um crente ocupa em Cristo Jesus leia Efésios 1.3-14.

Eu quando lembro das palavras de um professor meu do curso de teologia – Carlos Osvaldo Pinto (SBPV) – ao fazer um comentário sobre a necessidade da oração ele disse o seguinte:

Se existisse só um cristão no mundo, no momento em que ele dobrasse os seus joelhos para orar, todo o Universo, com todas as suas galáxias e planetas, se moveria. Tamanho é o poder da oração de um cristão.

Eu pergunto: Será que vale ou não vale a pena viver em conexão permanente com Deus através da oração?

Em Tiago 5.16 está escrito: “Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.”

Se Elias era um homem semelhante a nós e ao orar Deus o atendeu, o que é que eu e você estamos esperando para nos conectar a Deus através da oração?

Lembre-se que:

VIVER CONECTADO COM DEUS É A ESCOLHA MAIS CERTA DA VIDA.

Edécio Augusto.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

APROVEITE BEM A VIDA.

SAIBA APROVEITAR BEM A VIDA,
MAS NÃO DEIXE QUE A VIDA SE APROVEITE DE VOCÊ.

Quando os filhos chegam à idade da adolescência nós que somos pais começamos a entender o quanto os nossos pais sofreram quando procuravam nos mostrar o caminho certo, mas a nossa atitude era quase sempre a mesma: a de achar que eles estavam errados e nós sim é que estávamos certos.
Hoje não é diferente com os nossos filhos; para eles nós os pais não sabemos o que estamos falando, não entendemos, mas eles sabem tudo, o que devem fazer e como fazer.
Eu mesmo sou um daqueles filhos que não me arrependo do que fiz e pelo que passei, mas eu gostaria de ter dado mais ouvido aos meus pais, ter desfrutado mais da companhia deles e ter sido mais humilde e obediente.
É isto o que eu tento passar para os meus filhos.

Durante a minha adolescência e juventude eu sempre pensei que a forma que eu viva é que estava certa, achando que estava aproveitando muito bem a vida; na verdade o que estava acontecendo comigo era o contrário: a vida, o mundo era que estava me engolindo, me consumindo; a vida que eu achava estar aproveitando bem era uma farsa, uma ilusão. Eu achava que aproveitar bem a vida era viver fazendo o que eu bem entendesse sem ter que dar satisfações a quem quer que fosse; nem mesmo aos meus pais ... “pobre filho”.

Para muitas pessoas aproveitar a vida é viver como acha que deve viver – não medem as conseqüências. Por exemplo:

· Como foi, ou como é a vida de uma pessoa que desde cedo se deixou levar pelos vícios. Muitos que tiveram nesta caminhada já morreram; outros adoeceram e há os que ainda não conseguiram se libertar e vivem na rua, são pedintes.
· Como foi, ou como é a vida daquele (a) jovem que se deixou levar pelo crime desde cedo: fazendo pequenos furtos mas agora participa de grandes assaltos, homicídios, tráfico.

Estes exemplos são a realidade nua e crua daquilo que nós mesmos somos testemunhas por haver muitas vezes na nossa família, na rua, no bairro, na cidade onde moramos, nas escolas, ... sem dizer o que ficamos sabendo pela mídia.

A Bíblia nos alerta para os perigos de sermos engolidos pelas ilusões e os prazeres da vida. Em 1 João 2. 15-17 está escrito:

Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.

(CONCUPISCÊNCIA são os prazeres e desejos insaciáveis, que fogem do nosso controle, são os maus hábitos e pecados que aceitamos como bons.)


Portanto, conhecer e fazer a vontade de Deus é saber aproveitar bem a vida. É isto o que Deus quer de cada um de nós.

SAIBA APROVEITAR BEM A VIDA,
MAS NÃO DEIXE QUE A VIDA SE APROVEITE DE VOCÊ.

Edécio Augusto.

domingo, 18 de janeiro de 2009

INICIANDO BEM CADA NOVO DIA.

A MELHOR FORMA DE COMEÇAR UM NOVO DIA É COM DEUS, EM ORAÇÃO.

Como você começa o seu dia ao se levantar?
Eu ouço pessoas dizendo que não saem do seu quarto sem agradecer a Deus por mais um dia, para que o Senhor dirija a sua vida em todo aquele dia para que tudo de certo.

Acredito, sem dúvida alguma, que a melhor forma de começar e bem o nosso dia é com Deus através da oração.
Como é bom e maravilhoso ter experiências com Deus logo de manhã com a oração, pois no nosso dia a dia, todas as bênçãos que necessitamos já estão à nossa disposição, Deus já tem reservadas para cada um dos Seus. Sendo assim, o prazer de Deus é nos entregar cada uma delas, mas para isso precisamos orar.
A Bíblia nos ordena à praticarmos a oração contínua (I Ts 5. 17), mas interessante é saber que esta graça é um poder divino pois por nós mesmos não saberíamos orar (Rm 8.26), mas é o Espírito quem intercede por nós em nossas fraquezas. Isto é fácil entender porque até quando estamos dormindo Deus está suprindo as necessidades dos Seus (Sl 127. 2).
Ora, se Deus faz isso, como podemos nos levantar logo pela manhã sem nos dirigirmos a Ele em oração?

Dietrich Bonhoeffer (teólogo) sobre a benção que é a oração matinal escreveu o seguinte:

Nosso dia recebe sua ordem e disciplina a partir da integridade do dia assim conquistada. Ela vai sendo buscada e achada na oração matutina. Vai sendo vivenciada no trabalho. A oração na manhã decide sobre o resto do dia. A vergonha quanto ao tempo desperdiçado, a fraqueza e o desânimo no trabalho, bem como a confusão e a indisciplina em nossos pensamentos e nos relacionamentos com outras pessoas freqüentemente têm sua origem no desleixo da oração matinal. A ordenação e o uso disciplinado do nosso tempo firmam-se quando procedem da oração. As tentações que brotam dos afazeres diários são vencidas pela busca de Deus. As decisões concernentes ao nosso trabalho tornam-se mais fáceis e mais leves quando são tomadas diante da face de Deus e não no temor de homens. “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor, e não para homens” (Colossenses 3.23). Até as tarefas rotineiras são executadas com mais paciência quando feitas a partir do conhecimento de Deus e do seu mandamento. A força para trabalhar cresce, quando pedimos a Deus que nos dê hoje a força que necessitamos para o nosso trabalho.
Extraído de Orando com os Salmos. Encontrão Editora, 1995. p. 75.

Viva bem o seu dia, comece ele com Deus em oração, como disse o salmista no salmo 5. 3:

Pela manhã ouvirás a minha voz, ó SENHOR;
pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei.


A MELHOR FORMA DE COMEÇAR UM NOVO DIA É COM DEUS, EM ORAÇÃO.

Edécio Augusto.

sábado, 17 de janeiro de 2009

DISTINGUINDO A VERDADEIRA FÉ DA FALSA.

EM CRISTO A VERDADEIRA FÉ É PRODUTO DA GRAÇA DIVINA SOMENTE.


É muita comum encontrar pessoas que dizem ter uma fé verdadeira.
Se eu perguntar a alguém: Você tem fé? É quase certo que a pessoa me responda que sim, quase ninguém diria o contrário.
Mas é possível avaliar a verdadeira fé?
De certa forma sim.
Na verdade a Bíblia não deixa dúvida ao dizer que existe apenas uma só fé, a fé sobrenatural, divina, que é dada por Deus para aqueles que ouvem o evangelho de Jesus Cristo e crêem no poder de Deus para a sua salvação somente (Rm 1.16 e 10.17). A partir daí essa pessoa recebe o dom da vida com Deus passando a viver pela fé que é a única forma de agradar a Deus (Hb 11.6).
Mas como é possível agradar a Deus pela fé?
A fé verdadeira que agrada a Deus se manifesta na vida da pessoa da seguinte forma:

1. A pessoa tem o prazer de conhecer a Deus através de Jesus Cristo;
2. A pessoa sente prazer de conhecer a cada dia a vontade de Deus para a sua vida;
3. A pessoa tem o prazer de obedecer a vontade de Deus a medida que ela aprende;
4. A pessoa tem o prazer de crescer na vida espiritual e glorificar a Deus na sua vida;
5. A pessoa tem o prazer de se afastar dos prazeres que a vida proporciona: o pecado;
6. A pessoa tem o prazer de vencer a sua própria vontade para fazer a vontade de Deus;
7. A pessoa tem o prazer de resistir ao diabo e não dar lugar a ele;
8. A pessoa se sente cada vez mais pequena e incapaz de fazer a vontade de Deus.

Quando a pessoa diz que tem fé e não vive de acordo com a vontade de Deus, ela vive a sua própria fé, a que ela acha que tem mas não tem por acreditar em si mesmo, no seu potencial. Fala que acredita em Deus e outras coisas mais, mas tudo não passa de palavras vazias.

Eu passei por momentos difíceis na minha vida com Deus em relação aos prazeres da carne. Por um tempo eu me vi completamente distante dos caminhos do Senhor, porém só Deus sabe o quanto eu queria agradá-LO sem ter forças para isso. Eu orava, lia a Bíblia, fazia tudo direitinho, mas quando chegava no momento de vencer a tentação eu caía. Parecia que quanto mais eu queria me aproximar de Deus e fazer a Sua vontade menos eu conseguia.
O apóstolo Paulo em algumas de suas cartas, os salmistas e outros autores bíblicos, não deixaram de mencionar a luta que temos que enfrentar para fazer a vontade de Deus. Porém, ao ter passado por estes momentos difíceis eu aprendi que no mundo existe dois tipos de pessoas:

1. As pessoas com uma fé em Cristo, que nasceram do espírito e que são filhos de Deus. Estas com certeza embora possam ter seus momentos de fraqueza e possam até viver um tempo no pecado, não sentem prazer no pecado. Cometem por uma fraqueza, pois diariamente estão em luta querendo vencer o mal que as domina.
2. As pessoas que não tem fé em Cristo, que não nasceram do espírito e que não são filhas de Deus. Estas podem aparentemente não cometer determinados pecados e até “viver” como verdadeiros filhos de Deus, porém não tem uma fé verdadeira em Cristo.

Leia atentamente Efésios 2. 8, 9 que diz:

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;
não de obras, para que ninguém se glorie.”


Isto quer dizer que quando a pessoa diz ter fé e que acredita em Deus baseada nas obras que realiza ela está demonstrando o contrário: que não tem fé e que não acredita em Deus.

Portanto lembre-se que:

EM CRISTO A VERDADEIRA FÉ É PRODUTO DA GRAÇA DIVINA SOMENTE.


Edécio Augusto.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

AS APARÊNCIAS ENGANAM.

NÃO PROCURE PESSOAS PELA APARÊNCIA,
PROCURE ENCONTRAR PESSOAS COM QUALIDADES.

Não existe pessoa perfeita, sem defeitos, isto porque todos nós temos uma estrutura mais inclinada aos defeitos do que qualidades.
Por exemplo:

· Há quem ande a procura de um cônjuge perfeito e quando “encontra” se sente realizado, mas com o passar do tempo vem as decepções.
· Há quem se aproxime de uma pessoa pela sua aparência, pelo que ela tem, e com o tempo tudo se desmorona.
· O marketing pessoal é de grande necessidade, porém quando se tem como foco principal – como acontece hoje – logo se vê que isto é apenas uma pequena parcela, é só aparência. E quem é que não se engana com as aparências?

As aparências, com o passar do tempo trazem frustrações e a partir daí vem os comentários que sempre se ouve:

Ele (a) me enganou ... ;
Eu pensei uma coisa e foi outra ... ;
Não vai dar pra continuar com ele (a) desse jeito ...;
Onde eu estava com a cabeça? Eu devia estar cego (a) ...;

Uma atitude errada que cometemos é quando nos afastamos ou nos aproximamos de uma pessoa por criarmos uma imagem positiva ou negativa dela de imediato.
É claro que no que diz respeito a se apresentar para fazer um negócio a primeira vez, se apresentar para uma vaga de emprego, ou até mesmo para um encontro formal ou informal... , é certo nos preocupar com a imagem que vamos passar, esta sempre será o melhor cartão. Até no nosso dia a dia, a boa apresentação é o melhor que podemos entregar para as pessoas.

Antes de Davi ser escolhido como rei, o caçula da família de Gessé, Samuel, pessoa escolhida por Deus para esta missão escolheu o irmão de Daví mais velho, Eliabe por ter uma aparência que qualquer um gostaria de ter. Porém o texto bíblico em 1 Samuel 16. 5, 6 diz o seguinte:

“Sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe e disse consigo: Certamente, está perante o SENHOR o seu ungido. Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.”

É possível na maioria das vezes conhecer as pessoas e saber com quem estamos lidando. As principais regras são:

1. Olhe nos seus olhos e perceba se ela também olha nos seus. Os olhos falam muito alto;
2. Seja um bom ouvinte e avalie o tipo de conversa que esta pessoa tem. Na Bíblia está escrito que a boca fala do que está cheio o coração;
3. Observe se a pessoa é: humilde, educada, comunicativa, alegre, atenciosa, ...
4. Mas o ponto principal a ser avaliado é procurar descobrir qual o conhecimento que ela tem de Deus, da Bíblia Sagrada e conheça a sua fé. Este é o argumento mais importante que você deve ouvir de uma pessoa.

Portanto a mensagem é a seguinte:

NÃO PROCURE PESSOAS PELA APARÊNCIA,
PROCURE ENCONTRAR PESSOAS COM QUALIDADES.


Edécio Augusto.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

É UM PRAZER PARE DEUS A MORTE DOS SEUS.

EM CRISTO QUANDO NOSSA VIDA TERRENA TERMINA
DEUS NOS RECEBE PARA A VIDA ETERNA COM ELE.


Nosso final de ano de 2008 e início de 2009 ficaram marcados pela dor, tristeza e cansaço. No final do ano perto do Natal meu sogro foi hospitalizado e no dia 06 de janeiro foi sepultado. O laudo médico apontou a causa da morte: parada cardíaca, parada respiratória e pneumonia.
É assim a vida! Quando pensamos que as coisas vão acontecer de um jeito e acontece de outro totalmente diferente ficamos meio perdidos.
Foram momentos bem difíceis porque a razão maior foi que tiveram que transferi-lo para um hospital onde o filho mais próximo mora a 40 km de distancia. Era necessário que dois acompanhantes homens ficassem com ele à noite para ajudá-lo a virar na cama e controlar seus movimentos bruscos, uma vez que estava sedado.
Nós ficamos hospedados a 100 km de onde ele estava e era necessário eu participar do rodízio como acompanhante. Além disso, principalmente as filhas, queriam estar mais perto do pai e neste vai e vem viajando por estradas mal conservadas cansamos bastante.
Sempre que vamos a Goiás uma vez por ano passear na casa dos parentes, ficamos duas a três semanas no máximo. As crianças ficam bem a vontade porque os primos tem praticamente a mesma idade um do outro; mas para eles também foi difícil desta vez pois a situação do avô os impedia de ficarem mais tempo juntos.
Chegamos à nossa casa depois de um mês fora e ainda estamos nos recuperando do desgaste físico, emocional e psicológico que a situação nos causou.
Mas todos concordaram em dizer: Para nós e principalmente para ele vivendo a base de aparelhos nos ultimos dias, a morte foi um descanso!

Será que podemos concordar quando as pessoas dizem sobre aqueles que morrem que descansaram?
Isto não cabe a nenhum de nós julgar quem quer que seja, mas sobre o meu sogro eu posso dizer que sim.

Lembro-me que a três anos atrás eu falei da prova do amor de Deus por nós revelado em Cristo Jesus ao morrer na cruz pelos nossos pecados.
Com todos os seus defeitos e pecados meu sogro ouviu o plano da salvação e aceitou a Jesus Cristo na sua vida como único e suficiente Salvador.
Neste ano, antes de ser hospitalizado ele confirmou esta decisão e no hospital ainda consciente fez o mesmo.

É maravilhoso poder ver a morte de uma pessoa que parte com Cristo. Sem dúvida a dor da separação é grande, mas a certeza de estar com Cristo é bem maior. E como diz a Bíblia no Salmo 116.15 podemos entender que:

Preciosa é aos olhos do SENHOR a morte dos seus santos.

Quando entregamos a nossa vida ao Senhor Jesus como Único e suficiente Salvador podemos ter a certeza de que Deus tem prazer em nos receber de volta para Ele.
Por isso lembre-se que:

EM CRISTO QUANDO NOSSA VIDA TERRENA TERMINA
DEUS NOS RECEBE PARA A VIDA ETERNA COM ELE.


Isto é: Quem morre em Cristo, ressuscita para uma vida com Deus.

Edécio Augusto.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

A SUA FÉ TEM VALOR?

NÃO DESANIME EM MEIO AS LUTAS E FRAQUEZAS DA VIDA POIS EM CRISTO A NOSSA FÉ TEM UM GRANDE VALOR.

Houve momentos na minha vida quando em meio às adversidades eu fracassei por me deixar levar por um mal cruel: a incredulidade. Creio que este é o maior perigo que um cristão pode enfrentar, pois todos os que estão em Cristo tem à sua disposição o poder sobrenatural – a fé – sendo que esta é a única forma de agradar a Deus (Hb 11.6). Em 1 Pedro 1.3-7 está escrito:

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo, em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo.

Sobre o valor da fé Charles Haddon Spurgeon escreveu o seguinte:
A fé não provada talvez até seja fé, mas, com certeza, é uma fé muito pequena, e é provável que continue diminuta enquanto não for testada. A fé nunca se desenvolve tão bem quanto na época em que as coisas estão todas contra ela: as tempestades são seu guia e os relâmpagos sua luz. Quando reina a calmaria, você pode içar as velas como quiser que a nau não se dirige para o porto; pois num oceano adormecido a embarcação também adormece. Deixe os ventos uivarem e as águas se elevarem; e, ainda que o barco possa oscilar, o convés ser lavado pelas ondas e o mastro ranger sob a pressão das velas entumecidas, aí então é que ele avançará em direção à tão almejada enseada. Nenhuma flor exibe um azul tão adorável quanto aquelas que crescem ao pé das geleiras; nenhuma estrela brilha com tanto esplendor quanto aquelas que cintilam no céu polar; nenhuma água é tão doce quando aquela que brota em meio às areias do deserto; e nenhuma fé é tão preciosa quanto aquela que vive e triunfa na adversidade. Fé provada traz experiência. Você não poderia acreditar em sua própria fraqueza se não tivesse sido forçado a atravessar os rios; e jamais teria conhecido a força do Senhor se não tivesse sido carregado por Ele no meio da enchente. Quanto mais exercitada nas tribulações, mais a fé cresce em consistência, segurança e intensidade. A fé é preciosa, e sua provação também. No entanto, não vamos deixar que isto desencoraje aqueles que são novos na fé. Você terá provações suficientes sem procurar por elas: a medida certa lhe será dada no devido tempo. Enquanto isso, se você ainda não pode manifestar os frutos de uma longa experiência, agradeça a Deus por aquelas bênçãos que já tem; louve-O pela confiança já adquirida: caminhe de acordo com este preceito e você terá cada vez mais das bênçãos de Deus, até que sua fé remova montanhas e conquiste o impossível. (Tradução:Mariza Regina Souza).

Para muitos cristãos é mais fácil desanimar em meio as lutas e tentações da vida, a perseverarem na fé. Quando isto acontece eles esquecem das terríveis conseqüências de tal incredulidade. O que fazer diante disto? Leia mais uma vez o texto bíblico acima e medite nele lembrando sempre que em Cristo a nossa fé tem um grande valor. Fique firme e lembre-se:

NÃO DESANIME EM MEIO AS LUTAS E FRAQUEZAS DA VIDA POIS EM CRISTO A NOSSA FÉ TEM UM GRANDE VALOR.

Edécio Augusto.