sexta-feira, 5 de março de 2010

DEUS EM CRISTO É O NOSSO SUBSTITUTO INSUBSTITUIVEL.

A princípio parece que todas as pessoas são insubstituíveis pelo fato de cada pessoa ser única; por outro lado, sabendo que a vida é cercada por muitas surpresas, as pessoas, mesmo sendo únicas, acabam sendo de certa forma substituídas. Para quem já passou pela dor da separação (principalmente pela morte) sabe que o sofrimento é muito grande, porém, o que faz parte da vida não pode ser mudado. A única coisa que pode e deve mudar é nossa maneira de pensar com relação ao que passou e agir de acordo com a realidade. Caso fiquemos parados, relembrando o que passou, deixamos de aproveitar o melhor da vida. A própria morte, por mais forte que seja a dor que ela causa, dá o direito para aquele que permanece vivo de continuar a vida de forma a superar todos os obstáculos, e a razão é porque Deus tem sempre o melhor, e isto porque:

DEUS EM CRISTO É O NOSSO SUBSTITUTO INSUBSTITUIVEL.

Na Bíblia, no livro do profeta Isaías está escrito:

Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus. (Isaías 44. 6).

Neste caso, podemos declarar em alto e bom som que o único ser que não pode ser substituído por nada e nem por ninguém, no céu, na terra, nas profundezas dos mares é o próprio Deus. Ele sim é insubstituível. E porque? Porque Ele é o que é: DEUS. E por ser Deus, só Ele e nenhum outro é:

Soberano – Eterno – Único – Infinito – Justo – Verdadeiro – Criador – Imutável - Santo, Santo, Santo – Insondável – Misericordioso – Amoroso – Gracioso – Longânimo – Onipotente – Onisciente – Onipresente – Insubstituível - Glorioso – Majestoso – Maravilhoso Conselheiro – Deus Forte – Pai da Eternidade – Príncipe da Paz, ...

Quando se procura dar alguma explicação dos atributos de Deus, vemos que diante de tanta grandeza nos tornamos incapazes de realizar uma atividade desta, por ser Ele e nenhum outro, dono de atributos incomensuráveis.
Desta forma o que podemos entender é que Ele deu uma prova através dos Seus atributos de que é realmente insubstituível; nós não. Na verdade, Deus em Cristo, foi o nosso substituto ao pagar na cruz todos os nossos pecados. O que devia cair sobre nós, a justiça de Deus por causa do nosso pecado, caiu sobre Cristo.
É por isso que quando uma pessoa está em Cristo, segundo a Bíblia, ela é verdadeiramente uma nova criatura conforme está escrito em 2 Corintios 5.17 que diz: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; {criatura; ou criação} as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”

Sendo assim, a conclusão que chegamos é que pelo amor e pela graça salvadora de Jesus Cristo na vida de uma pessoa, não existe nada neste mundo, ou onde quer que seja, capaz de substituir o dom da vida eterna, a salvação que Cristo outorga a todos os que se achegam a Ele pela fé. Este é um milagre da parte de Deus que só Ele pode operar na vida daqueles que se lançam em Jesus.

Como eu disse anteriormente, há pessoas que se apegam ao passado e agem diante da perda como se não houvesse uma forma de substituir a dor, ou a falta de alguém, e por isso acabam sofrendo ainda mais. Embora seja realmente difícil em muitos casos, mas vemos na Bíblia, no primeiro livro, que ao nascer Sete (filho de Adão e Eva), a mãe fala que ele era um substituo (descendente) em lugar de Abel, que o irmão Caim matara. Eva entendeu que isto foi obra de Deus. Leia o versículo:

“Tornou Adão a coabitar com sua mulher; e ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete; porque, disse ela, Deus me concedeu outro descendente (substituto) em lugar de Abel, que Caim matou.” (Gênesis 4. 25).

Deus não precisa forçar ninguém porque Ele já tem o seu plano determinado a todos nós. Mas mesmo assim, é importante que você saiba que para Deus, através de Jesus Cristo, Ele quer que você aceite este Substituto Insubstituível – Jesus Cristo – para viver eternamente com Ele.

Por Cristo, o nosso substituto insubstituivel.

Edécio Augusto.

quinta-feira, 4 de março de 2010

AQUI NÃO É O CÉU E NEM O INFERNO.

Eu já ouvi pessoas dizendo que o inferno não existe e se existe ele é aqui mesmo. Falam assim por verem cada dia que passa a situação piorando cada vez mais: tragédias, terremotos e que em seguida provocam tsunamis, violência, doenças, e tem aqueles que chegam até a se conformarem com a idéia que nasceram para sofrer. Não existe nenhuma esperança.
Por outro lado, há os que esperam que um dia todas estas coisas passem e então desfrutarão de uma vida melhor, achando que vão viver aqui como se fosse o céu. Esses parece que tem uma certa esperança, mas o problema é que a cada dia que passa as coisas estão indo de mal a pior.

A Bíblia fala de uma experiência que três discípulos de Jesus tiveram e por alguns momentos um deles pensou até que pudessem viver aqui como se fosse o céu. Estes discípulos foram: Pedro, Tiago e João, quando testemunharam perplexos o momento da transfiguração de Jesus e puderam ver uma pequena amostra da glória de Deus.

Este texto se encontra em Mateus 17. 1-8 onde está escrito:

“1 Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte. 2 E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. 3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. 4 Então, disse Pedro a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias. 5 Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi. 6 Ouvindo-a os discípulos, caíram de bruços, tomados de grande medo. 7 Aproximando-se deles, tocou-lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos e não temais! 8 Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus.”

Diante da pequena demonstração da glória de Deus que deixou – principalmente Pedro – sem saber o que falar; o que esta manifestação divina ensina é que o propósito de Deus era: FORTALECER A FÉ DOS DISCÍPULOS.

A visão gloriosa que eles tiveram naquele lugar, afastado de todos, era como se fosse um retiro espiritual e que os deixou de certa forma renovados, seguros, mas ao mesmo tempo petrificados com tamanha glória e que por ser divina, na verdade era mínima. A princípio eles não entenderam que esta experiência gloriosa era uma forma deles permanecerem firmes e prontos para fazerem a vontade de Deus.

Muitas vezes Deus está fazendo tanto por nós que acabamos por achar que somos melhores que os outros e pensamos que Deus quer nos dar um pedaço do céu só para nós vivermos tranqüilos. Acredito que por alguns instantes os discípulos pensaram que tivessem encontrado o melhor: um pedaço do céu. O que eles esqueceram é que o céu não é aqui.

Infelizmente muitos ao fazerem uma “decisão” por Cristo, fazem apenas por interesse, esperando que tudo melhore: saúde, fortuna, bens, ..., mas a realidade é outra.

Lembre-se que qualquer pessoa, a partir de Cristo, que se interessa pela Bíblia verdadeiramente, chega um momento que ela começa a ter a visão da glória de Deus por estar crescendo na graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. É isto o que acontece: A pessoa passa a desfrutar de momentos maravilhosos na presença de Deus e que em meio a todo esse caos, ela vive em paz e desfruta de uma vida feliz e plena de significado. Mas ao mesmo tempo, ela sabe que as bênçãos vêem sobre a sua vida e as acompanham para que possa ser benção na vida de outros que carecem de um milagre, de uma experiência verdadeira com Jesus Cristo: em casa ao lado do cônjuge, filhos, pais, ou no ambiente de trabalho, na escola e até mesmo na igreja. Lembrando sempre que a graça do Senhor é superabundante na vida daqueles que tem Jesus.

Talvez você seja um daqueles que não tem nenhum conhecimento de céu e inferno; ou nunca fez uma decisão por Cristo e sente vontade de fazer; não importa a tua condição. Lembre-se que Deus não quer te dar um pedaço do céu aqui, nem mesmo do inferno. Ele, através de Jesus Cristo, quer te dar a vida eterna com Ele.
Sendo assim eu te convido a começar a desfrutar da glória de Deus a partir de Jesus Cristo, pela fé.

Deus te abençoe abundantemente em Cristo Jesus.

Edécio Augusto.