quarta-feira, 23 de junho de 2010

A ORAÇÃO NUTRE A FÉ.

A ORAÇÃO NUTRE A FÉ GERADA PELA PALAVRA.

João Calvino, a respeito da oração dizia ser ela A ALMA DA FÉ.

É muito fácil encontrar pessoas que tiveram uma experiência com Deus através de Jesus Cristo, freqüentam a igreja, cantam no coral, tem algum cargo na igreja, mas se sentem como se a presença do Espírito Santo em suas vidas não fizesse nenhuma diferença. Por isso, vivem vazias e uma vida sem sentido.
Com você é assim?
Para você que fez uma decisão por Jesus Cristo, ou você que já conhece a Jesus Cristo a mais tempo, é necessário entender algumas verdades que acontecem na vida do pessoa que faz uma decisão por Cristo que são:

1. EM CRISTO A PESSOA DEVE VIVER SÓ PELA FÉ (Romanos 1. 16, 17).

Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.

Viver pela fé é não ter vergonha da decisão que tomou diante de qualquer situação ou pessoa: pais, irmãos, familiares, amigos, vizinhos, na escola, no trabalho. Por onde andar a fé é o elemento fundamental para dar testemunho do evangelho de Jesus Cristo em sua vida e isto com coragem.

2. EM CRISTO A PESSOA PASSA A SER MORADA DO ESPÍRITO SANTO (1 Corintios 6. 19).

Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

Minha vida mudou bastante quando eu entendi que o mesmo poder sobrenatural que operava em Cristo é o mesmo poder que opera em minha vida e na vida de todos os que vivem pela fé em Cristo Jesus.
Sendo assim, como pode então o crente viver uma vida sem sentido?
Lembre-se que é o Espírito Santo que nos convence a orar conforme está escrito em Romanos 8. 26 que diz:

Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.

Com isso devemos entender que:

3. EM CRISTO A PESSOA DEVE NUTRIR A SUA FÉ BÍBLICA E EVANGÉLICA COM ORAÇÃO.

Uma vez que a oração é obra de Deus na vida do crente para que através dela a fé bíblica e evangélica seja sempre nutrida, é necessário orar, orar e orar e deleitar-se em oração. Em 1 Tessalonicenses 5. 17 diz: Orai sem cessar.

Ao falar de oração à luz da Bíblia, o primeiro exemplo que nos foi deixado além dos grandes heróis da fé tanto do Velho como do Novo Testamento, é o exemplo de Jesus. Leia na Bíblia os textos abaixo que fala da vida de oração de Jesus:

Quando do seu Batismo (Lc 3:21-23) - Quando precisava reorientar a sua atividade (Mc 1:35) - Quando o ministério ficava popular demais (Lc 5:15.16) - Quando escolheria os doze (Lc 6:12.13) - Antes de alimentar os 5.000 (Mt 14:19; Mc 6:41; Lc 9:16 e Jo 6:11) - Após a alimentação dos 5.000 (Mt 14:23) - Antes da Confissão de Pedro (Lc 9:18) - Antes da transfiguração (Lc 9:28.29) - No retorno dos Setenta (Mt 4:25 e Lc 10:21) - Antes de ensinar a orar (Lc 11:1) - No túmulo de Lázaro (Jo 11:41.42) - Na bênção das crianças (Mc 10:16) - Sendo procurado por alguns gregos (Jo 12:27.28) - A oração por Pedro (Lcs 22:32) - A oração pela vinda do Espírito Santo (Jo 14:16) - Em companhia com os discípulos de Emaús (Lc 24:30.31) - No momento da sua ascensão (Lc 24:50.51).

Se Cristo nos deixou tão grande exemplo, por que não segui-LO em oração?

Portanto lembre-se que: A FÉ SEM A ORAÇÃO LOGO PERDE O VIGOR.

Deus te abençoe pelo poder da oração.

Edécio Augusto.

terça-feira, 22 de junho de 2010

VOCÊ DECIDE.

Há momentos que nós estamos na melhor: rindo por qualquer coisa, cumprimentando e conversando com todos, vivendo como se tudo fosse só felicidade. Mas tem dias que acordamos de mau humor, chateados parecendo que tudo e todos estão contra nós; e muitos que não sabem se controlar descarregam sobre os que estão ao seu lado: cônjuges, filhos, funcionários, empregados, vizinhos. E é justamente nestes momentos que não podemos tomar decisões, mas mesmo assim há os que acham que é esta a hora certa de agir e acabam criando problemas que muitas vezes não mais serão solucionados. Acham que podem resolver do seu jeito num momento em que tudo parece muito difícil e é justamente aí que tudo pode vir a piorar.
Acredito que se todos nós pensássemos melhor antes de tomar decisões precipitadas tudo estaria bem melhor, isto porque as decisões erradas são tomadas nos piores momentos: de raiva, dúvida, orgulho, angústia, etc.
É justamente neste momento que a pessoa deve avaliar a situação por não estar com estrutura suficiente para tomar qualquer decisão.

Há dois textos bíblicos que falam de certa forma sobre a nossa maneira de pensar antes de tomar decisões. Os versículos bíblicos dizem o seguinte:

Porque, como imagina em sua alma, assim ele é (Provérbios 23. 7a)

Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. (Lamentações 3. 21)

Com base nestes versículos pode-se entender que:

1. NOSSO CORPO É INFLUENCIADO PELA NOSSA MANEIRA DE PENSAR E ACREDITAR.

Uma fé verdadeira em Cristo se não for bem cuidada pela Bíblia Sagrada pode vir a enfraquecer. É só permitir que pensamentos contrários a nossa fé comecem a penetrar. Estes são os dardos inflamados do maligno (Efésios 6. 16) que diz: embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.

É bom lembrar que a nossa mente se acostuma a uma rotina, ou seja, aquilo que fazemos diariamente: acordar, levantar, tomar banho, tomar café, etc, fazemos sem dificuldade alguma porque nossa mente está condicionada a isso, e o nosso corpo vai em frente como se fosse um barco a vela levado pela força do vento. Uma vez que saímos desta rotina, estranhamos.
Um exemplo disso é quando estamos de férias e vamos para um outro ambiente a passeio que não seja o nosso; logo estranhamos e as férias após um tempo se tornam cansativas.
Caso nos acostumamos a essa rotina só de viajar e dormir em hotéis (como acontece com quem trabalha só viajando) o corpo acaba acostumando, pois a rotina vai se programando em nossa mente.

2. NOSSA MANEIRA DE PENSAR E ACREDITAR PODE TRANSFORMAR TUDO.

Nós podemos por tudo a perder em razão de decisões erradas, assim como podemos por tudo a ganhar quando as decisões são as mais certas.

Muitas vezes você está condicionando sua mente à tudo que é negativo por causa de uma situação que você passou ou está passando. Isto está te levando a ter pensamentos negativos e sua mente tem absorvido tudo. Isto já está se tornando real, está te convencendo a tomar uma decisão errada.
O que a pessoa pode não estar percebendo é que tudo pode causar uma grande decepção, desgraça e até uma tragédia.

É por isso que todos os dias estamos tendo conhecimento de notícias, de fatos que poderiam ter sido evitados e tudo acabar bem diferente, terminando de uma forma louvável e bonita. Mas por causa de uma decisão estúpida, por alimentar sentimentos, pensamentos e emoções negativas, o pior acontece.

Veja como você começa o seu dia. Não fique esperando ver alguma coisa errada para reclamar, murmurar, ...,. Comece o seu dia com Deus. Lembre-se o que diz os versículos que lemos e os decore para que a cada nova manhã você os repita, medite e lembre que a nossa mente deve alimentar coisas boas.
Enquanto que aquilo que é negativo em pensamentos, sentimentos e emoções na tua vida, você se liberte pelo poder da Bíblia Sagrada. Busque conhecer as verdades bíblicas pois só elas farão toda a diferença.

Pense e acredite certo: Pense nas coisas de Deus e você verá tudo mudar para melhor.

Edécio Augusto.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

TODOS PRECISAM DE PAZ.

É triste, mas o fato é que os remédios que encabeçam a lista dos mais vendidos em todo mundo são os antidepressivos. Isto prova que é grande o número de pessoas que vivem a base destes medicamentos para controlar os sintomas da depressão que vai desde a tristeza até a síndrome do pânico. A verdade é que a venda destes medicamentos aumenta cada vez mais.
Se você parar para um momento de reflexão vai entender que não podemos esperar nada desta vida, pois este mundo está em decadência. É só ligar a TV, ler os jornais que deparamos com as piores notícias. Por causa disso, as pessoas vivem amedrontadas, deprimidas, tendo até casos na própria família de parentes que foram vitimas destas tragédias.
Você também já percebeu que por mais que os nossos governantes se esforcem em busca da paz, estamos caminhando para o caos! E quando parece que tudo vai melhorar, de repente a situação piora.
Acredito que a principal razão desta situação difícil que estamos vivendo é a falta de Deus. Nós na verdade pensamos em tudo que precisamos: trabalho, um bom salário, estudo, escola para os filhos, boas roupas, casa bem construída, carro novo, ...; procuramos fazer tudo certo para que nada nos falte; mas do principal muitos esquecem: DEUS, e só Ele sabe que TODOS PRECISAM DE PAZ.
E por falar nisto, eu te pergunto: Você já encontrou esta paz que só Deus pode oferecer? Lembre-se que Deus te ama e Ele tem um plano de salvação para a tua vida. Ele quer te dar a PAZ que você precisa!

E conhecereis a verdade (A Bíblia) e a verdade vos libertará (João 8. 32)

Deus te abençoe ricamente.

Edécio Augusto.