segunda-feira, 23 de abril de 2012

A PRESENÇA DE JESUS FAZ TODA A DIFERENÇA.


TEXTO: João 20. 19-31.

Pergunta: Por que a presença de Jesus faz toda a diferença?
Resposta: Porque Ele ressuscitou, revelando-se como Deus que tem poder sobre a morte.    

Quando José recebeu a revelação do anjo dizendo que Maria geraria uma criança por obra do Espírito Santo, o nome dela seria EMANUEL, que quer dizer: DEUS CONOSCO. (Is 7. 14; Mt 1. 23).
Infelizmente parece que às vezes nos esquecemos desta verdade.
Você procura lembrar no seu dia a dia esta verdade ao ponto de deixar um pouquinho de lado os seus afazeres para meditar nas verdades da glória eterna e louvar a Jesus por ser Ele o Deus cheio de glória? 
Infelizmente, há pessoas que vão à igreja e quando ouvem que Deus é presente no nosso meio, que Deus é bem presente na vida dos Seus, parece que isto não faz qualquer diferença para alguns.
O texto que acabamos de ler está dentro do contexto que fala sobre a Ressurreição de Cristo, mas fala também sobre a fé. Mas a verdade, o que vemos, é uma manifestação de incredulidade por parte dos discípulos. E podemos ter certeza de que é isto o que acontece muitas vezes conosco. Portanto o texto vai nos ensinar que: A PRESENÇA DE JESUS FAZ TODA A DIFERENÇA PORQUE NOS PREENCHE COM A SUA PAZ, ALEGRIA E PODER DO ESPÍRITO SANTO. Para uma aplicação prática para as nossas vidas vamos aprender:

1.A PRESENÇA DE JESUS FAZ TODA A DIFERENÇA PORQUE NOS PREENCHE COM A VERDADEIRA PAZ (vv.19, 21 e 26). A primeira virtude que desfrutamos quando entregamos a nossa vida a Jesus é a paz com Deus, por sermos justificados pela fé (Romanos 5.1). Você sabe o que isto significa uma pessoa como eu e você, ser declarada justa e inculpável aos olhos de Deus? Só Deus para fazer isso! É só assim que podemos ter a paz que o mundo não pode dar. Foi o que Cristo falou em João 14.27.
No mundo a pessoa tem paz quando prospera. Mas infelizmente muitos crentes também pensam assim. Mas se vierem a perder o que conquistaram, perdem a paz também.
Foi isto o que os discípulos sentiram quando Cristo morreu, o medo deles era como se tudo tivesse acabado. Não entendiam ainda sobre a ressurreição (v. 9). Para eles Cristo ainda era morto. E é assim que muitas vezes a nossa fé é enfraquecida, por uma incredulidade ao ponto de nos impedir de desfrutar a paz com Deus em meio a todas as adversidades da vida. Em seguida vamos aprender que:

2.A PRESENÇA DE JESUS FAZ TODA A DIFERENÇA PORQUE NOS PREENCHE COM A VERDADEIRA ALEGRIA (20). Os discípulos estavam assustados, com medo, e a presença de Cristo levou paz aos seus corações. Mas a verdade é que toda pessoa que desfruta a paz com Deus, passa a desfrutar em seguida a alegria da salvação. Isto acontece porque na vida cristã uma virtude atrai a outra. Mas a recíproca também é verdadeira.
Lembro-me de Howard Hendrix, considerado um dos maiores pedagogos dos Estados Unidos, quando falou na 7ª semana dos pastores no SBPV em 1989 o seguinte: O crente é a única pessoa neste mundo, que tem por obrigação de viver 24 horas por dia com um sorriso bem largo no rosto. Pense nisto!

3.A PRESENÇA DE JESUS FAZ TODA A DIFERENÇA PORQUE NOS PREENCHE COM O PODER DO ESPÍRITO SANTO (v. 22). O sentimento de medo, tristeza, ansiedade, raiva, desânimo, e outros males, impedem o agir do Espírito Santo em nossas vidas, porque nestes momentos a incredulidade toma o lugar da fé. Olhando para o texto, podemos fazer a seguinte pergunta: Por que será que Cristo não soprou o Espírito Santo logo que se colocou no meio deles?
Ele não podia fazer isso, porque precisavam antes receber: A paz de Deus (a justificação pela fé). A alegria da salvação (o desfrutar a certeza da salvação). Só depois é que a pessoa é cheia do Espírito Santo.
Muitos entendem que em Cristo já são templo do Espírito Santo. E isto é uma verdade. Glória Deus!
Mas Deus quer nos encher do Seu Espírito, para sermos testemunhas autênticas.
Mas como vamos ser testemunhas do Senhor quando estamos alimentando: tristeza, medo, ansiedade? Tenha certeza que estes sentimentos inibem a ação do Espírito Santo. Por isso, Deus quer que cada filho Seu busque primeiramente a paz, a alegria para depois ser cheio do Espírito Santo (Efésios 5.16-18).

CONCLUSÃO: Levante um clamor a Deus se você está abatido(a) e faça isto todos os dias, até desfrutar:
A PRESENÇA DE JESUS QUE FARÁ TODA A DIFERENÇA PORQUE ELE QUER NOS PREENCHER COM A SUA PAZ, ALEGRIA E PODER DO ESPÍRITO SANTO. Desfrute a presença de Jesus na tua vida e certamente Deus em Sua infinita graça e misericórdia continuará te abençoando.

Edécio Augusto (Congregação Presbiteriana do Pacaembu – Uberaba – MG).



Um comentário:

Mira disse...

Que glorioso!! Me ajudou muito!! Obrigada meu Deus!! Deus em Cristo continue te abençoando irmão.