segunda-feira, 8 de outubro de 2012

MATURIDADE EM TODAS AS SITUAÇÕES


Certo discípulo procurou o seu mestre e pediu conselhos sobre a melhor maneira de crescer e se tornar uma pessoa madura. O mestre então o orienta da seguinte forma:
Vá ao cemitério e fale mal de todos os mortos. 
O discípulo foi e fez o que o mestre orientou fazer: passou a xingar os mortos.
No dia seguinte ele voltou ao seu mestre que perguntou: E aí, como é que foi? Eles responderam?
Respondeu o discípulo: Claro que não mestre!
Então volte lá e faça o contrário: Elogie, fale bem de todos os mortos.
O discípulo obedeceu. Chegou ao cemitério e começou a falar bem dos defuntos.
Ao voltar ao seu mestre este quis saber se os mortos haviam respondido. 
Não mestre (respondeu o discípulo) isto é algo impossível ver e ouvir os defuntos reclamarem ao serem ofendidos, ou se alegrarem ao serem elogiados. São defuntos!  
Então o mestre concluiu entregando a ele a resposta à sua pergunta em querer saber qual a melhor forma de crescer e amadurecer em todas as áreas da vida. Então, o mestre lhe responde dizendo:
Filho! Para ser uma pessoa madura em todas as áreas da vida comporte-se da mesma maneira que os defuntos: Não deixe que os louvores ou as críticas destrutivas, te incomodem. Procure viver da melhor forma possível cada momento da sua vida começando por Cristo. Dando a Ele o primeiro lugar.

Nós ficamos muito preocupados com o que as pessoas pensam de nós, e isto é ruim porque faz com que deixemos de lado o principal que á agradar antes de tudo a Deus em Cristo Jesus.
Talvez você pergunte: E como eu posso agradar a Deus. Segundo a Bíblia só existe uma única forma de agradar a Deus que é pela fé. Na bíblia, em Hebreus 11. 6 está escrito: De fato, sem fé é impossível agradar a Deus.

Muitas vezes nos tornamos improdutivos, negligentes, quanto às críticas que recebemos. Quando isto acontece nos descuidamos e acabamos por enterrar os dons que Deus nos deu. Por outro lado, quando somos elogiados, corremos o risco de nos sentirmos superiores, passando a agir unicamente pelo prazer do reconhecimento e da fama, o que é também um desastre. Eu quero te desafiar neste estudo a pensar na seguinte lição:

A FÉ QUE AGRADA A DEUS NOS LEVA A AGIR DE FORMA MADURA EM TODAS AS SITUAÇÕES.

Na bíblia, em I Tessalonicenses 5:16 – 23 está escrito: 5.16   Regozijai-vos sempre. 5.17   Orai sem cessar. 5.18   Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 5.19   Não apagueis o Espírito. 5.20   Não desprezeis as profecias; 5.21   julgai todas as coisas, retende o que é bom; 5.22   abstende-vos de toda forma de mal.
É bom lembrarmos que esta carta foi escrita para uma igreja madura, que permanecia firme na fé, tornando-se até modelo para as outras igrejas (1.7). Era uma igreja diferente da igreja de Corinto que era uma igreja de crianças na fé.
Portanto com base no texto nós vamos aprender que:

A FÉ QUE AGRADA A DEUS NOS LEVA A AGIR DE FORMA MADURA 
EM TODAS AS SITUAÇÕES.

1. A FÉ QUE AGRADA A DEUS NOS LEVA A UMA ALEGRIA COSNTANTE v. 16. Esta é a alegria que só a salvação em Cristo pode nos proporcionar. A alegria da salvação é graça de Deus, portanto é eterna. A Bíblia diz que há alegria no céu quando um pecador se arrepende (Lucas 15. 7). A Bíblia diz que quando chegar o grande Dia, e subirmos para a glória, Deus vai enxugar toda lágrima dos olhos, ... (Apocalipse 21. 4). Isto nos leva a entender que o céu, o lugar onde os crentes em Cristo passarão a eternidade, será de alegria para todo o sempre. Mas eu creio que Deus quer que desfrutemos esta alegria a cada momento da nossa vida, desde agora e para sempre.

2. A FÉ QUE AGRADA A DEUS NOS LEVA A ORAR INCESSANTEMENTE v. 17. Tem crente que só ora quando vai à igreja ou em momentos difíceis, quando as coisas estão fugindo ao seu controle. Cultivar o hábito da oração é uma das melhores coisas que podemos desfrutar no nosso dia a dia. Devemos orar: indo para o trabalho, para a escola, quando vamos ao supermercado. Ore a Deus por tudo: confessando os seus pecados imediatamente; louvando e agradecendo a Deus pelo que Ele é e pelas muitas maravilhas que Ele opera em nossas vidas.
Em Ef 6:18 está escrito: ... orando em todo o tempo no Espírito ... Nossa vida de oração deve ser uma comunicação contínua com Deus.

3. A FÉ QUE AGRADA A DEUS NOS LEVA A DAR GRAÇAS A DEUS POR TUDO V. 18. Você costuma agradecer a Deus pelo simples copo d’água que você bebe? Em que momento que você é agradecido a Deus? Pense nisto!
Quando Jó passou por todo aquele sofrimento ele foi agradecido a Deus dizendo no capítulo 1:21-22 o seguinte:
Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor! Em tudo isso Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.

4. A FÉ QUE AGRADA A DEUS NÃO ENTRISTECE O ESPÍRITO SANTO v. 19. Se nós voltarmos a nossa atenção para os três primeiros pontos, vamos ver que é o oposto que entristece o Espírito Santo: tristeza, falta de oração (incredulidade) e ingratidão. A vida cristã é uma vida cheia de oração, intimidade com Deus, gratidão, .., e por que seria diferente?
Gosto sempre de lembrar o que um pregador num dos estudos disse numa conferência para lideres: O crente é a única pessoa no mundo que tem por obrigação de andar com um sorriso 24 horas por dia no rosto.

5. A FÉ QUE AGRADA A DEUS NOS LEVA A NÃO DESPREZARMOS O ENSINO. v. 20 - 22. Vejam que versos 16 ao 19 cada um deles encerra com um ponto, indicando que a frase encerrou. Mas os versos 20 a 22 estão separados por ponto e vírgula, indicando que devemos fazer uma pausa um pouco maior que a virgula, mas que a frase ainda não terminou.
Hoje o pós modernismo fala que não há uma verdade absoluta, pois todos tem a sua verdade, fazendo com que o Evangelho de Cristo, fique no mesmo nível que outros. E muitas igrejas hoje estão pregando mais para satisfazer o homem e não a Deus. Isto faz com que as pessoas escolham aquilo que querem ouvir. Isto é desprezar as profecias, a mensagem bíblica.
Mas o crente maduro, mesmo que sinta na alma o incomodo da Palavra, pois ela toca na ferida, ele se humilha, confessa a Deus, se levanta e continua a caminhada. Ele continua na sua caminhada, aí, mais à frente ele ouve uma palavra igual, mas ainda não se aprumou, ou escuta outra que o incomoda em outra área, sabe que é bíblica, o que ele faz? Ele se humilha, confessa. Quantas vezes ele ouvir e quantas for necessário, ele se humilha diante de Deus, porque ele sabe que Deus também jamais o desprezará. Por isso ele está sempre examinando a Palavra de Deus. Ele encontra tempo para isso. E é assim que ele encontra resistência para fazer o bem e rejeitar o mal. Mas não é nada fácil.

CONCLUSÃO: Viver pela fé não é nada fácil. As pessoas dizem que tem fé porque acham que ter fé é o simples fato delas falarem que tem. Mas ter fé não é nada, fácil. Foi por isso que Cristo falou para os discípulos: Se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda ... o que aconteceria? Dirás a este monte: ergue-te, e isto não seria impossível.  
Ter fé para a salvação é uma coisa. Mas ter fé dia a dia não é fácil. Querem um exemplo? Aceitar plenamente as doutrinas básicas da fé cristã não é nada fácil. A pessoa acreditar que o crente não perde a salvação não é nada fácil. A pessoa acreditar que em Cristo Deus nos vê perfeitos, puros, sem pecado algum, justificados. Isto não é nada fácil. Reconhecer, declarar perante todos que eu me considero o pior dos pecadores, também não é nada fácil. Acreditar que em Cristo, todos os nossos pecados: do passado, de hoje e os que eu ainda nem sei se vou ou não cometer já foram todos pagos lá na cruz, isto não é nada fácil.
Então, quando o crente entende, aceita e desfruta – DESFRUTA – as doutrinas básicas da fé cristã, aí é diferente. Ele está sempre se regozijando no seu interior. Ele está sempre em oração. Ele está sempre glorificando a Deus no espírito. O Espírito está sempre operante (ele não murmura, não esmorece, não desanima, ...). E sabe por quê ele está sempre em forma? Porque ele não despreza o ensino.

Como a pessoa pode dizer que vence o pecado se não busca um conhecimento correto da Palavra, dos ensinos básicos da fé cristã que é a base para a maturidade cristã?
Nesta vida nunca seremos perfeitamente vitoriosos sobre o pecado, mas para vencê-lo, precisamos ter primeiro um conhecimento correto de Deus e das doutrinas básicas da fé cristã. A partir daí, passo a passo, lentamente, vamos crescendo, nos fortalecendo e amadurecendo para vivermos dia após dia, uma vida feliz e plena de significado.
Em Oséias 4. 6 está escrito: O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.

Deus tem sempre o melhor para cada um de nós, a partir do momento que a nossa fé estiver totalmente voltada para Cristo Jesus. E só Ele para nos abençoar desde agora e para sempre.

Edécio Augusto.




Nenhum comentário: