sexta-feira, 18 de março de 2011

EU E VOCÊ SOMOS PRECIOSOS PARA DEUS.

Você acredita que foi Deus quem nos criou?
Alguma vez perguntas como: De onde eu vim? O que eu estou fazendo aqui? Para onde eu vou? Te incomodaram?
O assunto que eu quero destacar é o seguinte:

O SER HUMANO É O QUE EXISTE DE MAIS PRECIOSO PARA DEUS.

Você, eu, cada um de nós aos olhos de Deus, temos um valor incalculável. Como saber que isto é verdade? Através da Bíblia! Isto porque a Bíblia é a Palavra de Deus. Mas o que Bíblia ensina sobre este assunto?

No Antigo Testamento, no relato da criação em Gênesis, a presença do homem no mundo é atribuída diretamente a Deus. Só por este ato, pelo Deus de amor e poder, o homem foi “criado” (1. 27; 5. 1; 6. 7) e “formado” (2. 7-8). Mediante este ato criador, o homem foi levado a existir numa dualidade de relacionamentos – simultaneamente com a natureza e o próprio Deus. Foi formado do pó da terra e dotado com vida para a alma pelo fôlego de Deus. Deus é a origem de sua vida, e o pó é a matéria-prima de sua existência. O homem, portanto, não brotou da natureza mediante algum processo evolucionista natural. É o resultado da ação imediata de Deus, que usou a matéria criada já existente para a formação da parte terrena do seu ser. (H. D. McDonald).

Vamos ver o que a Bíblia fala sobre este assunto. Em primeiro lugar a Bíblia ensina que:

1. O HOMEM É UMA CRIATURA DE DEUS (Gênesis 1. 26, 27). A Bíblia diz que Deus é: Soberano, Eterno, Santo, Perfeito, Justo, Verdadeiro, Infinito em Graça, Amor, Misericórdia e Perdão, Criador, Onipotente, Onisciente, Onipresente ... Deus é dono de atributos incomensuráveis. Deus é invisível, porém real. Se Deus é o que é, com todos estes atributos, será que Ele nos criaria a toa, apenas por um capricho? Claro que não!
O texto que lemos diz que nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Estas palavras são sinônimas. No hebraico, o sentido das palavras imagem e semelhança é sombra.
A Bíblia fala que Deus é espírito e um espírito não tem osso e nem carne, não tem forma. (Ler Lucas 24. 39). Então quando a Bíblia fala que fomos criados a imagem e semelhança de Deus é porque Deus nos criou como uma sombra DEle, isto é, assim como Deus, temos: vontade, emoções, sentimentos, intelecto, isto porque Ele nos deu o Seu fôlego de vida (Ler Gênesis 2. 7) e a partir daí o homem passou a ser “alma vivente”. O que deve chamar a nossa atenção neste texto é que se Deus não tivesse soprado em nós o fôlego de vida, não seriamos criados à Sua imagem e semelhança, não seriamos uma sombra Dele. Na verdade seriamos como bonecos de barro, pois fomos criados do pó da terra. É por isso que devemos entender que Deus nos criou para Ele. Por quê?

2. O HOMEM FOI CRIADO PARA O LOUVOR E A GLÓRIA DE DEUS (Romanos 11. 36). Este versículo nos faz saber que eu, você, todos nós, fomos criados por Deus e para Deus. Então, a conclusão que chegamos é a seguinte: A NOSSA VIDA TEM SENTIDO PORQUE EXISTIMOS PARA DEUS. Não existimos por existir; não somos produtos do acaso. Nos criar para que existissimos, não foi um descuido de Deus. Ao contrário, foi da vontade DEle nos criar. Como podemos ter certeza disto?

3. O HOMEM FOI CRIADO POR DEUS DE FORMA MARAVILHOSA (Salmo 139. 13-16). Para ilustrar a obra prima de Deus em nos criar, o texto hebraico usa a figura de um tecelão quando toma em suas mãos as diversas cores de fios e se lança ao trabalho de um artista que faz a sua obra com muita sabedoria, dando atenção aos mínimos detalhes, entrelaçando os fios cuidadosamente para que o trabalho saia perfeito. É o que diz os versículos 13 “tu me teceste no seio de minha mãe” e no verso 15 ele diz “quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra”. Como eu já mencionei, a idéia de Deus ao nos criar, é como o trabalho de um hábil tecelão. E da forma que Deus nos criou, entendemos que a nossa vida é um mistério de Deus.
Os cientistas quando estudam o corpo humano eles ficam maravilhados com tamanha perfeição, e quanto mais estudam mais se convencem de que a Mão do Artista ao criar o homem, fez uma obra tão perfeita e ao mesmo tempo complexa, que eles não são capazes de decifrar a complexidade do nosso cérebro; do globulo ocular; do nosso coração; das nossas artérias; eles tremem diante de tanta grandeza. Desta forma, a pergunta que nos cabe fazer é a seguinte: Quem pode entender a mim e a você? Ninguém, com exceção aquele que nos criou: DEUS!

Veja que interessante: Fomos criados um boneco do pó da terra. Quando Deus soprou nas nossas narinas o fôlego de vida ele deu sentido ao que não havia, colocou vida aonde não existia, em mim e em você. E Ele ordenou que o casal, homem e mulher, crescessem e se multiplicassem (Gênesis 1. 28; 2. 7, 18). Isto quer dizer que: O SER HUMANO É O QUE EXISTE DE MAIS PRECIOSO PARA DEUS.

Agradeça a Deus pela tua vida e firme-se em Cristo. Continue lendo estes estudos que na próxima semana eu vou escrever sobre o homem e a sua queda.

Em Cristo, você é sempre abençoado por Deus.

Creia nisto!

Edécio Augusto.

Nenhum comentário: