segunda-feira, 1 de junho de 2009

NEM TUDO É POSSÍVEL.

Quando o apóstolo Paulo escreveu a carta aos Filipenses, fez quando se encontrava numa prisão, o que não era nada fácil por ser um lugar indesejável e de sofrimento; mas esta foi a experiência pela qual passou por pregar o Evangelho de Cristo. Mas em momento algum ele desfaleceu, murmurou, isto porque entendia que Deus tinha um propósito soberano em sua vida, e desta forma ele não se sentia prisioneiro de homens e sim de Deus, o que fazia com que até mesmo em meio a tantas lutas e provações, conseguia escrever sobre: regozijo, gozo e alegria.
Esta alegria que o apóstolo sentia e da qual ele compartilha por toda a carta com os Filipenses e é claro que conosco também, é uma alegria que tinha como propósito influenciar, contagiar a todos e com isso ele escreve no capítulo 4.10-13 o seguinte:

“Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade. Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.”

O que deve chamar a nossa atenção é que o próprio apóstolo foi um homem que servia a Deus, mas isto não o isentou de ter que aprender a viver contente em toda e qualquer situação. Parece que experiências de pobreza, escassez, fome e até humilhações, foram momentos que o inquietaram; mas com sua fé firmada em Cristo e alicerçada na Bíblia Sagrada estes momentos difíceis passaram a ser de aprendizado e cada vez mais de amadurecimento.

Infelizmente, muitos usam o verso 13 deste texto: “tudo posso naquele que me fortalece”, entendendo que vão conseguir carros zero, importados, empresas, apartamento de cobertura, imóveis, por interpretarem o texto de forma errada.

Deus pode tudo! Mas nem tudo nós podemos! O que Ele nos promete, muito mais do que bens matérias, financeiros e muito sucesso, é uma estrutura física, emocional, e espiritual, capaz de nos proporcionar muita paz e alegria em meio a muitas lutas e provações.

Edécio Augusto.

Nenhum comentário: