sábado, 26 de julho de 2008

PRISIONEIROS DE ESTACAS

ASSIM COMO UMA PEQUENA ESTACA PRENDE UM ELEFANTE,
SOMOS PRISIONEIROS DE PEQUENOS MAUS HÁBITOS.


Lembro-me dos bons tempos de criança quando os circos se instalavam de cidade em cidade para uma temporada com os seus espetáculos. Logo que entrava numa cidade, despertava a atenção de todos desde as crianças até aos mais velhos que corriam para ver o circo passar trazendo os seus artistas: palhaços, trapezistas, malabaristas e os animais adestrados.
Principalmente para as crianças, este movimento era algo hilariante!
Diante de tudo isto tinha uma cena que mais prendia a minha atenção e me deixava preocupado: Eu via todos os animais do menor até ao maior preso a uma jaula, com exceção do maior de todos que era o elefante preso apenas por uma estaca. Eu pensava comigo mesmo: Como pode um animal deste tamanho não conseguir arrancar um pauzinho enterrado ao chão? Será que este animal só tem tamanho? É tão fraco assim?
Isto me incomodava, até que um dia eu vim saber que aquela estaca em relação a força de um elefante não significava nada. O fato é que ele foi preso a ela desde pequeno e condicionado a isto até o seu crescimento.
É como se a estaca fizesse parte da vida do elefante!

Trazendo esta ilustração para a minha vida eu aprendi que isto acontece comigo e com cada um de nós seres humanos. Isto é, por causa da nossa natureza pecaminosa, trazemos conosco uma inclinação, uma facilidade para nos adequarmos aos maus hábitos que passaram por nossas vidas: pensamentos, emoções, sentimentos, vontades e ficamos presos a eles.
Mesmo nos sentindo muitas vezes fortes e capazes, vemos que diante destes fatos, quando fracassamos, por um abrir e fechar dos olhos, a partir de uma simples atitude, palavra, pensamento,..., caímos e aí percebemos que somos realmente fracos e que um simples ato de nossa parte pode causar um grande prejuízo, por estarmos presos a pequenos maus hábitos.
Não me refiro a - pequenos maus hábitos – dando a idéia de que é fácil nos livrarmos deles. Da mesma forma que o elefante, assim também somos nós, pois os maus hábitos fazem com que nos tornemos seus escravos, seja ele qual for.

Como eu disse, não é fácil nos livrar dos maus hábitos, mas é possíve!
Se você deseja encontrar este livramento, assim como eu tenho procurado me esforçar para isto, pare e pense nas palavras de Jesus que disse:

“Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8.31, 32).

A verdade que cada um de nós precisamos para nos libertar dos maus hábitos está na Bíblia Sagrada – A Palavra de Deus – e uma coisa é certa: Conhecer a Verdade, a Bíblia Sagrada, é que faz toda a diferença para sermos libertos.
Portanto, não esqueça:

ASSIM COMO UMA PEQUENA ESTACA PRENDE UM ELEFANTE,
SOMOS PRISIONEIROS DE PEQUENOS MAUS HÁBITOS.


Pense nisto e liberte-se através da Palavra de Deus – A Bíblia Sagrada.

Edécio Augusto.

Nenhum comentário: