segunda-feira, 10 de novembro de 2008

COLHEMOS O QUE PLANTAMOS.

TUDO O QUE PLANTAMOS COLHEMOS NUMA PROPORÇÃO BEM MAIOR.

Ontem eu sentei com o meu filho mais velho (15 anos) para ter uma séria conversa com ele, devido as más influências que vem recebendo de alguns colegas: vizinhos, colegas de escola, etc.
Sem dúvida esta é uma idade difícil e eu me coloquei ao seu lado para esta conversa, como pai e também como amigo. O que eu descobri é que ele começou a entrar em alguns sites curiosos, para a sua idade, mas que oferecem um certo risco à sua vida: moral, espiritual, psicológica e assim eu resolvi instruí-lo e mostrar as conseqüências de tudo o que fazemos e praticamos.

Como pais, devido a nossa experiência de vida, perante nossos filhos sabemos muita coisa, mas o que esquecemos é que eles não sabem nada e por isso os deixamos muito a vontade e entregues a todo tipo de influência que a vida oferece.
Ou seja: que tipo de influência nossos filhos estão recebendo fora: na rua, na escola, em relação ao tipo de influência que eles recebem dentro de casa?

Foi interessante observar que enquanto eu explicava para ele e para o mais novo também (11 anos), mostrando-lhes o perigo que a vida nos oferece, eles concordavam com tudo o que eu falava, com muita atenção, não porque já sabiam de tudo, ao contrário, mas porque estavam começando a descobrir como corremos riscos na vida dependendo daquilo que fazemos.
Realmente foi importante ver o quanto investir na vida dos nossos filhos é a nossa maior responsabilidade como pais.
Ao fim da conversa eu mostrei para eles a necessidade de estarem perguntando e querendo saber sobre as suas necessidades, curiosidades, prazeres, impulsos que é normal na adolescência, porém precisam ser muito bem administradas.

Há um versículo bíblico que deve despertar a atenção dos pais a fim de que saibam que por mais que os filhos sejam bons alunos e educados, eles ainda não tem nenhuma estrutura em relação a vida. O versículo que se encontra em Provérbios 22.15 diz o seguinte:

“A estultícia (estupidez, tolice) está ligada ao coração da criança,...”

Como é fácil nossos filhos: seja na idade que for: crianças, adolescentes, jovens, achar que já conhecem tudo da vida e não querem dar ouvidos; para eles os pais são quadrados, atrasados e por pensarem assim demonstram sua estupidez e tolice. O resultado será que no futuro sofrerão as conseqüências, porque ...

TUDO O QUE PLANTAMOS COLHEMOS NUMA PROPORÇÃO BEM MAIOR.

Não esqueça que quando plantamos uma semente, ela vai nos dar futuramente centenas de frutos e milhares de outras sementes.

Edécio Augusto.

Nenhum comentário: