terça-feira, 25 de novembro de 2008

FUGIR OU ENCARAR?

MUITAS VEZES O MELHOR É FUGIR OUTRAS O MELHOR É ENCARAR.

Tem situações que muitas vezes são difíceis de serem resolvidas só que não dá para sair fora delas e o melhor a fazer é encarar e ir até o fim; é agindo assim que podemos ver os bons resultados.
Mas há outras situações que não dá para encarar e o melhor a fazer é correr, sair fora, pois a coisa pode complicar ainda mais.

Seja quem for qualquer pessoa ao se defrontar com uma situação ameaçadora naturalmente age atacando ou fugindo, mas de certa forma, até mesmo quando se foge pode-se estar atacando, ou encarando de uma forma melhor aquela situação. Quando foge a pessoa muitas vezes toma esta decisão para evitar um problema ainda maior, ou seja, ao fugir ela está atacando um mal fazendo com que ele seja evitado. Esta fuga de certa forma é um ataque contra o mal.

É fácil rotular uma pessoa de medrosa quando ela foge tentando evitar um mal, num mundo onde a valentia predomina. E rotulamos uma pessoa de boa de briga, valentona, quando ela encara a situação na força do braço ou coisa parecida. Infelizmente estes são os que morrem mais rápido como temos visto na TV.

Mas qual a melhor forma de viver neste mundo onde a violência se torna cada vez maior?

Uma coisa que eu tenho aprendido – mas confesso que é difícil – se necessário for mudar o comportamento. Dependendo do comportamento diante de uma situação, expressamos a nossa convicção naquilo que acreditamos ser.

Por exemplo: Se eu estou no trânsito e um outro carro esbarra no meu e ao parar a pessoa já sai agredindo, ela tem convicção de que esse tipo de situação se resolve no tapa e não conversando, na justiça, etc.
Você já pensou se tudo fosse resolvido na base do tapa, como seria o mundo?

É claro que cada um de nós temos temperamentos diferentes, o que não significa que podemos sair por aí brigando, batendo, ofendendo, sendo que existem outras formas mais dignas de tratarmos com as pessoas.
Concordamos que o ser humano não nasceu para apanhar, mas também não nasceu para bater. Sendo assim, qual a melhor decisão a tomar: FUGIR OU ENCARAR?

MUITAS VEZES O MELHOR É FUGIR OUTRAS O MELHOR É ENCARAR.

Antes de tomar qualquer decisão estupida, pare, pense e decida. Faça sempre o melhor, e o melhor é fazer a vontade de Deus e esta nunca, jamais será agredir ao próximo.

Edécio Augusto.

Nenhum comentário: