segunda-feira, 3 de novembro de 2008

DÊ A QUEM TEM NECESSIDADE.

NÃO DÊ A QUEM LHE PEDE DÊ A QUEM TEM NECESSIDADE.

Hoje não é tanto - por existir uma ronda policial 24 horas por dia perto de casa - mas houve um tempo em que o número de pessoas pedindo - em especial dinheiro - chegava a ser quase que diariamente e muitos com medo davam. Parece que eles combinavam querendo intimidar os moradores e quando eles ouviam um “não”, alguns se aborreciam e olhavam de baixo pra cima como se estivesse ameaçando.
São pessoas de todos os tipos que aparecem e alguns deles são verdadeiros artistas, conseguindo fazer com que os moradores acreditem na sua triste história. Outros eram pessoas que necessitavam realmente, mas entre um e outro era difícil distinguir.

Lembro-me de um que chegou e pediu uma ajuda. Nós estávamos lanchando e eu fiz um sanduíche para ele. Quando ele viu que era um lanche sua aparência mudou ficando com um semblante de raiva e me disse: Ô véio, sanduíche? Me arruma um troco aí meu! Pô dexa disso, dá uma merreca aí! Eu não dei e ele saiu contrariado com o sanduíche.

Um outro bateu em casa pedindo dinheiro porque a sua filhinha tinha acabado de morrer e explicou: Eu sô de fora e vim aqui pra trazer a minha filha que ficou internada no hospital escola cinco dias e hoje pela manhã, por causa da meningite, veio a falecer, e nós precisamos voltar para nossa cidade que fica sessenta quilômetros daqui. Minha esposa ficou preparando os documentos e eu estou tentando arrumar o dinheiro pra gente voltar.

Penalizado eu acreditei na conversa do mentiroso e espertalhão e dei um trocadinho pra ele.
No dia seguinte eu estava na casa da minha irmã e contei o que aconteceu por ainda estar sentindo pena do “pobre pai enlutado”.
Ao ouvir a história um dos meus sobrinhos disse: E tio, você também foi vítima desse golpe?
Explicando, ele falou que teve um encontro com este rapaz por duas vezes contando a mesma história: Uma vez foi na porta da sua casa e dois dias depois na porta do seu trabalho.

Há muitos textos na Bíblia que fala da nossa obrigação em ajudar aos pobres e necessitados, aos órfãos e viúvas, mas acredito que muitos destes estão deixando de serem beneficiados pela esperteza dos aproveitadores que chegam sempre na frente. São estes que fabricam filhos para pedirem esmolas nas ruas e levarem para eles sustentarem seus vícios. E por curiosidade, um dia eu fiquei sabendo que tem pessoas que saem pela rua pedindo e chegam a ganhar no final do dia pelo menos 30 reais, não menos que isso. Parece um negócio da china, mas estas e outras pessoas, o que elas não sabem é disto:

“E não há criatura que não seja manifesta na sua presença (de Deus); pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas (Deus).” Hebreus 4.13

Portanto lembre-se:

NÃO DÊ A QUEM LHE PEDE DÊ A QUEM TEM NECESSIDADE.

Edécio Augusto.

Nenhum comentário: