terça-feira, 23 de setembro de 2008

HUMILDADE: O SEGREDO PARA O SUCESSO.

OS QUE SE DEIXAM LEVAR PELO ORGULHO SERÃO HUMILHADOS,
MAS OS QUE SE HUMILHAM SERÃ EXALTADOS E BEM SUCEDIDOS.


Tony era garçom e tinha um sonho: Montar um buffet para realização de festas, casamentos e eventos. Era um rapaz jovem e um profissional habilidoso, porém, não refreava uma atitude muito negativa que possuía: o seu orgulho.
Era um rapaz que contava muitas vantagens; ele se achava o máximo e dizia que em breve ele seria um grande empresário. Quando era contratado para um serviço fazia de tudo para passar por cima dos outros garçons que com ele trabalhavam e dizia para eles que quando abrisse o seu buffet, nenhum deles, colegas de trabalho trabalharia para ele, pois dizia que não tinham experiência como a dele.

Para que o seu sonho se realizasse o mais rápido possível, ele começou a se infiltrar entre as pessoas influentes na sua cidade e que freqüentavam a alta sociedade. As vezes, quando ele conseguia uma oportunidade de trabalho entre esta classe de pessoas, aí é que o seu orgulho crescia ainda mais deixando-o mais chato que o normal. Era uma atitude insuportável!

Certa vez, uma das pessoas mais ilustres da cidade, resolveu dar uma grande festa e contratou Tony para cuidar de tudo. Ficou tudo na sua responsabilidade!
Ele não perdeu tempo e contou para toda a cidade dizendo que uma vez à frente deste evento, ele teria oportunidade de mostrar a alta sociedade o que é fazer um buffet e assim fez. Tony deu o melhor de si e preparou uma linda festa.
Foi uma festa que reuniu até os serviços da imprensa: TV, rádio e o jornal da cidade e Tony aproveitando a oportunidade fazia o seu marketing pessoal.

Tudo corria muito bem enquanto os convidados iam chegando e se acomodando em mesas de quatro lugares. O rapaz não perdia tempo, fazia questão de rodear o salão com sorrisos, aceno de cabeça como se ele é que fosse o anfitrião.
Chegou a hora de servir o prato inicial: caldo, vinho, torradas com alho e queijo.
Nisto um dos garçons falou a ele que serviria a mesa do anfitrião. Tony imediatamente o repreendeu dizendo: Quem é você para servir o dono da festa? Coloque-se em seu lugar!
Tomando à frente Tony pegou uma bandeja de prata e colocou quatro caldos, quatro taças com vinho, e as torradas, para fazer a abertura. Sendo assim ele cruzou o salão com muita elegância no que chamou a atenção de todos e se dirigiu à mesa do dono da festa que se preparava para uma palavra de agradecimento aos convidados.
Quando o rapaz se aproxima da mesa do anfitrião, o que ele não esperava era pisar numa azeitona que mal se via no chão. Aquilo foi suficiente para ele perder o equilíbrio e se estatelar, deixando a bandeja cair sobre o anfitrião e os seus convidados que estavam com ele à mesa. Ao se levantar ele vê a situação, o clima que criou: as roupas do anfitrião e dos seus convidados sujas de vinho, caldo e torradas espalhadas pelo chão. De certa forma ele fez com que a festa perdesse o brilho.

Embora essas coisas possam vir a acontecer, ele acabou perdendo o prestígio que estava começando a ganhar na alta sociedade.
Talvez se ele fosse uma pessoa humilde e agisse como um verdadeiro líder, ele teria evitado o problema e estaria ganhando mais prestígio para abrir o seu buffet.

Na Bíblia, em Filipenses 2.3 está escrito: “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmos.”

E não esqueça:

OS QUE SE DEIXAM LEVAR PELO ORGULHO SERÃO HUMILHADOS,
MAS OS QUE SE HUMILHAM SERÃO EXALTADOS E BEM SUCEDIDOS.


Edécio Augusto.

Nenhum comentário: