domingo, 28 de setembro de 2008

UM TOQUINHO DE LÁPIS E UM PEDACINHO DE PAPEL.

UM TOQUINHO DE LÁPIS E UM PEDACINHO DE PAPEL
É A MAIOR MEMÓRIA DO MUNDO.


As crianças nas escolas até uma certa idade usam só lápis. No meu tempo, era normal abrir os estojos e ver aquele toquinho de lápis bem apontado. Mesmo que tivesse um lápis novinho, ainda sem ponta, ele só podia ser usado depois que acabasse o tal toquinho. Naquela época os pais ensinavam as crianças a economizar até onde desse, para depois começar a usar o novo.
E não é que o toquinho resolvia o problema assim como um lápis novo!

Por falar em toquinho de lápis, eu me lembrei da falta que ele faz junto com um pedacinho de papel. Nesta semana eu estava em casa e minha esposa pediu para que eu fosse ao supermercado comprar algumas coisas – ao todo eram cinco itens – sendo que um deles eu deveria comprar em outro lugar ao voltar.

Eu falei comigo mesmo o que era preciso comprar duas a três vezes – para não esquecer – como nos foi ensinado; antes de sair, conhecendo o esposo que tem ela perguntou: Não quer que escreva num papel para não esquecer? E eu respondi: Não! Não há necessidade, são cinco itens, não dá para esquecer!
Para que ela tivesse certeza da minha certa incerteza eu repeti cada um deles e saí; mas eu confesso que vi no seu semblante um olhar de desconfiança.

Chegando ao supermercado eu comprei o que precisava, mas a caminho, quando deveria passar no outro estabelecimento ... EU ESQUECI!
Não deu outra!
Ao chegar em casa todo contente – eu gosto de fazer as coisas que ela me pede – assim que eu coloquei as compras sobre a dispensa ela me perguntou com um ar de riso: Comprou tudo? Imediatamente eu me lembrei do esquecido e respondi: Ai amor, esqueci! E eu tive que ouvir: Eu sabia! Eu tinha certeza! E agora, eu vou precisar!
Diante da necessidade e do meu esquecimento eu voltei pelo mesmo caminho para comprar o que ela precisava na horta do seu João: um amarradinho de cheiro verde!

Eu ouço a voz da minha esposa até hoje dizendo: Não quer que escreva num papel? Não! Responde o gênio!

Eu confesso que para mim a melhor maneira de cumprir com os meus compromissos é tendo um toquinho de lápis e um pedacinho de papel; é claro que para os compromissos mais sérios eu uso uma folha de planejamento diário, semanal e mensal, porque para eu esquecer algum deles não é difícil.

Com você é assim também? Você tem necessidade de um toquinho de lápis e um pedacinho de papel? Acredito que sim! Você sabe usar sua agenda e palnejar os seus compromissos diários, semanais, mensais, ... ?

Há um texto bíblico que pode nos alertar a sermos mais cuidadosos com os nossos compromissos seja: em casa, na escola, no trabalho, na igreja, .... Está registrado em Efésios 5.15 e 16 que diz:

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus.”

O tempo e as oportunidades que Deus nos dá são preciosos e devem ser aproveitados da melhor forma possível. Embora em algumas situações uma falha dessa seja até engraçada, como a que aconteceu comigo, em outras as conseqüências podem causar sérios problemas.

Por isso não esqueça:

UM TOQUINHO DE LÁPIS E UM PEDACINHO DE PAPEL
É A MAIOR MEMÓRIA DO MUNDO.


Edécio Augusto.

Nenhum comentário: