segunda-feira, 1 de setembro de 2008

O PERDÃO É NECESSÁRIO.

PERDOAR É NECESSÁRIO PORQUE DÁ AO OUTRO A CHANCE DE UM RECOMEÇO; ISTO NÃO SIGNIFICA QUE TUDO DEVE VOLTAR AO QUE ERA ANTES, AO CONTRÁRIO, MUDANÇAS PODEM SER NECESSÁRIAS

O respeitoso teólogo Dr. J. Dwight Pentecost escreveu o seguinte: Uma pessoa que é tão insensível a uma injustiça ou a uma violação de um direito ou a um amor ferido a ponto de não se zangar, não é bem uma pessoa humana. Ele diz mais: Alguém que tem a capacidade de amar tem de se sentir irado às vezes. E acrescenta: O ressentimento, o rancor, é o fruto da raiva, mas um fruto que não foi colhido.

Um pastor muito conhecido escreveu num dos seus livros que muitas vezes, num ambiente onde há: infidelidade, desrespeito, humilhação e violência, a separação pode ser o melhor caminho.

Quando se fala de perdão muitos tem a idéia de que perdoar é esquecer! Esquecer o que?
Eu pergunto: Quem, além de Deus tem esta capacidade? Ninguém; só mesmo ELE, o Senhor!
A Bíblia fala que ao perdoar o pecador, os nossos pecados, ELE os lança no mais profundo mar (Miquéias 7.19). Estes pecados perdoados são como se tivessem sido lançados como lixo nas profundezas do oceano, ou seja, não voltam mais a tona. Em outro texto o profeta escreveu que dos nossos pecados ELE não pode mais se lembrar (Isaías 43.25).
Este é o perdão que Deus concede a todos os pecadores que aceitam a Jesus Cristo em suas vidas como o seu Único e Suficiente Salvador. Nossos pecados são esquecidos por Deus.

Com relação ao perdão que devemos dar ao próximo, a Bíblia fala que deve ser o mesmo que o de Jesus, porém, segundo a Bíblia um dia seremos como Ele é. Por enquanto, nós não temos a capacidade de esquecer. Você concorda?
Dependendo do perdão, perdoar é fácil, mas o perdão de Deus é esquecer, conforme os textos acima.
Quando Deus perdoa ELE esquece, por outro lado, nós, quando perdoamos é como se lançássemos as ofensas dentro de um saco e amarrassemos a boca e colocassemos num canto, não tendo mais o direito de abrir para trazer de volta as ofensas perdoadas. Isto é, eu sei que a ofensa aconteceu, mas eu não tenho mais o direito de tocar no assunto. Isto é perdoar!
Então, quando eu perdôo, eu dou ao outro o direito de recomeçar. É assim que Deus sempre, sempre nos trata. Ele sempre nos dá a oportunidade de recomeçar.
Por outro lado, muitas vezes, este recomeço terá que ser de outra forma para evitar novos problemas. Com isto eu posso dizer à pessoa: Eu te perdôo, e desejo toda a felicidade e para que tudo corra bem entre nós eu proponho que a partir de agora façamos o seguinte: ..... (e expõe como será). Deus também faz isso, pois ELE tem o Seu pópósito para a nossa vida.
O problema de conviver juntos ou não, não significa que não houve perdão. Dependendo do caso o melhor às vezes pode ser a distancia, e quando a outra parte precisar de ajuda a pessoa estará pronta, ao seu lado. Como foi o caso de Abraão e seu sobrinho Ló.
Isto pode acontecer até mesmo num casamento. Se tomarmos como exemplo um casamento misto entre um escolhido de Deus e o outro não, a Bíblia deixa claro que se a parte incrédula quiser a separação que o eleito não impeça. Esse texto se encontra em 1 Corintios 7. 10 a 15. Leia com atenção.
Há outros textos que podem confirmar em muitos casos que o perdão acompanhado de um afastamento é uma boa solução. Ler Mateus 18.15-17.
Com base neste texto eu te pergunto: Você sabe o que é considerar um crente como um gentio e publicano?
É um crente que se tornou tão duro que não se arrepende e nem mesmo merece as nossas orações, este crente, pela dureza do seu coração, é considerado como alguém fora da comunhão da igreja e por isso não merece nem mesmo as nossas orações, isto é, Deus tratará diretamente com ele, fora do contexto do Seu povo.
Um outro texto que diz que não devemos nos associar com alguém que diz ser um dos nossos e faz coisas horríveis sem reconhecer seus erros, diz a Bíblia que com estes não devemos nem nos assentar para comer. Leia 1 Coríntios 5.9-11.
Não importa qual tenha sido a ofensa, o problema, devemos perdoar, porém, se houver necessidade, o afastamento para evitar problemas futuros pode ser uma boa decisão.
Quanto ao tempo, Deus é um Ser eterno, infinito e atemporal; Ele sabe operar através do tempo como diz Eclesiastes 3.1-8. Leia esse texto com atenção.

Quando estudamos a história de José e aprendemos sobre o perdão que ele concedeu aos irmãos depois de quase vinte anos separados onde Deus trabalhou com ele, é este exemplo que devemos aplicar em nossas vidas, pois o perdão é algo que vem do coração de Deus.
Por outro lado, não podemos deixar de lembrar que a figura de José tipifica CRISTO.

Sem dúvida este é um assunto que merece mais tempo para ser discutido, mas a princípio eu entendo que:

PERDOAR É NECESSÁRIO PORQUE DÁ AO OUTRO A CHANCE DE UM RECOMEÇO; ISTO NÃO SIGNIFICA QUE TUDO DEVE VOLTAR AO QUE ERA ANTES, AO CONTRÁRIO, MUDANÇAS PODEM SER NECESSÁRIAS.

Edécio Augusto.

Nenhum comentário: