quinta-feira, 25 de setembro de 2008

UM PREMIO SEM VALOR.

QUEM JOGA SEMPRE ESPERA GANHAR,
MAS HÁ QUEM GANHE SEM NADA GANHAR.


Há muitos anos atrás, quando começou a loteria esportiva, na época da zebrinha do fantástico (você lembra disso?) As casas lotéricas ficavam lotadas principalmente nos finais de semana, assim como é hoje.

Nesta ocasião ouvi uma história que me deixou preocupado com o tal de jogo, embora nunca tenha tido inclinação para isso.

Ouvi sobre um homem, chefe de família que jogou alguns cartões e ao conferir viu que havia acertado num dos cartões os treze jogos. Ele, reunindo toda a família começaram a festejar antecipadamente. Não demorou muito e começou a esbanjar o seu cartão mostrando para todos que viam que realmente o “homem da sorte” havia conseguido marcar os treze pontos.

Provando com o cartão que era o novo “milionário” naquela cidade, foi comemorar a sua sorte com mais festividade. Sacando toda a reserva da poupança de muitos anos, não pensou duas vezes, começou a agir como um milionário, gastando como achou melhor:

- A princípio, ele deu tudo o que tinha em sua casa: geladeira, televisão, aparelho de som, eletrodomésticos, etc.
- Em seguida contratou uma casa especializada em festas e eventos e ofereceu uma bela churrascada regada com todo tipo de bebidas: refrigerantes, cervejas, wisk e convidou vários amigos que passaram a noite toda bebendo e comendo.

No dia seguinte (segunda feira) viu que não tinha mais dinheiro, estava de ressaca e mal conseguia sair da cama deixando para receber o prêmio na terça feira a fim de saldar as dívidas devido a tanta comemoração. E assim fez!
Na terça feira, recuperado da ressaca, assim que o banco abriu, com um ar de felicidade, ele entra na agência e vai direto à mesa do gerente com o cartão premiado. O gerente faz a conferência, pega seus documentos e minutos depois pede para ele passar no caixa e receber o seu premio.

O que aquele homem não esperava era que os jogos que aconteceram naquela semana, eram jogos fáceis de acertar, sem zebra, e por isso milhares de pessoas ganharam, dando para cada um uma quantia insignificante.
O premio era de um valor tão pequeno que alguns nem foram receber.

O pobre “milionário” quando soube da realidade não acreditou no que estava acontecendo e nem mesmo na loucura que cometeu em comemorar um premio sem valor.
Só restava agora pensar em como faria para acertar as dívidas para quem ficou devendo.

Ele foi um daqueles que sempre espera algum resultado positivo do jogo, porém esqueceu que:

QUEM JOGA SEMPRE ESPERA GANHAR,
MAS HÁ QUEM GANHE SEM NADA GANHAR.


Sempre que eu conversei com algumas pessoas que gostam de gastar o seu dinheiro com jogo eu perguntei:

Todas as vezes que você jogou os resultados foram mais para lucro ou prejuízo? E todos me responderam: Foi mais para prejuízo!

Será que vale a pena continuar insistindo em algo que não traz nenhum benefício?
Será que vale a pena guardar dinheiro, as bençãos que Deus nos dá num saco furado?

Pense nisto!

Edécio Augusto.

Nenhum comentário: