segunda-feira, 2 de junho de 2008

CUMPRE O QUE PROMETES

DEUS ABENÇOA AQUELES QUE CUMPREM O QUE PROMETEM.

Estava na casa de minha irmã num momento descontraído, em família, quando um dos meus sobrinhos pediu licença dizendo que precisava sair para resolver alguns problemas e voltaria logo. Quando ele pensou em sair, foi impedido pelo filho de cinco anos que pedia para ir junto porque queria passear com o pai. Tentando convence-lo a ficar dizia: O papai volta logo filho, fica aí brincando com o seu irmãozinho!
O filho não aceitou o pedido do pai e disse em tom mais firme: O senhor falou que ia me levar pra gente sair junto hoje!
A mãe que estava por perto não deixou por menos e acrescentou: Foi isto mesmo, eu ouvi você prometer para o menino. Agora cumpra o que você prometeu!
Não deu outra: os dois saíram juntos em cumprimento da promessa feita, cobrada e reforçada na hora certa.

É desagradável e até um desrespeito quando nos prometem algo e não cumprem; ficamos chateados, achamos uma irresponsabilidade. Ninguém gosta disso! Pessoas que agem assim nós a identificamos como tratantes.
Mas pior ainda é quando NÓS prometemos e não cumprimos.
Imagine um líder, uma pessoa que está à frente, que deve ser modelo para os seus liderados, ser o primeiro a não cumprir o que promete; isto é muito triste.
Como podemos fazer com as pessoas aquilo que não esperamos que façam com a gente?
Não conheço ninguém que se acostume a isto!

Você cumpre com aquilo que promete ou não? Quando marca um compromisso com alguém você procura chegar no horário, atrasa um pouquinho, atrasa muito ou nem aparece?
Seja um pequeno ou um grande atraso, a pessoa que promete e não cumpre está sempre em falta e faz com que os outros percam a confiança nela. Eles começam a perceber que confiar em alguém que tem esse mau hábito é prejuízo, não vale a pena. Isto gera uma imagem muito negativa, e muitos relacionamentos acabam por causa disso.

Certa vez um pastor marcou com a esposa e os filhos um programa em família para o fim de semana. Planejaram viajar, pescar, almoçar fora, levar os filhos no parque de diversões, tomar sorvetes – coisa que a família não fazia já há algum tempo. Os filhos, ainda crianças, ficaram muito contentes e não viam a hora de chegar o fim de semana.
O fim de semana chegou, amanheceu lindo e mais bonito ainda era ver as crianças com um sorriso estampado no rosto rodeando o pai o tempo todo para darem início ao programa prometido. Antes que saíssem para o passeio o telefone tocou.
Era o presidente da Associação Comercial daquela região próspera que havia marcado uma reunião com vários empresários, homens fortes e influentes na sociedade e que souberam que aquele pastor havia desenvolvido uma tese voltada para um assunto que eles precisavam conhecer mais. Tratava-se de um momento muito importante e seria uma reunião de grande repercussão. Todos seriam beneficiados, inclusive o pastor quanto ao seu ministério.
Aquele pastor, ouvindo o que lhe falava o presidente da Associação Comercial e que esperava como resposta um sim, olhou para a alegria dos filhos e da esposa que já esperavam para sair e respondeu:

Meu prezado irmão e amigo: Deus está me mostrando que eu não posso participar desta reunião por já ter marcado anteriormente um compromisso em família neste dia, e nós já estamos de saída. Amanhã conversaremos.
A princípio, quando todos os presentes souberam da decisão do pastor ficaram confusos, mas em seguida, aqueles empresários, acostumados a assumirem compromissos e não falharem, ao saberem da atitude daquele homem entenderam que se tratava de uma decisão tomada por um verdadeiro líder que quando assume um compromisso não tarda em cumprir. Com esta atitude, aquele pastor ficou sendo mais respeitado ainda e todos concordaram em deixar para outro dia... e o resultado foi maior do que o esperado.

Você marcou algum compromisso para hoje, esta semana: com os filhos, com a esposa, na igreja, com o seu funcionário, não importa onde e nem com quem. Lembre-se de uma coisa, sendo um compromisso de coração, sério, louvável, não deixe de cumprer.

DEUS ABENÇOA AQUELES QUE CUMPREM O QUE PROMETEM.

Edécio Augusto

Nenhum comentário: