terça-feira, 3 de junho de 2008

PROJETO PAIS E FILHOS BONS AMIGOS

OS FILHOS PRECISAM DOS PAIS COMO OS MELHORES AMIGOS

Ontem, assim que os meninos chegaram da escola, fizemos nossa refeição – esta é para nós a hora que aproveitamos para um tempo de oração com a família e colocar nossa conversa em dia. O mais novo (10 anos) falou do assunto que uma das professoras vai tratar na classe: álcool, cigarro, e outros temas. Em seguida eu perguntei para o mais velho (15 anos) o que os jovens na idade dele mais conversam na escola, se era o mesmo assunto; ele respondeu que não, e acrescentou:

Entre nós quase não se fala de drogas, álcool, vício, ...., não faz a nossa cabeça. Quando comentamos alguma coisa sobre isto é porque ouvimos no noticiário da TV e recebeu certo destaque; do contrário, pouco se comenta. Na minha turma o que mais se fala é sobre SEXO.

Como já estava na hora dele ir para o curso de inglês, a conversa ficou para uma outra oportunidade. A partir daí eu fiquei me questionando sobre a realidade que muitos adolescentes nesta idade enfrentam.

Desde cedo, a maioria deles se tornam prisioneiros das drogas, do álcool, da prostituição, do roubo, do crime, da violência,... e por que estas coisas acontecem?
Estas coisas acontecem geralmente porque não recebem nenhuma atenção em casa; não tem quem cuide; não tem quem os oriente sobre os perigos da vida.

Sou esposo, pai, líder, e trago comigo uma experiência de alguns anos de vida onde enfrentei momentos em que a vida me agrediu e me feriu violentamente. Estudei em boas escolas, nasci num lar cristão, tive tudo o que um adolescente necessita, mas houve um momento em que me ví dentro de um poço onde parecia que eu nunca mais sairia.

Seriam os pais culpados?

Tem um texto bíblico em Provérbios 22.6 que diz:

"Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele".

Na verdade, acredito que a maior parcela de culpa em relação aos filhos se desviarem do bom caminho, caem sobre os pais.

É muito difícil para eu que sou pai tocar neste assunto, mas tenho que ser muito sincero comigo mesmo.

Vamos fazer uma avaliação do que estamos fazendo em relação aos nossos filhos:
Temos procurado conversar com eles? Temos procurado saber o que eles estão aprendendo na escola? Temos interesse em saber com quem eles andam? Temos falado do amor de Deus para eles?

Afinal: que tipo de pai temos sido?

OS FILHOS PRECISAM DOS PAIS COMO OS MELHORES AMIGOS

Edécio Augusto.

Nenhum comentário: