segunda-feira, 4 de agosto de 2008

CRITIQUE PARA CONSTRUIR E NÃO DESTRUIR.

TODA CRITICA DEVE GERAR BONS RESULTADOS EM BENEFÍCIO DO PRÓXIMO

É fácil encontrar pessoas que ao ter conhecimento de um fato, uma situação, um projeto que está para ser realizado na família, na escola, no trabalho, na igreja, no governo, dar a sua opinião. São pessoas que muitas vezes fazem isso até sem querer, sem que se peça o seu palpite, mas ao fazer sua critica acabam trazendo benefícios.
A meu ver, toda crítica na maioria das vezes tem um lado positivo; o problema é quando a crítica não é construtiva; pior ainda é quando temos à nossa frente aquele crítico que nunca fala bem, só sabe ver defeitos; o pior é que os defeitos que ele vê não existem. Este é daqueles que não ajuda em nada, ao contrário, só atrapalha, só sabe criticar, ver os defeitos, só enxerga maldade no que vêem e saem falando para os outros. Pessoas assim não aceitam críticas em relação aos seus atos e projetos, mesmo que sejam benéficas. E quando se faz algum comentário a respeito dela se agita e procura logo sair em sua própria defesa.
Viver, trabalhar, estudar com pessoas assim, prejudica qualquer relacionamento e abala até mesmo as emoções, pois a intenção da pessoa é prejudicar, causar contenda, difamar e talvez até levantar um mal.

É um fato que toda crítica de certa forma tem o seu lado bom, porém, apresentar uma solução à crítica feita beneficia o projeto e o resultado são os melhores: confiança, amizade, respeito, alegria, segurança, companheirismo e fortalecimento no relacionamento.

Você é uma pessoa crítica? Por exemplo:

Quando existe um projeto e pedem sua opinião você procura ser sincero? Ser sincero é bom, mas quando a nossa sinceridade aponta um problema, um mal, sem apresentar uma solução é melhor ficar calado.

E quando você vê a pessoa da família, do trabalho, da escola, da igreja, realizando um projeto que não está certo e sabe que pode contribuir com ela, porém a pessoa está tão entusiasmada e convencida de que está totalmente certa e parece que não quer mudar de idéia. O que você faz?
Cuidado! Não se precipite! Apresente soluções que desperte a atenção da pessoa em resposta ao que você sabe que não está correto: escrevendo, desenhando, detalhando com criatividade e fazendo com que a pessoa faça uma avaliação entre o seu e o dela e fique convencida de que o seu projeto traz uma contribuição ao dela.

Leia o texto bíblico abaixo de Efésios 4.29 que diz:

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.”

• Palavra torpe significa uma palavra estragada, que não serve para nada, podre.
• Palavras que edificam são as que beneficiam o próximo, contribuem e por isso são necessárias.

Portanto lembre-se que:

TODA CRITICA DEVE GERAR BONS RESULTADOS EM BENEFÍCIO DO PRÓXIMO.

Critique, e que a sua crítica seja para o bem. Agindo assim você agradará a Deus e ao próximo.

Edécio Augusto.

Nenhum comentário: