quarta-feira, 20 de agosto de 2008

PREPARADO MAS NÃO PERFEITO.

ESTAR PREPARADO É SEMPRE NECESSÁRIO
MAS ISTO NÃO SIGNIFICA PERFEIÇÃO.


A vida nos cobra uma preparação diária em todos os sentidos: pessoal, espiritual, conjugal, familiar, profissional. É como um atleta faz antes de ir para as olimpíadas: se prepara para atingir o seu melhor.
Na vida não é diferente: todos os dias, precisamos nos preparar para atingirmos o melhor, porém, isto não significa que não vamos falhar!
Eu não sei como é a vida de um atleta destes, mas eu imagino que a responsabilidade é muito grande até chegar o grande dia de competir para conseguir o melhor depois de um bom tempo de trabalho árduo. Uma das coisas que me chama a atenção é saber que o trabalho de toda equipe para preparar um destes atletas é muito bem estruturado para passarem o melhor. Tudo é muito bem feito, com muito cuidado e atenção: cálculos, medidas, cronometragem, esquemas, roupas e alimentação especial, disciplina, hora para tudo, e muitos ficam até distantes da família. Isto para que fique tudo muito bem alinhado, pois a confiança em bater o recorde, ganhar medalha é o objetivo de cada um.
A partir daí o sonho começa a se despertar.

Chega o grande dia e tudo está muito bem preparado. O astro entra em cena e faz tudo muito bem feito, como foi estudado e orientado, mas ao tentar completar a última acrobacia ... o pior acontece: um simples e insignificante erro, um leve descuido, põe tudo a perder.
Lágrimas, tristeza, insônia, depressão, começam a tomar conta de toda aquela equipe.
A partir daí vem os comentários:

O atleta precisa estar preparado não só fisicamente, mas também psicologicamente. Um problema deste acontece por estarem mais preocupados em mostrarem para o mundo o que sabem fazer do que esquecer tudo e realizar bem o seu trabalho. Isso tira a concentração.

Será que é assim? Pode até ser! Mas eu pergunto: Como pode o atleta fazer tudo muito bem certinho na sua apresentação, desde o início e no salto final um leve descuido põe tudo a perder? Se ele foi muito bem até o fim, será que ele perdeu porque estava preocupado com quem estava em todo o mundo ou porque é um ser humano sujeito até mesmo a um pequeno erro?
Num momento deste é impossível a pessoa não ficar nervosa, por mais bem preparada que tenha sido, neste momento vem o nervosismo, ele se controla, mas tudo pode acontecer. Não dá para ser diferente.

A verdade é que tem esportes difíceis e outros bem mais fáceis – por exemplo correr –é um esporte fácil, muito mais fácil do que uma ginástica no solo, salto de vara, pois correr todos nós sabemos. É claro que não na velocidade do jamaicano, mas que sabemos, sabemos. Já a ginástica no solo, o salto com vara, pouquíssimas pessoas em todo o mundo sabem fazer.

Eu entendo que depois de todo um preparo que o atleta recebe para ir a uma olimpíada, automaticamente ele já está preparado psicologicamente, pois não acredito que não receba orientações psicológicas. A meu ver, o problema acontece porque:

ESTAR PREPARADO É SEMPRE NECESSÁRIO
MAS ISTO NÃO SIGNIFICA PERFEIÇÃO.


Edécio Augusto.

Nenhum comentário: