quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

APRENDA A ESPERAR.

SE A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE APRENDA A ESPERAR.

As pessoas mudaram bastante, de repente o mundo virou de cabeça para baixo, ninguém tem tempo para mais nada, as pessoas não tem mais paciência, estão reclamando em todo momento: no trânsito, na fila do banco, do supermercado, na sala de espera do consultório.

Uma das palavras chaves na Bíblia é o verbo esperar. A ação deste verbo significa: ter esperança, dar tempo, ficar na expectativa, isto porque quem espera, espera por algo e se espera é porque confia e tem certeza de que o que espera vai receber.
Mas quando a pessoa por não saber esperar se desespera ela perde a esperança que deveria ser a ultima a morrer e neste caso a esperança acaba antes do seu tempo e aí os problemas se agigantam levando a pessoa a ficar: inquieta, aflita, angustiada, nervosa, e desta forma tudo tende a piorar. Neste caso, o melhor a fazer é buscar a direção de Deus para que ELE alivie o sofrimento proporcionando paz.

É muito fácil a pessoa se deixar levar pela ansiedade, perder a esperança e se sentir nervosa, inquieta, agitada, pois a situação pela qual passamos nos nossos dias é capaz de produzir sempre o pior em nossas vidas. Para evitar que este mal nos atinja, precisamos aprender a administrar, controlar os nossos sentimentos e emoções para que em cada situação, sejamos prudentes e saibamos lidar com cada uma delas sem perder o controle.

Há algumas semanas atrás eu passei por um problema difícil que acabei ficando muito esgotado em todos os sentidos: físico, emocional, psicológico, espiritual, o que me causou fortes inquietações, ansiedade, me fazendo sentir sozinho, inseguro e com aqueles suspiros profundos. Perder a paciência era fácil; ficar nervoso por qualquer coisinha também – eu estava parecendo um velho ranzinza – tudo tinha que ser do meu jeito, caso contrário eu sentia um calor subiendo que quase me levava a explodir.
Entendendo que eu não poderia continuar daquele jeito, pois sabia que era conseqüência do que eu havia passado dias antes, eu resolvi controlar a situação e vencer estes obstáculos. Conversei com minha esposa e resolvi tirar uma férias sozinho para buscar a direção de Deus em minha vida a fim de voltar ao centro da Sua vontade. Aos poucos eu ía percebendo a ação de Deus em minha vida, mas sempre a carne entrava em ação trazendo de volta em escala menor a dor e o sofrimento.
Foi quando eu me lembrei do que disse o salmista:

“Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.” (Salmo 40.1). Leia todo o salmo 40.

Quando temos a Jesus Cristo em nossas vidas, temos livre acesso à presença de Deus; e quando oramos confiantemente ELE se inclina, nos ouve e nos atende. Basta saber esperar. Lembrando que a oração opera por meio da fé e da esperança.

SE A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE APRENDA A ESPERAR.


Edécio Augusto.

Nenhum comentário: