sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

AS APARÊNCIAS ENGANAM.

NÃO PROCURE PESSOAS PELA APARÊNCIA,
PROCURE ENCONTRAR PESSOAS COM QUALIDADES.

Não existe pessoa perfeita, sem defeitos, isto porque todos nós temos uma estrutura mais inclinada aos defeitos do que qualidades.
Por exemplo:

· Há quem ande a procura de um cônjuge perfeito e quando “encontra” se sente realizado, mas com o passar do tempo vem as decepções.
· Há quem se aproxime de uma pessoa pela sua aparência, pelo que ela tem, e com o tempo tudo se desmorona.
· O marketing pessoal é de grande necessidade, porém quando se tem como foco principal – como acontece hoje – logo se vê que isto é apenas uma pequena parcela, é só aparência. E quem é que não se engana com as aparências?

As aparências, com o passar do tempo trazem frustrações e a partir daí vem os comentários que sempre se ouve:

Ele (a) me enganou ... ;
Eu pensei uma coisa e foi outra ... ;
Não vai dar pra continuar com ele (a) desse jeito ...;
Onde eu estava com a cabeça? Eu devia estar cego (a) ...;

Uma atitude errada que cometemos é quando nos afastamos ou nos aproximamos de uma pessoa por criarmos uma imagem positiva ou negativa dela de imediato.
É claro que no que diz respeito a se apresentar para fazer um negócio a primeira vez, se apresentar para uma vaga de emprego, ou até mesmo para um encontro formal ou informal... , é certo nos preocupar com a imagem que vamos passar, esta sempre será o melhor cartão. Até no nosso dia a dia, a boa apresentação é o melhor que podemos entregar para as pessoas.

Antes de Davi ser escolhido como rei, o caçula da família de Gessé, Samuel, pessoa escolhida por Deus para esta missão escolheu o irmão de Daví mais velho, Eliabe por ter uma aparência que qualquer um gostaria de ter. Porém o texto bíblico em 1 Samuel 16. 5, 6 diz o seguinte:

“Sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe e disse consigo: Certamente, está perante o SENHOR o seu ungido. Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.”

É possível na maioria das vezes conhecer as pessoas e saber com quem estamos lidando. As principais regras são:

1. Olhe nos seus olhos e perceba se ela também olha nos seus. Os olhos falam muito alto;
2. Seja um bom ouvinte e avalie o tipo de conversa que esta pessoa tem. Na Bíblia está escrito que a boca fala do que está cheio o coração;
3. Observe se a pessoa é: humilde, educada, comunicativa, alegre, atenciosa, ...
4. Mas o ponto principal a ser avaliado é procurar descobrir qual o conhecimento que ela tem de Deus, da Bíblia Sagrada e conheça a sua fé. Este é o argumento mais importante que você deve ouvir de uma pessoa.

Portanto a mensagem é a seguinte:

NÃO PROCURE PESSOAS PELA APARÊNCIA,
PROCURE ENCONTRAR PESSOAS COM QUALIDADES.


Edécio Augusto.

Nenhum comentário: