sábado, 17 de janeiro de 2009

DISTINGUINDO A VERDADEIRA FÉ DA FALSA.

EM CRISTO A VERDADEIRA FÉ É PRODUTO DA GRAÇA DIVINA SOMENTE.


É muita comum encontrar pessoas que dizem ter uma fé verdadeira.
Se eu perguntar a alguém: Você tem fé? É quase certo que a pessoa me responda que sim, quase ninguém diria o contrário.
Mas é possível avaliar a verdadeira fé?
De certa forma sim.
Na verdade a Bíblia não deixa dúvida ao dizer que existe apenas uma só fé, a fé sobrenatural, divina, que é dada por Deus para aqueles que ouvem o evangelho de Jesus Cristo e crêem no poder de Deus para a sua salvação somente (Rm 1.16 e 10.17). A partir daí essa pessoa recebe o dom da vida com Deus passando a viver pela fé que é a única forma de agradar a Deus (Hb 11.6).
Mas como é possível agradar a Deus pela fé?
A fé verdadeira que agrada a Deus se manifesta na vida da pessoa da seguinte forma:

1. A pessoa tem o prazer de conhecer a Deus através de Jesus Cristo;
2. A pessoa sente prazer de conhecer a cada dia a vontade de Deus para a sua vida;
3. A pessoa tem o prazer de obedecer a vontade de Deus a medida que ela aprende;
4. A pessoa tem o prazer de crescer na vida espiritual e glorificar a Deus na sua vida;
5. A pessoa tem o prazer de se afastar dos prazeres que a vida proporciona: o pecado;
6. A pessoa tem o prazer de vencer a sua própria vontade para fazer a vontade de Deus;
7. A pessoa tem o prazer de resistir ao diabo e não dar lugar a ele;
8. A pessoa se sente cada vez mais pequena e incapaz de fazer a vontade de Deus.

Quando a pessoa diz que tem fé e não vive de acordo com a vontade de Deus, ela vive a sua própria fé, a que ela acha que tem mas não tem por acreditar em si mesmo, no seu potencial. Fala que acredita em Deus e outras coisas mais, mas tudo não passa de palavras vazias.

Eu passei por momentos difíceis na minha vida com Deus em relação aos prazeres da carne. Por um tempo eu me vi completamente distante dos caminhos do Senhor, porém só Deus sabe o quanto eu queria agradá-LO sem ter forças para isso. Eu orava, lia a Bíblia, fazia tudo direitinho, mas quando chegava no momento de vencer a tentação eu caía. Parecia que quanto mais eu queria me aproximar de Deus e fazer a Sua vontade menos eu conseguia.
O apóstolo Paulo em algumas de suas cartas, os salmistas e outros autores bíblicos, não deixaram de mencionar a luta que temos que enfrentar para fazer a vontade de Deus. Porém, ao ter passado por estes momentos difíceis eu aprendi que no mundo existe dois tipos de pessoas:

1. As pessoas com uma fé em Cristo, que nasceram do espírito e que são filhos de Deus. Estas com certeza embora possam ter seus momentos de fraqueza e possam até viver um tempo no pecado, não sentem prazer no pecado. Cometem por uma fraqueza, pois diariamente estão em luta querendo vencer o mal que as domina.
2. As pessoas que não tem fé em Cristo, que não nasceram do espírito e que não são filhas de Deus. Estas podem aparentemente não cometer determinados pecados e até “viver” como verdadeiros filhos de Deus, porém não tem uma fé verdadeira em Cristo.

Leia atentamente Efésios 2. 8, 9 que diz:

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;
não de obras, para que ninguém se glorie.”


Isto quer dizer que quando a pessoa diz ter fé e que acredita em Deus baseada nas obras que realiza ela está demonstrando o contrário: que não tem fé e que não acredita em Deus.

Portanto lembre-se que:

EM CRISTO A VERDADEIRA FÉ É PRODUTO DA GRAÇA DIVINA SOMENTE.


Edécio Augusto.

Nenhum comentário: