segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

APROVEITE BEM A VIDA.

SAIBA APROVEITAR BEM A VIDA,
MAS NÃO DEIXE QUE A VIDA SE APROVEITE DE VOCÊ.

Quando os filhos chegam à idade da adolescência nós que somos pais começamos a entender o quanto os nossos pais sofreram quando procuravam nos mostrar o caminho certo, mas a nossa atitude era quase sempre a mesma: a de achar que eles estavam errados e nós sim é que estávamos certos.
Hoje não é diferente com os nossos filhos; para eles nós os pais não sabemos o que estamos falando, não entendemos, mas eles sabem tudo, o que devem fazer e como fazer.
Eu mesmo sou um daqueles filhos que não me arrependo do que fiz e pelo que passei, mas eu gostaria de ter dado mais ouvido aos meus pais, ter desfrutado mais da companhia deles e ter sido mais humilde e obediente.
É isto o que eu tento passar para os meus filhos.

Durante a minha adolescência e juventude eu sempre pensei que a forma que eu viva é que estava certa, achando que estava aproveitando muito bem a vida; na verdade o que estava acontecendo comigo era o contrário: a vida, o mundo era que estava me engolindo, me consumindo; a vida que eu achava estar aproveitando bem era uma farsa, uma ilusão. Eu achava que aproveitar bem a vida era viver fazendo o que eu bem entendesse sem ter que dar satisfações a quem quer que fosse; nem mesmo aos meus pais ... “pobre filho”.

Para muitas pessoas aproveitar a vida é viver como acha que deve viver – não medem as conseqüências. Por exemplo:

· Como foi, ou como é a vida de uma pessoa que desde cedo se deixou levar pelos vícios. Muitos que tiveram nesta caminhada já morreram; outros adoeceram e há os que ainda não conseguiram se libertar e vivem na rua, são pedintes.
· Como foi, ou como é a vida daquele (a) jovem que se deixou levar pelo crime desde cedo: fazendo pequenos furtos mas agora participa de grandes assaltos, homicídios, tráfico.

Estes exemplos são a realidade nua e crua daquilo que nós mesmos somos testemunhas por haver muitas vezes na nossa família, na rua, no bairro, na cidade onde moramos, nas escolas, ... sem dizer o que ficamos sabendo pela mídia.

A Bíblia nos alerta para os perigos de sermos engolidos pelas ilusões e os prazeres da vida. Em 1 João 2. 15-17 está escrito:

Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.

(CONCUPISCÊNCIA são os prazeres e desejos insaciáveis, que fogem do nosso controle, são os maus hábitos e pecados que aceitamos como bons.)


Portanto, conhecer e fazer a vontade de Deus é saber aproveitar bem a vida. É isto o que Deus quer de cada um de nós.

SAIBA APROVEITAR BEM A VIDA,
MAS NÃO DEIXE QUE A VIDA SE APROVEITE DE VOCÊ.

Edécio Augusto.

Nenhum comentário: