quarta-feira, 23 de abril de 2008

A CAPACIDADE DE INFLUENCIAR PESSOAS

SABER INFLUENCIAR PESSOAS É O PAPEL PRINCIPAL DE TODO LIDER

Uma pessoa que está à frente de outras e não tem esta habilidade não pode ocupar um cargo de liderança. Um líder é aquele que desempenha um papel fundamental frente aos seus liderados: ele explica como se faz e mostra como fazer.

Este foi o método que Jesus aplicou em Seu ministério para ensinar os Seus discípulos. Ele não só falava, mas fazia aquilo que ensinava à vista dos Seus seguidores.

Certa vez ao entrar num estabelecimento presenciei o dono visivelmente estressado e reclamando com o entregador - um aprendiz de não mais de 16 anos – que cometeu um engano ao fazer uma entrega. Com a compreensão e a ajuda do cliente, o problema foi resolvido em seguida, porém, para o dono do estabelecimento, foi como se o problema ainda existisse gerando um desconforto em todos os que ali se encontravam. Gesticulando muito com os braços pro alto e pra baixo e reclamando com o aprendiz, demonstrava pelo que falava a sua incompetência. Ele conseguiu criar um clima tão desagradável que afastou de sua loja alguns que ali se encontravam por tentar convencer as pessoas, com a sua atitude, de que era um negociante exigente, cuidadoso e que o cliente tem sempre razão.

Como é fácil perder o controle quando somos contrariados por aqueles que lideramos, e quando isto acontece perdemos a oportunidade de ensinar e influenciar de forma positiva os que lideramos.

Quando se contrata o funcionário, o patrão passa a ser um devedor do trabalho que aquela pessoa vai realizar. Como devedor, o patrão tem a responsabilidade de explicar como deve ser feito; mostrar como quer que seja feito; pedir para fazer; tirar as dúvidas e a partir daí delegar aos poucos as responsabilidades, autoridade e só depois cobrar os resultados.

A verdade é que todos nós as vezes precisamos de um bom puxão de orelha quando há razões para isso. Aquilo que eu ensino para os meus liderados eu devo esperar que façam e muito bem feito, mas aquilo que eu não ensino eu não posso cobrar.

Este é um princípio de liderança que tem início no lar, na família.
Quantos pais esperam do filho aquilo que eles mesmos nunca ensinaram e nem mesmo fizeram e não fazem?

Seja um líder e não um tirano. Saiba usar a capacidade que Deus te deu para influenciar os seus liderados de forma positiva: explicando, fazendo, pedindo para fazer, tirando as dúvidas e cobrando os resultados. Se você agir assim, verá que os resultados serão os melhores.

Edécio Augusto

Nenhum comentário: