sexta-feira, 25 de abril de 2008

A NECESSIDADE DE UMA REVISÃO GERAL

A REVISÃO GERAL FAZ PARTE DE UM PROJETO BEM ELABORADO

No texto de ontem eu escrevi o risco de descuidar e relaxar quando tudo parece estar muito bem e que a necessidade de reparar erros do passado pode ser a melhor decisão a ser tomada para um futuro melhor.

Quando cumprimentamos alguém dizemos:
- Como vai, tudo bem? O gaiato responde: Se melhorar estraga!
Normalmente, a resposta que damos é sempre: Tudo bem, e você? E fica nisso... tudo bem de um lado e tudo bem do outro.

Um cumprimento é sempre um gesto educado e de certa forma até elegante, mas, que em certas ocasiões se estende para uma conversa agradável, interessante, mas as vezes a realidade é outra.

Conversando com uma pessoa, ela me dizia que podia estar mal do jeito que fosse que não se entregava, o seu lema é viver dizendo pra todos que está sempre tudo muito bem, até mesmo quando não está nada bem.
Ninguém tem que viver se expondo e dando detalhes da sua vida, contando problemas, ... jamais. Porém, mentir, nunca foi o melhor caminho!

Existem inúmeros casos de pessoas que tentaram lutar contra o desânimo, a fadiga, dizendo que estava tudo muito bem, ótimo, mas tudo em vão; descobriram que lutavam contra um simples problema em razão de um mal maior. O desânimo e a fadiga que sentiam era em razão de uma hepatite C, diabetes, pressão alta, depressão, doenças que estão atingindo um número cada vez maior de pessoas em todas as idades, sem que tenham conhecimento.

Pergunto: Vale a pena continuar dizendo que está tudo muito bem quando não está e não tratar o problema?
De forma alguma!

Assim é com qualquer projeto de futuro em relação a nós, a família, a igreja, a escola, na empresa, é necessário passarmos por uma revisão geral. Muitas vezes, quando pensamos que está tudo muito bem e descuidamos é quando somos pegos de surpresa. O nosso coração é enganoso (Jr 17.9). Foi por isso que o rei Davi pediu em sua oração para que Deus o sondasse e o examinasse lá no mais profundo do seu ser dizendo:

“Sonda-me ó Deus, e conhece o meu coração, ... vê se há em mim algum caminho mal e guia-me...” (Salmo 139.23,24).

Uma revisão geral faz sempre bem e nunca mal!


Edécio Augusto

Nenhum comentário: