segunda-feira, 21 de abril de 2008

O EQULIBRO A CAMINHO DA EXCELÊNCIA

Os cinco anos que eu passei dentro do seminário me preparando no curso de teologia o que mais me marcou foi aprender a importância da administração do tempo a cada dia e fazer tudo dentro de um padrão de excelência, não de perfeição.

Foi um tempo difícil porque as exigências pareciam estar acima do normal.
Era cobrado dos alunos um relatório semanal de leitura diária; tínhamos que apresentar semanalmente duas a três monografias dentro das normas da ABNT; provas escritas e práticas; o estudo das línguas originais (grego e hebraico) e mais o tempo para realizar os ministérios de fim de semana. Vivíamos o tempo todo voltados para o cumprimento destes comromissos.
Fora estas obrigações acadêmicas, era cobrado de cada aluno por escrito um relatório semanal do seu tempo de trabalho voltado para a comunidade; a atenção dada para a família diariamente(esposa e os filhos); o bom condicionamento físico, o lazer das sextas feiras a noite, o bom sono e o tempo diário com Deus. Tinha que ser tudo muito bem regrado para cumprir todas as obrigações. As vezes, a impressão que tinhamos era de um regime masoquista, mas hoje vejo o quanto foi importante para mim viver dentro deste sistema de ordem e disciplina. Foi um tempo que marcou e que até hoje eu preciso me reportar a ele para trazer as lições que alí aprendi e não abrir mão da necessidade de fazer um bom planejamento diário para elaborar um projeto dentro de uma visão correta de futuro, assim que é captada.
Confesso que até hoje são muitas as barreiras que eu enfrento tentando me impedir de alcançar este padrão de vida.

Lucas, o médico, no evangelho que recebeu o seu nome - o terceiro do Novo Testamento - chama a nossa atenção para o crescimento de Jesus na sua adolescência e destaca o seu equilibrio em quatro áreas importantes da vida: intelectual, físico, espiritual e social.
No capítulo 2, versículo 52 ele escreveu: "E CRESCIA JESUS EM SABEDORIA (INTELECTUAL) EM ESTATURA (FÍSICO) E GRAÇA DIANTE DE DEUS (ESPIRITUAL) E DOS HOMENS (SOCIAL).

Acredito que é um grave erro quando nos empenhamos e nos destacamos só numa determinada área enquanto as outras precisam de atenção e cuidado.
Há quem só pense no trabalho, outros só no estudo, outros só pensam em malhar, e acabam esquecendo que existem outros compromissos importantes. E você?

Pense nisto!

Edécio Augusto

Nenhum comentário: