domingo, 20 de abril de 2008

"PLANEJE CONTRA A PRESSA"

Eu já ouvi pessoas dizendo que precisariam que o dia tivesse 30 horas.
Fico imaginando quando eu não consigo fazer o que eu planejo em 24 horas, se eu tivesse as 30 acredito que as coisas se complicariam ainda mais, pois se Deus nos deu um período de 24 horas no dia é porque não precisamos de um minuto a mais.

O problema não está nas 24 horas e sim em como se administra.

Neste mundo caótico, agitado e que muito nos oprime, percebemos que por mais que façamos nunca nos damos por satisfeitos porque sempre vamos ter algo mais para fazer. Por outro lado as pesquisas apontam para os remédios que lideram a lista dos medicamentos mais consumidos no mundo que são os: antiansiolíticos e antidepressivos, tudo porque as pessoas estão vivendo num mundo competitivo e a pressa toma uma posição de destque, acabando por abalar o lado emocional das pessoas.

Hoje pela manhã eu li um texto que diz o seguinte:

“Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou” (Ec 3.1,2).

Lembro-me de ouvir muito meus pais e os mais velhos falando - a pressa é inimiga da perfeição. Hoje, não se ouve mais; parece que a pressa, a corrida desenfreada passou a ser uma marca positiva.

O sábio e rei Salomão no passado escreveu: “Peca quem se precipita” (Pv 19.2). Ao escrever estas palavras ele dá a entender que a pessoa precipitada, é aquela que não para pra pensar e por isso não planeja, ela se apressa.

A história tem registro de pessoas que se destacaram e outras que ainda se destacam por serem organizadas, boas administradoras do tempo e incansáveis, não apressadas, ou seja:

Ser incansável é uma qualidade; ser precipitado é dar lugar a tirania do urgente onde as coisas importantes são deixadas de lado em função da pressa.

A teologia, ao falar sobre Deus, fala de um ser pessoal, vivo, criativo e ativo e diz que Ele não se cansa, e nem se fatiga, não dorme e nem mesmo cochila; em outras palavras: Deus reprova o desânimo e a preguiça. Uma vez que o plano de Deus é completo e perfeito e sendo a pressa inimiga da perfeição, ela não se encaixa numa visão para a elaboração de um planejamento ou projeto que Deus esteja presente, seja a curto, médio ou longo prazo. E uma vez que Deus faz tudo no tempo certo, Ele tem uma visão também dentro de um tempo determinado por Ele e para as nossas vidas.

NÃO TENHA PRESSA PLANEJE CONTRA ELA.

Edécio Augusto.

Nenhum comentário: