sábado, 19 de abril de 2008

PROJETO LIXO???

Ter uma visão correta e elaborar um projeto de acordo não é tão simples como parece. Isto aconteceu comigo e eu me dei por satisfeito ao ver o projeto todo por escrito. Mas a frustração veio com o passar do tempo, foi continuar vendo o projeto apenas no papel. A partir daí eu passei a duvidar da minha capacidade, do projeto e dizia para mim mesmo: “Projeto de Papel é Lixo!”.
Esta infeliz declaração me convenceu e eu a tomei como verdadeira e qualquer projeto que levassem ao meu conhecimento por escrito, eu duvidava e considerava para mim como lixo. E assim foi durante um bom tempo!

Um dia, naqueles momentos de reflexão, a sós, comecei a trazer à minha lembrança o tal projeto que estava no papel há alguns anos e que para mim não passava de lixo. De repente uma luz brilhou e eu lembrei do que aprendi no meu tempo de adolescente sobre o valor do lixo na natureza: quando não reciclável se torna em composto orgânico – adubo.
Mais uma vez eu pude então entender a importância da teologia em revelar a verdade a respeito do propósito que Deus tem em relação a uma visão correta do passado, presente e do futuro àqueles a quem Ele se dá a conhecer. E não poderia ser diferente porque Deus, na Sua infinita soberania, sabe administrar todas as coisas perfeitamente e detalhadamente, até mesmo um simples pedaço de papel com algumas palavras e desenhos registrados.
A verdade que nos é revelada é que Deus usa todo o lixo que o homem produz com os seus pecados, imperfeições e fraquezas, para o nosso próprio benefício, pois Deus sabe trabalhar e quando Ele opera e do jeito que Ele quer, ninguém pode impedir.

Uma vez que todas as coisas que nos acontecem nem sempre são boas, com toda a certeza elas contribuem para o bem daqueles que o conhecem (Rm 8.28). Deus está sempre cuidando de tudo, mesmo que pareça não estar quando as coisas escapam do nosso controle.

Portanto lembre-se: Não existe a menor possibilidade de um projeto baseado numa visão correta de Deus não ser executável, mesmo que fique por um algum tempo no papel. O que pode acontecer é ser um projeto egoísta, fraudulento, onde não houve nenhum empenho da parte de quem o “elaborou” e muito menos a aprovação de Deus.


Edécio Augusto

Nenhum comentário: