terça-feira, 28 de abril de 2009

DEUS É LUZ.

DEUS É LUZ E OS SEUS SÃO A LUZ DO MUNDO QUE DEVEM VENCER AS TREVAS.

Há algumas expressões na Bíblia que os autores sagrados, por obra e graça do Espírito Santo usaram para facilitar o nosso entendimento a respeito do Deus Verdadeiro, Santo, Soberano, Eterno, ... mas que precisamos tomar cuidado para não passarmos uma idéia errada a Seu respeito.
Quanto ao que lemos na Bíblia em João 1:5, o apóstolo escreveu:

“Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.”

Quando o apóstolo diz que: “Não há nele treva nenhuma”, significa que Deus é todo luz, em todos os sentidos, ou seja, ELE É. Então, a respeito de Deus, não se pode dizer que ELE tem luz; não! ELE é a própria luz e por ELE ser o que é – LUZ – Deus é o Criador, a fonte de luz que brota do Seu interior; é por isso que “Não há nele treva nenhuma.”

Uma vez que Deus é esta fonte geradora de luz João escreveu: “Deus É luz”.
Com isso Deus quis dizer que Ele sendo luz Ele tem tudo o que precisamos a começar com a Sua revelação, a Verdade. A Bíblia é a luz e uma vez que Cristo é a Palavra Viva João 1.1-14, esta luz que é Deus é produto da Sua Palavra para as nossas vidas.
Portanto, quando lemos, estudamos, conhecemos a Bíblia e nos empenhamos em colocá-la em prática, estamos vivendo desta luz, a luz da Palavra de Deus, a Verdade.
E é dela que precisamos, conforme diz o salmista no salmo 119.105 que escreveu:

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.”

Eu acredito que todo crente, apegado sinceramente à Palavra de Deus, pode superar todas as tentações, ao ponto de fazer o que a Bíblia em Mateus 5.16 diz:

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem ao vosso Pai que está nos céus.”

Quando o crente busca a Palavra de Deus só para o seu conhecimento ele não consegue vencer as tentações, mas quando ele busca a Palavra de Deus para transformar a sua vida, aí sim ele passa a ter vitórias.
Embora o cristão viva num mundo em trevas, onde a mentira é revelada a todo instante, é possível através da Palavra de Deus – a Verdade de Deus – vencer as trevas ao ponto de sermos um reprodutor desta luz divina – a Verdade – que Deus em Cristo nos proporcionou. Desta forma podemos entender que é grande a nossa responsabilidade neste mundo uma vez que “Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.” Sendo assim, ELE fez com que cada um dos Seus brilhe como luz neste mundo, vencendo as trevas.

DEUS É LUZ E OS SEUS SÃO A LUZ DO MUNDO QUE DEVEM VENCER AS TREVAS.

Edécio Augusto.

Nenhum comentário: