sábado, 4 de abril de 2009

O TEMPO PARA DEUS É PRECIOSO.

VOCÊ JÁ PAROU PARA AVALIAR COMO VOCÊ GASTA O SEU TEMPO?

Todas as manhãs eu participo das reuniões de oração na igreja. Há uns dias atrás o relógio do salão onde nos reunimos quebrou e ficamos alguns dias sem relógio. Sentimos muito falta da ferramenta, mas logo uma das irmãs deu um jeito providenciando outro.
Não é que o ambiente mudou com o relógio? Todos ficaram felizes, satisfeitos com a máquina. Puxa que bom! E o comentário por alguns minutos girou em torno do relógio: Mas como relógio faz falta não é? A em casa eu tenho hora pra tudo e se eu não tiver relógio eu me perco, ....

É muito difícil uma pessoa se acostumar sem relógio. O relógio faz parte da nossa vida, precisamos dele, porque nós dependemos do tempo. As oportunidades da vida dependem do tempo e nós não podemos perder tempo.
Então, quando não temos um relógio estamos sempre procurando saber as horas.

O tempo para Deus, é uma das coisas mais preciosas, mas infelizmente a maioria das pessoas não sabem administrar bem o tempo que Deus lhe deu.

Na Bíblia há vários versículos e passagens que destacam o tempo como sendo algo valioso; e ela deixa claro também vários exemplos de homens de Deus que fizeram bom uso do tempo e disto Deus se agrada.

No Salmo 90.7 diz: Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábio.

Em Efésios 5.15,16 diz: Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.

Biblicamente, uma pessoa que faz mal uso do tempo é considerada uma pessoa TOLA, INSENSATA, ESTÚPIDA.

Com base nestes dois versículos podemos entender que saber aproveitar o tempo da melhor forma possível, é saber aproveitar bem as oportunidades que Deus nos concede.

Leia Mateus 25.14-30.

Os primeiros treze versículos falam de um período, um intervalo para a volta de Cristo. E esse tempo – não sabemos se é de segundos, minutos, horas, dias, meses, anos – é um alerta, para estarmos preparados, prontos, para quando Cristo voltar. NA VERDADE O TEXTO NOS EXORTA DA SEGUINTE FORMA: PREPARE-SE PARA A VOLTA DO SENHOR.
Será que estamos realmente preparados para a volta do Senhor? Será que temos como fazer uma avaliação para saber se estamos prontos para a volta do Senhor?

Quanto ao texto – os versículos 14 a 30 – entendemos que ele nos ensina como devemos aguardar e estarmos prontos para a volta de Cristo: DANDO PARA DEUS O MELHOR QUE ELE NOS DEU.

Como podemos dar o nosso melhor para Deus nesse período de tempo?

O crente, pelo menos os mais fiéis, quando recebem seu salário, a primeira coisa que ele faz é separar para Deus os 10%. Mas infelizmente muitos param aí. Freqüentam a igreja, dão o dízimo e acham que já fizeram muito. Porém, o texto chama a nossa atenção para a nossa responsabilidade neste intervalo de tempo até que Cristo volte para buscar a Sua Igreja.
Algumas lições práticas vamos tirar deste texto para o nosso aprendizado:

1ª TODO CRENTE RECEBE BENÇÃOS DE DEUS. Nestas bênçãos estão incluídas as bênçãos espirituais para realizarmos a obra do Senhor através dos dons, a capacidade sobrenatural do Espírito Santo. Ou seja: Tudo o que somos e o que temos, nos foi dado da parte de Deus. Precisamos devolver para ele de forma inteligente: com lucro.

2ª MUITOS FAZEM MAL USO DO QUE RECEBEM DE DEUS. Uma das coisas que a maioria das pessoas usa de forma errada é o tempo.

3ª TODOS NÓS CRENTES UM DIA TEREMOS QUE PRESTAR CONTAS DE TUDO O QUE ELE NOS DEU
Há um julgamento que nos aguarda.

4ª OS CRENTES VERDADEIROS, RECEBERÃO UMA ABUNDANTE RECOMPENSA AO PRESTAR CONTAS.

5ª O QUE SERÁ QUE VAI ACONTECER COM OS CRENTES INFUTÍFEROS? A parábola não diz que o servo inútil era um homicida ou ladrão e nem mesmo que ele desperdiçava o dinheiro do seu senhor. Mas diz que ele não fez nada (escondeu) e este foi o motivo da sua ruína.

Faça uma avaliação semanal de como estás gastando teu tempo. (tp. devocional, c/ TV, c/ internet, no trabalho, na igreja, no compromisso com a obra do Senhor.).

Não existe Cristianismo sem Igreja; assim como não existe vida cristã sem compromisso com Deus e a Sua obra. Se aguardamos a volta de Cristo, temos que estar preparados para subir com ELE e a única forma é aproveitando as oportunidades na realização da obra do Senhor.

NÃO TER FEITO NENHUM MAL É ELOGIO PARA UMA PEDRA, MAS NÃO PARA UM HOMEM.

SEJAMOS VIGILANTES E DILIGENTES.

Edécio Augusto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite ,Deus abençoe sempre voçe!! Temas assim poucas pessoas lhes interessam pois preferem não conhecer a verdade . Parabéns glória a Deus .