quinta-feira, 2 de outubro de 2008

HIGIENE: CONSIDERAÇÃO E RESPEITO.

HIGIENE TAMBÉM É DEMONSTRAR CONSIDERAÇÃO E RESPEITO ÀS PESSOAS.

Eu formei um hábito de todos os dias, de segunda a sexta feira, ir caminhando até a igreja onde eu participo das reuniões de oração das 07:00 as 07:40 horas. É uma caminhada de ida e volta de uma hora e vinte minutos – 40’ de ida e mais 40’ de volta. É muito gostoso, minhas forças de uma forma geral são renovadas. Com isto eu aproveito também para ter contato com algumas pessoas: cumprimentando, desejando um bom dia, sorrindo, sendo esta uma boa maneira de começar bem o meu dia.

Hoje, ao voltar para casa, eu presenciei o comportamento de uma pessoa que chamou a minha atenção. É claro que cada um de nós temos o nosso jeito de ser, temos a nossa maneira de agir, porém adquirimos certos hábitos que podem afetar de alguma forma o nosso próximo e isto não é bom.

Estava voltando para casa quando na metade do caminho uma jovem mulher, bonita, caminhava em minha direção. Num gesto que ela fez e que me chamou a atenção, eu não consegui mais tirar os olhos dela: vinha esfregando o fio dental entre os dentes. Cada vez que ela fazia o vuco-vuco, uma das mãos segurava a ponta do fio enquanto a outra limpava a saliva e os resíduos entre os dentes, passando em seguida para outro e outro e outro,..., e eu pensei: quem será que vai segurar na mão dessa mulher? E o mau cheiro? E a sujeira? Será que ela vai encontrar com o noivo e beijá-lo?
A essa altura eu comecei a pensar o pior!

Este fato me fez lembrar um outro. Estava viajando pela rodovia Anhanguera quando parei num dos restaurantes da rede Graal. O banheiro desses restaurantes são excelentes deixando os clientes bem a vontade em relação a uma boa higiene. Numa dessas paradas eu vi uma situação que acontece diariamente e a gente não imagina o que tem que se enfrentar nesta vida. Foi o seguinte:

Fui ao banheiro e quando eu estava terminando de lavar as mãos, eu ouvi o barulho de descarga e um rapaz bem vestido, com uma boa aparência saiu do reservado e se colocou na frente do espelho; o que ele fez foi simplesmente passar as mãos no cabelo, arrumar o colarinho da camisa e sair sem lavar as mãos.
Eu saí atrás!
Sua companheira o aguardava!
Ele pegou na mão dela e foram diretos à estufa onde ficam os salgados e ele se serviu do que quis; com certeza deixou ali coliformes fecais que são bactérias presentes no nosso intestino.


O que ele esqueceu, ou não se importou, é que atrás dele outras pessoas se serviriam dos salgados.

Confesso que naquele momento eu perdi a vontade de comer e pensei: Quantos fazem isso diariamente? Imagine o que se come nestes lugares “bonitos” que recebem pessoas de todos os tipos 24 horas por dia?
Eca!

Um fato interessante é que a medicina relaciona muitas doenças à falta de higiene. Se for assim, eu entendo que:

HIGIENE TAMBÉM É DEMONSTRAR CONSIDERAÇÃO E RESPEITO ÀS PESSOAS.

A Bíblia fala que uma vez em Cristo, somos transformados de glória em glória (2 Co 3.18). Creio que esta transformação é completa: corpo, alma e espírito, ou seja: Deus se importa também com o nosso corpo e principalmente com o nosso comportamento. A transformação que Ele opera na vida dos Seus é de dentro prá fora. Portanto, tudo aquilo que de nossa parte afeta, prejudica, direta ou indiretamente o nosso próximo, o Senhor rejeita.

Edécio Augusto.

Nenhum comentário: