quarta-feira, 22 de outubro de 2008

A IMPORTANCIA DO MARKETING PESSOAL.

A TODO INSTANTE E EM TODO LUGAR PRECISAMOS SER UMA BOA INFLUENCIA.

Segundo o professor Fábio França o marketing pessoal é uma estratégia atual cujo objetivo é orientar os profissionais de qualquer categoria a manter sua posição no emprego que têm ou a conquistar nova posição no mercado de trabalho, utilizando técnicas adequadas e atuais, que sejam esclarecidas, competitivas e levem, de fato, à vitória desejada. Essas técnicas incluem sua formação profissional, experiência, boa apresentação de seu currículo, até sua forma de vestir, de falar, sua postura, sua entrevista com o selecionador, seu comportamento pessoal.
Hoje, não há mais lugar para a passividade, para manter a expectativa de que a empresa continuará paternalista nos protegendo e nos conduzindo a posições mais altas e com melhor remuneração. Esse tempo acabou. O que vale agora é a competitividade. Cada um de nós é responsável pelo seu sucesso pessoal e profissional. Somos solicitados a ser empreendedores, a ser vencedores onde quer que estejamos. Para isso, necessitamos conhecer o mercado, entender as mudanças e empregar técnicas também competitivas e adequadas.
Houve uma época em que você era contratado para trabalhar em uma grande empresa, em uma carreira para toda a vida. Não havia necessidade de se preocupar muito com sua carreira. A empresa faria isso para você. Bem, as coisas eram assim no passado.
No mundo de hoje, de competição acirrada, o lema é cada um por si. Você não pode confiar que a empresa tome conta de você porque ela mesma não pode estar segura de que continuará a existir por tempo suficiente para isso. Você tem de tomar conta de si mesmo. Portanto, para competir é preciso abandonar velhos paradigmas, a forma tradicional de pensar que tudo continuará como no passado. As mudanças estão acontecendo com rapidez incrível e quem não perceber isso e não procurar se adaptar à nova realidade ficará a ver navios ou vivendo de modo nefelibático (nas nuvens).
E ele conclui dizendo: “você não pode ficar esperando que a sua empresa tome conta de você. Ela está lutando pela sua própria sobrevivência. Para ter sucesso hoje, você deve ver a si mesmo como um produto e não como um empregado. A sua carreira está em suas próprias mãos e não nas mãos do simpático gerente de recursos humanos”
(All Ries, 1991, p. 2).

Tenho que concordar com o professor, porém algo que as pessoas estão deixando de apresentar é um bom marketing pessoal em casa, ao lado do cônjuge, ao lado dos filhos, no seu bairro em relação aos vizinhos.
Por exemplo: que tipo de comportamento são os dos nossos filhos dentro da sala de aula? E na rua em relação aos mais velhos? O nosso comportamento no trabalho, na escola, na igreja, tem sido o melhor?
Acredito que os efeitos do marketing pessoal não são de proporção apenas profissional e buscar crescimento na empresa. Na verdade ele deve gerar os melhores resultados em todos os sentidos, a começar em casa: desde o nosso levantar até o momento de deitar. Isto porque:

A TODO INSTANTE E EM TODO LUGAR PRECISAMOS SER UMA BOA INFLUENCIA.

Edécio Augusto.

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