domingo, 5 de outubro de 2008

QUEM É O CULPADO: O CANDIDATO OU O ELEITOR?

CRITICAMOS OS POLÍTICOS, MAS O CULPADO SOMOS NÓS QUE O ELEGEMOS.

Conversávamos ontem em casa: eu, minha esposa e meu filho mais velho (15 anos) sentados à mesa após o almoço e falávamos dos candidatos para prefeitos em nossa cidade.
A respeito de alguma coisa que eu ainda não sabia em relação ao “meu” candidato, sem o meu filho saber em quem eu votaria, ele fez um comentário dizendo que ficou sabendo – numa matéria em sala de aula – que em todo o Brasil esse, aquele, e um outro candidato, são isso, aquilo e por aí vai.

Eu fiquei pensando: Se é isto mesmo, se há uma roubalheira tremenda e ninguém é preso, e a corrupção continua, sendo que a maioria da população sofre cada vez mais, por que somos obrigados a votar? Não deveria ser voto livre?

Eu parei um pouco e refleti: Se fosse eu que estivesse lá será que eu conseguiria fazer tudo direitinho? Ou será que eu teria que me envolver com toda essa sujeira que existe como eu já ouvi alguns políticos dizer que é impossível uma pessoa honesta entrar na política e não se corromper?

Será que é assim mesmo? Acredito que não! Acredito que tem muita gente boa lá dentro que sente a dor do povo e quer com honestidade e transparência fazer o melhor.

Eu tenho comigo que o problema da corrupção na nossa política e em todo mundo começa com o próprio eleitor, o povo, que se vende por qualquer preço: uma cesta básica da pior ou da melhor qualidade; uns pacotes de cimentos, alguns tijolos ou uma casa; ... e ficam acreditando nestes políticos que “dão”, mas depois que entram tiram três, quatro vezes mais o que deram. Para eles, o povo que se dane!

Isto me fez lembrar de uma novela – acho que foi este ano que ela passou – em que o ator era um forte candidato a prefeitura da cidade e numa de suas campanhas ele deu um pé de botina para todos os eleitores e dizia ao povo: “Se eu ganhar eu dou o outro pé!”
O povo aplaudia confirmando o seu voto , em troca do outro pé de botinas.

Acho que nós temos que mudar a nossa forma de pensar em relação aos políticos, pois quem os elege e coloca o voto na urna somos nós.
Qual a culpa deles?
Nenhuma!

Ouvimos muitos dizendo que cada povo tem o governo que merece!
A Bíblia diz que é Deus quem institui os governos, as autoridades, mas Ele opera segundo a Sua própria justiça, ou seja: De acordo com o coração do povo. Se o povo aprova a atitude errada de alguns candidatos, Deus agirá com a Sua justiça de acordo com a inclinação do povo.
Ora, se eu sou uma pessoa honesta e me deixo levar pela desonestidade de um candidato corrupto, consequentemente eu deixo de ser honesto para ser mais um como ele. Isto é:
Quem compra um produto roubado é pior do que o próprio ladrão.

A pergunta que eu faço á a seguinte: Quem é o culpado: O candidato ou o eleitor?
Com certeza é aquele que vota, o eleitor!

CRITICAMOS OS POLÍTICOS, MAS O CULPADO SOMOS NÓS QUE O ELEGEMOS.

E não esqueça: O voto branco ou nulo pode ajudar também os candidatos corruptos!

Edécio Augusto.

Nenhum comentário: