domingo, 26 de outubro de 2008

NÃO FIQUE FRUSTRADO PELA IDADE.

A IDADE AVANÇADA FAZ DA PESSOA IDOSA UM MESTRE POR EXCELÊNCIA.

Lembro-me de um colega de trabalho - chefe de almoxarife - que na época estava com 42anos de idade. Era um homem que demonstrava ser inteligente, amigo e um bom profissional; mas por outro lado, junto com estas virtudes, infelizmente, ele carregava uma vaidade doentia. Era do tipo de pessoa que estava sempre na frente do espelho, penteando os cabelos, passando os dedos nas sobrancelhas, sempre limpando os sapatos, arrumando as roupas, ..., era doente mesmo.
Ele trabalhava no setor de peças que era cercado por chapas e grades de ferro, de forma que sempre que abria e fechava a porta fazia-se devagar para não fazer barulho.
Foi numa manhã, enquanto todos trabalhavam tranqüilos, ouvimos um palavrão bem alto e o bater da porta de ferro daquela seção, causando um grande estrondo. Todos assustados, sem saber o que se tratava corremos para o almoxarifado e lá estava o vaidoso chefe: sentado, com as mãos entre as pernas, cabeça baixa e cuspindo fogo aos palavrões. Procuramos saber o que estava acontecendo e soubemos “da tragédia”: ele descobriu um fio de cabelo branco em sua cabeça. Essa era uma das suas maiores vaidades aos 42 anos de idade: saber que até aquele momento não era portador de cabelos brancos.
Este fato parece mentira, mas falo a verdade! A situação nos deixou até um pouco chateados devido ao susto e o escândalo que causou o pobre vaidoso que daquele dia em diante mudou o seu temperamento por não se conformar com as mudanças no corpo que a idade causa. Hoje, deve estar com a cabeça branquinha, o rosto cheio de rugas e frustrado pela idade.

É interessante que quando olhamos para trás e lembramos do nosso passado, quando ainda éramos crianças e tínhamos uma vontade enorme de chegarmos rápido a idade adulta para ser como o pai, o irmão mais velho, ser polícia e outras coisas mais, era uma maravilha sonhar com o futuro adulto. Coisa de criança, não é?
Quando avançamos na idade, lembramos do passado e recordamos aqueles bons momentos de infância, adolescência e temos saudade.
O que eu ainda não vi foi alguém que já chegou aos 40 anos querer chegar aos 70.
Por quê?
Porque muitas pessoas têm medo de envelhecer, não aceitam, sendo que a velhice é mais uma fase da vida assim como foi as anteriores. O que importa é que saibamos viver e bem cada momento lembrando que não somos mais jovens. É necessário que nos coloquemos em nosso lugar.
Eu acredito que toda pessoa idosa pode e deve fazer várias atividades: exercícios físicos, ser um bom leitor, trabalhar em casa, ou em algum outro lugar, ..., e não ficar parado, mas fazer tudo dentro dos limites que a sua idade aceita.
Hoje, algumas empresas estão vendo a necessidade de contratar funcionários aposentados, para que com a experiência que eles têm, possam instruir aqueles que estão começando agora sem nenhuma experiência profissional. Isto porque:

A IDADE AVANÇADA FAZ DA PESSOA IDOSA UM MESTRE POR EXCELÊNCIA.

Estou com 54 anos de idade e me sinto muito bem em todos os sentidos, procurando sempre manter-me em forma. Para você ter uma idéia, minha mãe está com 90 anos e está: lúcida, é uma boa leitora, faz algumas atividades em casa e se sente muito bem. Mas sabe qual é o segredo?

O segredo é saber que em Cristo somos renovados dia a dia, por termos a certeza da glória eterna que nos aguarda. Leia o que diz 2 Coríntios 4.16 e que Deus te abençoe no tempo da tua idade, seja ela qual for e sem frustração alguma.

“Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.”

Edécio Augusto.

Nenhum comentário: