quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

AVALIE A SUA BELEZA.

BUSCANDO A BELEZA DO SENHOR JESUS EM SUA VIDA.

Como você se sente em questão de beleza: feio (a) ou bonito (a)?
É muito bom quando a pessoa se sente bem com ela mesma, e o crente tem esta obrigação. O cristão tem um compromisso diante de Deus e dos homens que é desfrutar diariamente uma vida cheia de alegria e felicidade, uma vida de paz com ele mesmo e as demais pessoas; estar sempre disposto e pronto para superar todas as dificuldades, problemas e fraquezas, amar acima de tudo a Deus e em seguida ao seu próximo.
Quando age assim, esse cristão consegue ser uma influência positiva na vida das demais pessoas e com isso, sem dúvida alguma, estará expressando uma beleza maior do que qualquer beleza natural, humana, pois ele nele e através dele será manifesta a beleza do próprio Senhor Jesus em sua vida.

Na idade do bronze (3000 a. C.), os antigos egípcios já conheciam o espelho. Só que não era ainda espelho de vidro, era de bronze polido com areia, não sendo possível conseguir imagens muito nítidas. Mais tarde os espelhos eram de prata e da mesma forma o reflexo não era perfeito; as pessoas viam suas imagens embaçadas e retorcidas.

Na Bíblia em Tiago 1. 23-25 está escrito:

“Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.”

Esse texto fala da pessoa negligente à Palavra de Deus, e daquela que obedece. Isto é:

• Quando eu leio e entendo o que Deus quer de mim e não pratico, eu me vejo por um momento retratado na Sua Palavra; em seguida tudo fica embaçado, por começar a agir da minha maneira; e ao tomar as minhas próprias decisões de fazer as coisas do meu jeito, eu deixo de agir como Cristo, passando a revelar uma imagem distorcida e feia, a minha própria imagem. É isto o que o pecado da desobediência faz em minha vida e na vida de qualquer cristão que desobedece as Sagradas Escrituras.
• Mas ao começar a olhar para o que a Bíblia me ensina e a medida que eu vou colocando em prática, passando a obedecê-la, as pessoas vão contemplar em mim, não a minha própia imagem, mas a beleza do Senhor Jesus – a própria Palavra, o Verbo – pois é para isto que a Palavra de Deus existe. Isto acontece por obra e graça do Espírito Santo em minha vida, pois o Seu ministério em habitar em mim é me fazer semelhante ao Senhor Jesus.

Não tem segrêdo: tudo o que Deus tinha que revelar para os Seus Ele já fez da melhor forma possível. Agora o que Ele espera de cada um é obediência, responsabilidade, isto é: Ele espera que eu me veja retratado na Sua Palavra não apenas por um momento, mas até que o Senhor volte para me levar juntamente com o Seu povo.
Na verdade a vontade de Deus por ser boa, perfeita e agradável não é algo complicado, nem mesmo impossível de ser obedecida. O fato é quem complica a vontade soberana de Deus em nossas vidas somos nós mesmos, os Seus filhos.
É claro que fazer a vontade de Deus não é nada fácil por existir uma força dentro de todo cristão, sempre ativa, tentando levá-lo para baixo – embora muitos achem que fazer a vontade de Deus seja fácil – e eles acham que é por viverem um cristianismo pela metade: eu não mato, eu não fumo, eu não adultero, eu não roubo, eu não bebo, ..., esquecem do comprimento da sua língua: fofocam, murmuram, críticam, e ainda sentem inveja, ciúmes, e outras coisas mais, conforme está escrito em Gálatas 5. 16-21.

Afinal: Podemos avaliar a nossa beleza? Claro que sim! Mas a melhor forma para saber se verdadeiramente estamos bonitos é fazendo uma avaliação através da Palavra de Deus. Como?

BUSCANDO A BELEZA DO SENHOR JESUS EM NOSSAS VIDAS.

E para eu ter certeza de que estou buscando esta beleza para a minha vida é só olhar diariamente para a Palavra de Deus e me ver totalmente retratado nela.

Edécio Augusto.

Nenhum comentário: