quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O SILENCIO MUITAS VEZES FALA ALTO.

MUITAS VEZES O SILENCIO É NECESSÁRIO, OUTRAS VEZES NÃO.

Ficar calado nem sempre é a melhor forma de evitar uma crise, um problema, porque muitas pessoas que agem assim, de certa forma estão encontrando um jeito de se expressar e até se vingar da outra pessoa com o seu silencio.
Ficar em silencio e não querer conversar com ninguém ou com a pessoa com quem convive é estupidez, falta de educação; é uma atitude muito negativa.
Muitas vezes o silencio se faz necessário, mas devemos tomar cuidado para que não seja agressivo, pois ele pode falar mais alto do que se estivesse falando toda a verdade.

Por outro lado, tem pessoas que falam demais, o que pode também causar problemas por ser um comportamento desagradável.
Há um ponto de equilíbrio entre a necessidade de falar menos e ouvir mais, o que proporciona benefícios.

Na Bíblia, o livro de Provérbios é um livro escrito pelo sábio rei Salomão. A mensagem dá ênfase para a necessidade do homem ouvir mais a Palavra da Sabedoria, que é a Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus. Com isto ele quis dizer que a pessoa que fala menos para dar mais ouvido à Palavra de Deus e ao que é bom, verdadeiro, justo, honesto, virtuoso, é considerada por Deus uma pessoa sábia. A razão é porque:

• A Palavra de Deus foi a forma que ELE usou para trazer tudo a existência;
• A Palavra de Deus foi o meio que ELE usou para salvar os Seus eleitos;
• A Palavra de Deus é o instrumento que o Espírito Santo usa para a edificação, libertação e o fortalecimento dos Seus escolhidos;
• A Palavra de Deus é uma fonte de vida eterna;
• A Palavra de Deus é o único meio de Deus falar com os Seus;

Em outras palavras vamos entender que Deus não se cala, ou seja: através da Sua Palavra ELE está continuamente falando nos quatro cantos do mundo, através da boca dos Seus que tem a Sua Palavra como única regra de fé e prática.

Tem pessoas que quando estão em silencio, por dentro estão remoendo de mágoa, ressentimento, vingança, ..., pessoas que no seu silencio estão falando para si mesmas o mal que devem cometer.

É claro que há momentos que o silencio é uma virtude, principalmente quando ficamos em silencio na presença de Deus.
Experimente fazer isso: Depois de orar, com os olhos fechados, relaxe na presença de Deus e não pense em nada; esqueça você mesmo, tudo e todos. Desfrute este vazio e seja preenchido(a) pelo poder de Deus, lembrando que:

MUITAS VEZES O SILENCIO É NECESSÁRIO, OUTRAS VEZES NÃO.

Ao Deus que opera no silencio da nossa alma,

Edécio Augusto.

Nenhum comentário: