quarta-feira, 21 de maio de 2008

APRENDA ENSINANDO

QUANTO MAIS SE ENSINA MAIOR A NECESSIDADE DE APRENDER.

Meu filho mais velho está com 15 anos e faz o primeiro colegial. Quando chega em casa após a escola sempre vem com uma conversa, um assunto que foi discutido em aula, uma novidade que alguém na escola contou, uma pergunta difícil,... e a bomba vem sempre pro meu lado: O que eu acho? Como se faz? Você sabe me responder? Me explica isso aqui?
Ele é muito comunicativo e quando chega eu fico pensando qual vai ser a pergunta ou o comentário da vez que vai sobrar pra mim e confesso, tem hora que eu estremeço.
Teve momentos que ele fez algum comentário e querendo saber a minha opinião eu não sabia o que responder.
O que eu fiz?
Fui pesquisar sobre o assunto e através de uma breve pesquisa eu já tinha conhecimento do que ele precisava saber.
O mais importante foi perceber nestas ocasiões que para ensinar eu precisei me empenhar por aprender. Com isto eu vou ganhando mais experiência porque atrás dele vem o outro que já vai fazer 11 anos e eu digo com sinceridade que não quero ficar para trás.
Quero poder ter o prazer de quando forem mais velhos, formados, sentar com eles e discutirmos atualidades, conhecer um pouco daquilo que fazem e continuar sendo um líder modelo na vida deles. Creio que é este o meu papel como pai.
Acredito que esta responsabilidade é de qualquer pessoa que está à frente de outras: um pai de família; um encarregado de uma sessão; o diretor de uma empresa; um líder numa instituição ou igreja, ou seja: a pessoa que está a frente, liderando, tem uma responsabilidade singular que é aprender e bem, para depois ensinar.

Um líder é aquele que sai sempre na frente e procura estar sempre à frente em tudo.
Ele não se importa com posição, porque conhece o seu lugar e desempenha bem o seu papel.
A posição que ocupa não lhe sobe à cabeça, não se considera o chefão, mais do que isso, ele sabe qual é o seu lugar e que o seu papel fundamental é ser model e uma influência positiva na vida dos seus liderados, sendo que para estes, ele se torna um padrão de boas qualidades em palavras e atitudes.

É claro que para o líder não é feio dizer que não sabe e não conhece determinado assunto, mas pior para um líder é ele continuar não sabendo e nem se interessar por saber.
O líder quando diz que não sabe naquele momento, prontamente ele acrescenta: “amanhã ou depois de amanhã eu trago a resposta, a solução que você precisa." E enquanto ele não obtem a tal resposta ele não descansa.
Um líder é aquele que se interessa por ler, estudar e estar sempre atualizado para ensinar aos seus liderados.
Ele domina bem o seu trabalho e qualquer outra área que atue. Por outro lado, ele se empenha para saber de tudo um pouco.
Isto porque ele sabe que:

QUANTO MAIS SE ENSINA MAIOR A NECESSIDADE DE APRENDER.

Se você é um líder, está à frente de pessoas, lembre-se que a sua maior necessidade é aprender, pois aqueles que você lidera precisam dos teus ensinos.

Edécio Augusto

Nenhum comentário: