sábado, 24 de maio de 2008

TER OU SER?

MUITOS QUE TÊM NA VERDADE NÃO TEM NADA.
DINHEIRO E BENS AJUDAM, MAS NÃO CONFUNDA OS VALORES.


Quando nascemos, a emoção, a alegria e a felicidade dos pais e da família é grande. Planos para o futuro não faltam, sendo que a preocupação maior dos pais está em dar o melhor para que o filho tenha sempre e nunca lhe falte nada.

Alguns nascem em berço de ouro não tendo necessidade de nada, os pais já tem tudo preparado do bom e do melhor: quarto todo decorado, roupas das melhores marcas, os melhores brinquedos, poupança, e até projetos para um futuro confortável.
Outros nascem tendo um pouco menos, mas com o empenho dos pais e da família eles conseguem ter o suficiente para o suprimento das necessidades presentes e futuras.
Há também aqueles que nascem e os pais não tem praticamente nada e passam muito aperto para oferecer alguma coisa ao filho.

Ter ou ser?

Infelizmente, quando se confunde os valores, o amor fica fora para dar lugar a aparência.
Há quem diga que a pessoa é avaliada pelo que tem. Ou seja: se a pessoa tem muito ela é considerada como alguém de valor, quanto aos que aparentemente não tem nada em termos financeiro ou material são avaliadas como um qualquer, um a mais na vida.

Esta é uma grande mentira!
Experimente fazer uma avaliação entre o ter e o ser, entre o dinheiro e o amor a uma criança e você verá qual o valor que ela dá a vida, ao amor. Leia com atenção a ilustração abaixo:

Um pai, um empresário milionário, resolveu dar uma lição a seu filho ensinando o que é ser pobre. O filho ficaria hospedado por uma semana na casa de uma família de camponeses. E assim foi.
Ao voltar para casa, o pai lhe perguntou:
E aí filho como foi sua experiência? Boa! Respondeu o garoto.
E o que você aprendeu? O filho respondeu:

Pai! Nós temos apenas um cachorro e eles têm quatro.
Nós temos uma piscina grande e bem cuidada. Eles têm um rio que não tem fim, com água corrente e cristalina, onde têm peixinhos e podemos pescar e mergulhar.
Nós compramos lustres importados para iluminar o nosso jardim, lá todas as noites eles contemplam o brilho das estrelas e da lua que ilumina todo aquele lugar.
Nosso quintal chega até o muro, o deles chega até o horizonte.
Compramos nossa comida e esquentamos em forno elétrico e micro ondas, eles colhem aquilo que plantam e cozinham em fogão à lenha.
Ouvimos CDs, MP4, eles ouvem a sinfonia de pássaros, sapos, grilos, o piar dos pintinhos, das galinhas, o canto do galo...
Para nos protegermos vivemos rodeados por um muro, com cerca elétrica e alarmes. Eles vivem com suas portas abertas, protegidos pela amizade de seus vizinhos.
Vivemos conectados ao celular, a internet e preocupados com a modernidade. Eles estão conectados à natureza, à vida, ao céu, ao sol, à água, ao campo, aos animais, à família, à simplicidade.

O pai ficou impressionado com a profundidade de seu filho e então o filho terminou dizendo: Obrigado, pai, eu pensei que fossemos ricos, mas o senhor me mostrou o quanto somos pobres.

Aí estão, as grandes obras de Deus. Temos olhos para enxergar, ouvidos para escutar, mas falta a humildade em nossa mente e coração para poder sentir. Esta é a diferença entre o pobre e o rico, entre o ter e o ser. Que possamos nos sentir verdadeiramente pobres para poder crescer, porque:

MUITOS QUE TÊM NA VERDADE NÃO TEM NADA.
DINHEIRO E BENS AJUDAM, MAS NÃO CONFUNDA OS VALORES.


Edécio Augusto.

Nenhum comentário: