quarta-feira, 28 de maio de 2008

NÃO ROTULE AS PESSOAS

UM DIA HAVEREMOS DE PRESTAR CONTAS DOS NOSSOS ATOS A DEUS.

Nós, como seres humanos, temos muita facilidade em ver os defeitos e fraquezas nos outros e esquecemos de ver e cuidar de nós mesmos. Mas pior ainda são aqueles que se sentem no direito de cuidar da vida do próximo rotulando com os piores nomes. Eles têm o mau hábito de rotular as pessoas por saberem de uma fraqueza que cometeram; a partir daí passam a agir de forma perigosa, traiçoeira, mais ou menos assim:

• Sabe aquele ali é o fulano de tal. Ele toda noite chega um pouco embriagado em casa. A esposa diz que ele é um bom homem, o único problema é a bebida. Eu não agüentaria um pinguço do meu lado, mandava ele embora na primeira.
• Sabe aquela vizinha da tua irmã, mal se separou do marido e já arrumou outro, ela está sempre com o atual passeando de mãos dadas lá perto de casa. É uma sem vergonha!
• Sabe aquele outro? Vai casar de novo! Se ela soubesse quem é a peça?!?! É um mulherengo de primeira.

E por aí vai! Rótulos de mulherengo, sem vergonha, adúltero(a), pinguço, safado(a), ladrão, é um prato cheio para eles, e isto acontece em todos os ambientes: nas famílias, no trabalho e infelizmente até mesmo nas igrejas. A Bíblia manda que tal pessoa seja retirada do grupo pois chegam a criar problemas até irreparáveis.
Para eles pecado é só: adultério, prostituição, roubo, assassinato, vício e mais nada. A língua grande que eles têm é considerada pelos tais uma benção, pois a mesma que usam para falar mal e rotular as pessoas, usam também para “loooouvar a Deus”.

Em Provérbios 6.16-19 o sábio Salomão tratou de uma pequena lista de pecados e que tem como a que Deus mais abomina esse comportamento. Ele escreveu o seguinte:

“Há seis coisas que o Senhor detesta; sim, há sete que ele abomina: olhos altivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente; coração que maquina projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal; testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.”

Eu fico imaginando estas pessoas que rotulam as outras chamando de adúlteras, ladras, safadas,... como haverão de se sentir diante de Deus caso não confessem os seus pecados? Isto é possível porque elas não conseguem ver o que fazem como pecado.
Para elas uma fofoca que fazem da outra pessoa consideram como um pedido de oração;
A mentirinha que contam acrescentando algo mais no comentário para prejudicar, dizem que foi mal interpretada, ou não foi aquilo que quis dizer;
Qualquer comportamento errado da parte delas, acham que não fizeram nada demais e por isso não vêem como pecado. É como se Deus estivesse aprovando as suas atitudes.
Elas só esquecem de uma coisa:

UM DIA HAVEREMOS DE PRESTAR CONTAS DOS NOSSOS ATOS A DEUS.

Edécio Augusto

Nenhum comentário: