sábado, 31 de maio de 2008

MENTIRA: UM PROBLEMA DE CONSCIÊNCIA

A MENTIRA É PROVA DE UMA CONSCIÊNCIA CAUTERIZADA.

Todos nós temos uma facilidade enorme para a mentira. O ser humano mente por qualquer coisa e em todo momento: por pensamentos, palavras, gestos e até com uma falsa aparência.

A mentira sempre foi e é considerada uma atitude normal, aceitável e segundo alguns especialistas até necessária, pois é vista como arma de ataque e defesa. Dizem também que a pessoa que sabe mentir, é considerada inteligente, e quando usada com criatividade e maestria, pode ser muito bem aplicada nos negócios e levar ao sucesso quem dela se utiliza.

A pergunta que eu faço é a seguinte: Qual a pessoa que ao saber que foi enganada, vai considerar a mentira como uma atitude aceitável, inteligente e elogiável?
Acredito que ninguém!
As pessoas que se saem bem num negócio ao mentir e se sentem vitoriosas, quando sabem que foram enganadas se sentem perdedoras e ofendidas.
A razão desta reação é simples: Ninguém gosta de ser enganado, mas todos nós temos uma facilidade muito grande para mentir.

Temos que perdoar a todos que nos ofendem, independente do mal. Não podemos alimentar mágoas e nem ressentimentos. Porém, aceitar a mentira como um comportamento bom e necessário, é provar que os tempos modernos estão cada vez mais decadente.
Esta é uma situação delicada que devemos cuidar em não permitir que este mal, uma vez aceito e praticado pela maioria das pessoas em todos os segmentos, não venha nos dominar, ao ponto de aceitá-la como verdade porque não é. Por isso devemos tratar a mentira – e não o mentiroso – com total desprezo e ajudar aquele que tem facilidade para mentir revelando claramente a verdade, provando que a mentira ao ser praticada, é uma ofensa contra Deus e o próximo.

Como você procura tratar este mal que a todo momento, penetra com força total nos lares, no nosso trabalho, nas escolas e até nas igrejas? Você é daqueles que fala a verdade na frente dos filhos, do cônjuge, dos funcionários, dos amigos, dos parentes, custe o que custar? Ou você é daqueles que usa a mentira de forma descarada? Por exemplo:

• Quando o telefone toca, você já deu ordens para dizer que não está?
• Na escola quando o professor pergunta quem estudou a lição para ganhar um pontinho, e você não estudou; você levanta a mão como um sinal de quem fez a tarefa?

A lista é muito grande: pirataria, sonegação de impostos, etc. Infelizmente esta é a realidade na vida de todos nós: a mentira.

Desde que o pecado entrou no mundo temos que viver com ela que chegou mansinha, falando baixinho e contaminou a todos.
Sobre a mentira Norbert Lieth escreveu o seguinte:

Com toda a certeza a mentira não é indicação de inteligência, mas um sinal característico de uma vida sem Deus, que não ama a verdade e é a identificação de uma natureza pecaminosa. Em 1 João 2.21 está escrito: "...mentira alguma jamais procede da verdade." Por isso, a crescente tendência para a mentira em nossos dias também é um sinal evidente dos tempos finais: "Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência" (1 Tm 4.1-2).

A MENTIRA É PROVA DE UMA CONSCIÊNCIA CAUTERIZADA.

Leia a Bíblia, faça aplicação dela na tua vida. Só ela é a fonte de toda a verdade.

Edécio Augusto

Nenhum comentário: