sexta-feira, 30 de maio de 2008

RESOLVA ENQUANTO O MAL É PEQUENO

UM PEQUENO MAL QUANDO NÃO RESOLVIDO NO INÍCIO, NO FUTURO PODE SE TORNAR EM UM GRANDE PROBLEMA.

Quando deixamos os problemas pequenos de lado não dando importância a eles o resultado é o acúmulo, o que gera no futuro um problema ainda maior e mais complicado.
Você é assim? Quando vê que os problemas são pequenos vai deixando de lado, só depois de acumulados é que procura resolver?
Cuidado! Isto é como bola de neve, quanto mais rolar, maior fica.

Quando eu consegui o meu primeiro carro, ele precisava de uns ajustes, levei num mecânico conhecido, um profissional de confiança, fez o que tinha de ser feito, elogiou o bom estado do carro e como percebeu que eu ainda não tinha experiência me orientou dizendo:

Carro é assim: mantenha-o sempre em ordem para ele não te deixar na mão. Qualquer barulhinho que você ouvir procure ver o que é e resolva o mais rápido que puder. Isto evita que outros problemas apareçam. E ele acrescentou:
Carro é como as pessoas: Muitos ficam doentes e precisam serem hospitalizados às pressas porque começaram a sentir uma dor pequena que não incomodava e ao invés de irem ao médico, acharam que não fosse nada e a situação acabou por piorar.
Aquele probleminha não resolvido, aquela dorzinha não tratada, com o tempo pode se agravar, piorando ainda mais a situação.

Você deve saber de casos numa família, num casamento, ou relacionamento entre amigos, diretoria de uma empresa, nas igrejas, em que um pequeno mal não tratado, gerou um grande problema. Talvez você já tenha passado por uma experiência assim.

- Acredito que em várias famílias acontecem casos de um parente ficar devendo um dinheiro, não paga e também não procura resolver a situação através de uma conversa para justificar o atraso, ou entrar num acordo, ou fazer alguma coisa para impedir que a situação fique ainda mais complicada acabando por criar um clima desagradável na família.

- No casamento não é diferente quando um dos cônjuges passa a ter ciúmes e começa a desconfiar de algo que não existe e envenena o relacionamento. Caso não conversem sobre o problema para resolver a situação, sentimentos negativos de raiva, desprezo, vingança e até pensamentos de traição podem tomar o lugar do que era bom e tinha tudo para dar certo. Isto acontece porque permitiram que um mal menor ao ser deixado de lado, se transformasse num mal maior.

Se pararmos para fazer uma avaliação do que levou uma bonita amizade a um grande problema de relacionamento, ou uma empresa chegar ao ponto de encerrar suas atividades entre os diretores, você vai ver que em alguns casos foram problemas que começaram tão pequenos e não deram a menor importância; com o tempo, este mal foi enraizando, crescendo e ficou difícil e quase impossível de ser resolvido e o fim foi triste para ambos os lados.

Se você passa ou passou por uma experiência desse tipo: no casamento, na família, na escola, na igreja, na empresa, não importa se é um problema pequeno ou grande, empenhe-se para solucionar o mais rápido possível.
Busque resposta através da oração e resolva com a ajuda de Deus, porque em Tiago 5.16está escrito: “Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.”

E não esqueça:

UM PEQUENO MAL QUANDO NÃO RESOLVIDO NO INÍCIO, NO FUTURO PODE SE TORNAR EM UM GRANDE PROBLEMA.

Edécio Augusto

Nenhum comentário: