quinta-feira, 22 de maio de 2008

AS BOAS LEMBRANÇAS

LEMBRE-SE APENAS DOS BONS MOMENTOS DA VIDA E ESQUEÇA OS MAUS

Há quem goste de relembrar o passado: os bons momentos de infância, o tempo de escola, o(a) primeiro(a) namorado(a), o primeiro emprego, ... coisas que ao serem relembradas provocam risos.
Em família isto acontece muito; agora que todos moram distantes um do outro, o fim de ano é marcado pela presença da maioria na casa dos pais, de um parente, e na bagagem vem as boas recordações do passado que é relembrado nos poucos dias que vão passar juntos.
É muito divertido!
Mais divertido ainda é saber que são sempre as mesmas recordações, as histórias não mudam, mas é o espírito de amor em família que faz com que as boas lembranças permaneçam para fortalecer os laços que o tempo tenta separar pela distancia, porém, a saudade e a vontade de rever cada um são maiores e vencem.
Na minha família é assim, tanto do meu lado como do lado da minha esposa, sempre que estamos juntos o passado é despertado e todos acabam rindo e participando. São momentos de muita alegria.
A despedida é sempre um “estraga prazer” marcada pelas lágrimas e sorrisos, na esperança que no próximo ano estaremos novamente juntos para relembrar as mesmas histórias de um bom passado que parece que não passou, ainda permanece vivo nos corações.

Por outro lado há quem tenha um comportamento negativo com relação ao passado, pessoas que não conseguem deixar de lado as más recordações e acabam alimentando em seu coração: mágoa, ressentimento, tristeza, culpa, vingança,... pessoas que não conseguem ou talvez não queiram deixar de lado estes sentimentos e ficam remoendo, e assim, às vezes chegam até ao ponto de adoecerem ou cometerem um ato hostil.
Acredito que esquecer uma ofensa é difícil, acho que é até mesmo impossível ao ser humano, mas perdoar, dando ao outro o direito de recomeçar, saber que o problema existiu mas sem ter o direito de voltar a tocar no assunto, isto é divino, é a essência do amor de Deus.
É assim que Deus nos trata através de Jesus Cristo. Nós como seres humanos, não temos esta capacidade, mas através de Jesus somente, somos capacitados a agir assim.
Isto chama-se graça divina! Dar ao outro aquilo que Deus nos deu sem que merecessemos.

Há um texto na Bíblia em 1 João 1.8-10 que diz o seguinte:

“Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo (DEUS) mentiroso, e a sua palavra não está em nós.”


Pense nisso e a partir de agora comece uma nova vida com Deus sem levar consigo lembranças que te oprimem pelo peso da mágoa, do ressentimento, da tristeza, da culpa, da vingança,... Pois foi o que Cristo fez: Levou em nosso lugar todos estes sentimentos.
Deus, por causa do que Cristo já fez por nós, não permite que fiquemos presos a um passado que gere sentimentos negativos.

LEMBRE-SE APENAS DOS BONS MOMENTOS DA VIDA E ESQUEÇA OS MAUS

Edécio Augusto

Nenhum comentário: