domingo, 8 de março de 2009

AS MENTIRAS PARECEM VERDADES.

QUANDO FALAMOS OU DAMOS OUVIDOS A UMA MENTIRA
É PORQUE ELA SE TORNOU COMO VERDADE.


C. H. Spurgeon escreveu sobre a mentira o seguinte:

Não creia em metade do que você ouve; não repita metade do que acreditar; quando ouvir uma notícia negativa divida-a por dois, depois por quatro e não diga nada acerca do restante dela.

Se a mentira fosse boa ou necessária, ela seria verdade; mas infelizmente o ser humano não entende assim, para muitos a mentira é boa e necessária.
Você conhece alguma mentira que tenha causado benefício a alguém?
Nunca, isto é impossível! A princípio ela pode até convencer a pessoa de que valeu a pena, mas a consequência é desastrosa.
A mentira começou no jardim do Éden contaminando o primeiro casal, os pais de toda humanidade: Adão e Eva. Ao olhar para este texto da Bíblia Sagrada em Gênesis 3, revela que a mentira é a fonte do pecado. Ou seja: A essência de todo e qualquer pecado foi, é e sempre será a mentira.
Por outro lado a mentira é tão perigosa que ao entrar no mundo, pela boca do Diabo – em forma de serpente – ele a usou contra o plano de Deus. Então, quando eu olho para este texto, eu entendo que a mentira está sempre ao lado da verdade tentando impedir que ela seja revelada. Se pararmos para analisar a proporção da mentira em relação a verdade vamos perceber que ela - a mentira - está sempre à frente, pois o ser humano ao ser enaganado foi totalmente contamindado e este mal nós herdamos. Sendo assim, uma vez que o Diabo é o pai da mentira (Jo 8.44) e que todo este mundo jaz no maligno (1 Jo 5.19), o que esperamos encontrar neste mundo que não seja a mentira?
A mentira domina o homem por completo: na família, no casamento, na igreja, no trabalho, nos estudos, e isto através da televisão, internet, todos os meios de comunicações, nas escolas (teoria da evolução, que ainda exerce muita influência), em muitas igrejas (doutrinas que são puras heresias), ou seja: não tem como escapar da influência que este mundo exerce em todos nós através da mentira.
Em 2 Coríntios 4. 4 está escrito:

“Nos quais o deus deste século (o Diabo) cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.”

O principal trabalho que o inimigo sempre teve e sempre terá, é impedir que a Verdade – a Bíblia Sagrada – seja revelada ao homem independente de fé e religião. Ele sabe que quando consegue desviar qualquer pessoa da Verdade, por menor que seja esse desvio, esta pessoa já está entrando no campo da mentira e de alguma forma o inimigo ganha e o Reino de Deus perde.

Eu particularmente confesso e me entristeço por saber o quanto a minha língua proferiu uma "mentirinha" aqui, outra alí, e o quanto o meu ouvido ouviu e acreditou em inúmeras mentiras, causando-me tristes consequências, tanto por falar, como por ouvir. E quando olho para trás tentando lembrar algum benefício, não lembro de nenhum.
Mas nos momentos em que eu fui contagiado pela Verdade, não tenho a menor dúvida de que eu colhí e ainda colho os benefícios desta graça e continuarei colhendo por toda a eternidade. Lembrando que:

QUANDO FALAMOS OU DAMOS OUVIDOS A UMA MENTIRA
É PORQUE ELA SE TORNOU COMO VERDADE.


Que Deus continue abençoando a todos nós da mesma forma como fez, faz e continuará fazendo até aqui: pela Sua Verdade.

Edécio Augusto.

Nenhum comentário: