domingo, 1 de março de 2009

NÃO É BEM ASSIM!!!

A BÍLIA NÃO PRECISA DA AJUDA DE NINGUÉM,
ELA SE INTERPRETA POR SÍ MESMA.

Se você interpretar a Bíblia literalmente dentro do seu contexto, você não se desviará da verdade. Essa questão de contexto é muito séria mas infelizmente muitos não se preocupam e passam por cima. Isto me fez lembrar aquela frase bem antiga que eu ouvia: UM TEXTO FORA DO CONTEXTO GERA PRETEXTO.

Por que será que esta frase nunca mais foi usada por muitos pregadores?

A Bíblia é um livro maravilhoso, mas não é sempre que a vemos assim. Tem momentos que ela vai lá no mais profundo do nosso ser e mexe aonde nós menos queremos ser incomodados. Deus, por obra e graça do Espírito Santo fala através da Sua Palavra aos nossos corações e nestes momentos é que somos despertados a fazer a Sua vontade; mas não é sempre que fazemos.

É o mesmo quando éramos pequenos e estavamos aprontando alguma arte e nossos pais vinham e nos repreendiam. Nós não gostavamos da repreensão e ficavamos zangados com a ordem procurando dar uma boa desculpa para continuar aprontando. Nesse tempo de criança, nossos pais eram nossos maiores estraga prazeres.
Assim somos nós com Deus em relação à Sua Sagrada Palavra, temos dificuldade em obedecer. Tem áreas que parece que somos mestres em obedecer ao Senhor, mas há outras que nos sentimos completamente vulneráveis ao pecado, e é justamente aí que Deus fala conosco através da Sua Palavra – e ela incomoda de verdade.
É quando de alguma forma tentamos passar por cima, mas estamos sempre sendo confrontados por ela. Muitos, por isso, acabam até deixando a Palavra de Deus de lado.

É justamente neste momento que entra aquela nossa velha desculpa: Mas não é bem assim! Estamos diante do texto claríssimo, mas pelo fato dele falar alto ao nosso coração em relação a uma doutrina, ou um pecado, mas por termos dificuldades usamos esta desculpa, sendo que o melhor seria concordar e pedir para que Deus tenha misericórdia de cada um de nós naquela determinada área que ELE quer nos mudar, seja ela qual for.

Alguns textos que segundo muitos não é bem assim:

• As mulheres tem dificuldade de aceitar literalmente Efésios 5. 22 e 1 Pedro 3. 1 e partem para o ataque dizendo: Mais não é bem assim, ... e você, também faz o que a Bíblia ensina?
• Os homens da mesma forma ao lerem textos – e são muitos – que falam da sua resposnabilidade como esposo, pai e lider no lar, para eles também não é bem assim e procuram tirar o corpo fora.
• Mas há principalmente aqueles textos que falam da nossa eleição por Deus, antes da fundação do mundo. Textos que falam da forma como Deus em Cristo nos justificou e agora ELE já nos vê inculpáveis, santos e justos diante DELE. Textos que falam da Sua Soberania. É quando muitos dizem: Não é bem assim! E acrescentam: Quer dizer que o crente agora pode pecar, pecar, pecar e fica tudo por isso mesmo?

Se você observar, estas pessoas são aquelas que pegam um versículo e ficam tentando encontrar algum exemplo para justificar o que o versículo está dizendo, ou pegam um texto fora do contexto gerando um pretexto; com isso acabam torcendo a Santa Palavra.
Por outro lado, quando você vai sempre na Bíblia para explicar uma doutrina, quanto mais textos você encontrar reforçando a doutrina, Deus abre o nosso entendimento ficando cada vez mais clara e convincente.
Infelizmente nem todos aceitam desta forma. Mas procure usar a Bíblia todos os dias em relação a sua vida, a uma doutrina, e permita que ela fale ao ponto de te despertar. E quando chegarmos ao ponto de obedecer, veremos as maravilhas que o Espírito Santo vai operar em nossas vidas. Lembrando sempre que:

A BÍLIA NÃO PRECISA DA AJUDA DE NINGUÉM,
ELA SE INTERPRETA POR SÍ MESMA.

Que Deus continue nos abençoando através da Sua Palavra.

Edécio Augusto.

Nenhum comentário: