quarta-feira, 25 de março de 2009

DEVAGAR SE VAI LONGE.

Não deveria acontecer, mas acontece de muitos cristãos passarem dias, semanas, meses, sem ler a Bíblia; tem aqueles que até fazem quando participam de uma reunião na igreja e mesmo assim acabam pegando emprestada a do irmão ao lado, ou então faz uso daquelas que a igreja deixa a disposição dos visitantes.
Ainda bem que na Sua infinita graça e misericórdia Deus opera!
Mas eu pergunto: Qual o crente que na sua caminhada cristã não teve um esfriamento na fé e desanimou em relação ao seu momento devocional?
Eu acredito que todos nós já passamos por experiências assim, uns mais, outros menos, mas passamos (talvez haja poucas exceções). O problema é quando a pessoa aceita com naturalidade esta situação e não percebe que aos poucos vai se afundando cada vez mais.
Eu, particularmente, concordo com qualquer método de leitura e estudo bíblico; acho que não existe um específico para todos. Todo crente que forma o com hábito de ler e estudar a Bíblia, descobre com o tempo um método que ele adota para sua edificação, por mais simples que seja.

Há muito tempo atrás eu descobri que eu estava lendo a Bíblia de forma muito superficial, sem proveito algum e isto com certeza estava me prejudicando – é aquela idéia: ore e estude mesmo sem vontade, sem entender, ... Será que é assim?
Um dia deste eu vi na internet um site que desafiava a pessoa a ler a Bíblia toda em três meses, para isto a pessoa deveria ler em média 14 capítulos por dia o que daria para fazer num prazo de 120 minutos - 2 horas - por dia.
Este método de leitura deve funcionar para quem está de cama doente, aposentado, tem uma renda extra que lhe proporcione um certo conforto, ..., caso contrário, se a pessoa vive uma vida normal: trabalha, estuda, enfrenta o trânsito diariamente, dorme só de quatro a seis horas por dia, ..., (o que a maioria das pessoas e dos crentes fazem), como ela vai conseguir fazer isto?
Eu lhe garanto que a pessoa pode até começar, mas é quase certo que ela não leve este compromisso até o fim.
Por quê?
Porque a pessoa já começa o exercício se cansando, a partir daí vem o esgotamento e em seguida ela percebe que não está aproveitando a leitura e desanima.
Você já viu uma pessoa que faz um curso e não está entendendo nada continuar a fazer?

Para desfrutar a Bíblia, a pessoa precisa facilitar o aprendizado para ela mesmo. Como?
Comece pelas promessas de Deus!
Em cada página da Bíblia há sempre uma ou mais promessas, mas se você quiser – para ficar mais fácil – pode começar a desfrutar várias delas a partir do livro dos salmos, é bem mais fácil.
Leia um, dois versículos, decore e passe a meditar nele(s) durante a semana; não importa a quantidade de dias. Tem promessas que estão no meu coração há anos, e que me leva a meditar nela(s) quase todos os dias.
Separe uns poucos minutos: 2, 3, ... 10 minutos todos os dias, e habitue-se a abrir a Bíblia diariamente, mesmo que você já tenha decorado as promessas. Isto, devagar, levará você a pegar gosto pela Palavra de Deus. Vá aos poucos mas não pare, dê continuidade e com o tempo você terá prazer em conhecer mais promessas, textos, capítulos e descobrirá até um método de aprendizado bíblico para a tua edificação.
Diante de Deus e da Sua Palavra, nós devemos nos sentir bem a vontade. O importante é que você habitue-se ao contato com a Bíblia diariamente.
Lembrando que, é só através da Bíblia Sagrada que somos abençoados.

Edécio Augusto.

Nenhum comentário: