segunda-feira, 2 de março de 2009

IGREJA: A FAMÍLIA DE DEUS.

DEUS DEU AO SEU POVO UMA FAMÍLIA, O MELHOR LUGAR DA TERRA, E A CEIA É O NOSSO MELHOR MOMENTO COMO FAMÍLIA DE DEUS.

Infelizmente, é grande o número de pessoas que confundem muito as coisas por não terem entendimento a respeito de determinado assunto. Um deles está relacionado à Igreja.
Eu por um bom tempo perdi por ter deixado de lado meu compromisso com a Igreja de Cristo. Eu não deixava de ir às reuniões, mas eu sabia que isto era negligência: hoje eu ía numa, amanhã na outra, depois ía numa outra e ficava pulando de igreja em igreja. Eu tentava me sentir bem, mas não me sentia. E quando o cristão vive desta forma, esta é a pior opção na vida de um filho de Deus porque ele leva lambada de todos os lados. E quando ele pensa que ele se achou, é quando ele se engana por estar perdidinho. Em dado momento ele chega até a perder o sentido da vida.
Isto pode acontecer na vida de um cristão que não tem compromisso com o povo de Deus. E cristãos assim é de número cada vez maior.

Se existe uma coisa fácil do cristão fazer é encontrar desculpas para deixar de ir na igreja.

Hoje, eu resolvi escrever sobre este tema porque ontem a noite, na minha igreja, foi celebrada a Ceia do Senhor. Que momento marcante, quanta alegria, quanta emoção. É quando todos os bons sentimentos afloram e a gente tem vontade de glorificar a Deus por tão grande salvação que o Senhor Jesus proporcionou para cada um daqueles que são Seus.

Certa vez eu ouvi um pregador na ceia explicando que aquele era um momento de sorrir, de alegria e não de lágrimas. Eu até entendo que a ceia é um momento em que o Espírito Santo toca na vida de cada filho convencendo do pecado e a festa atinge o seu auge pela obra que Cristo realizou na cruz do Calvário. Naquele momento a alegria, as lágrimas de satisfação, felicidade, por saber que naquele momento um pecador como eu, ao fazer o auto exame e reconhecer que só mesmo pela graça de Deus que me fora dado este privilégio e ver cada um dos meus irmãos tendo a mesma alegria, não tem como não se emocionar de todas as formas. É o momento que todos relembram tudo o que o Senhor Jesus fez por nós na cruz do Calvário.

Sempre que eu leio este texto que é o mais lido na celebração da ceia eu sinto uma paz muito grande em meu coração. O texto está em 1 Coríntios 11. 23-28 que diz:

“Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha. Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice;”

É maravilhosos saber que toda pessoa que um dia foi convencida pelo Espírito Santo ao ouvir o Evangelho de Jesus Cristo e fez uma entrega da sua vida ao Senhor, passa a ser um filho de Deus. A partir daí esta pessoa não só pode como deve participar da mesa do Senhor, da ceia.
Mas há aqueles que entendem que por serem crentes devem ficar sem participar da ceia por terem cometido pecado e com esta decisão cometem mais pecado ainda. Ou seja: ficar sem participar da ceia é dureza de coração, é perder aquele momento quando Deus vem até nós e nos traz à lembrança tudo aquilo que o Senhor Jesus fez por cada um dos Seus, pois qualquer filho de Deus quando sente no coração o desejo de confessar o seu pecado ao Senhor, imediatamente é perdoado.
Não deixe de participar da ceia, isto porque:

DEUS DEU AO SEU POVO UMA FAMÍLIA, O MELHOR LUGAR DA TERRA, E A CEIA É O NOSSO MELHOR MOMENTO COMO FAMÍLIA DE DEUS.

Edécio Augusto.

Nenhum comentário: