quarta-feira, 4 de março de 2009

COMPROMISSOS A SEREM HONRADOS.

OS COMPROMISSOS QUE ASSUMIMOS PERANTE DEUS, DEVEMOS HONRÁ-LO CUSTE O QUE CUSTAR.

Acredito que uma das piores coisas que uma pessoa faz contra outra é quando ela assume um compromisso e não cumpre. Pior ainda é quando ela acha que não precisa dar nenhuma satisfação.
Você já foi a um encontro que marcaram contigo e te deixaram plantado (a) e você olha para os lados e não vê sinal algum; passa a olhar para o relógio minuto após minuto e vê que a hora marcada já passou e aí você pensa: deve ter acontecido alguma coisa, é melhor esperar mais um pouco - eu tratei, o negócio é esperar; e espera, espera e nada.
Quando você olha para o relógio passaram-se 30 minutos ou mais e aí você se convence de que o compromisso da outra parte não foi honrado. Mas como você é um cristão, ao voltar para casa procura entender a situação e espera ser procurado a fim de te darem alguma explicação. O telefone toca, você atende e ouve aquela desculpa de me desculpe, não deu, e você aos poucos vai chegando a conclusão de que "te esqueceram": o grupo foi e você ficou. Isso acontece e não é nada agradável.
Quantos relacionamentos acabaram, foram interrompidos porque compromissos não foram honrados?

Meus pais sempre foram pessoas transparentes, de poucas palavras, tinham comércio em Santos e eram pessoas respeitadas por sempre honrarem seus compromissos. Não havia um único compromisso que eles falhassem. E esta foi uma das marcas positivas que eles deixaram para os filhos e netos: transparência, verdade, honrar compromissos, ... não se tinha nada o que falar deles.
Eles gostavam de vir muito para Uberaba e resolveram construir uma moradia aqui. Para isso contrataram um profissional que ficou responsável pela construção. Acertaram tudo e da parte de meus pais foi tudo feito dentro do acordo. Quando chegou a vez do construtor fazer a parte dele, não fez. O meu pai dentro do que foi acertado entre ambas as partes foi conversar com ele e o tal não gostou. Meu pai simplesmente olhou para ele e disse: Caro irmão, a palavra do crente é um compromisso a ser honrado custe o que custar diante de Deus e dos homens.
Eu era jovem e ví o semblante daquele homem corar mas a partir daquele momento as coisas foram resolvidas, pois se tratava de um cristão que por um momento pensou em desonrar o seu compromisso não levando a cabo.

Quantos compromissos eu e você já marcamos com Deus e com o nosso próximo e não honramos?
Quantos compromissos eu e você já marcamos em casa com nossos cônjuges e filhos e não honramos?
Quantas vezes nos comprometemos em orar por uma família missionária e fazemos isso alguns dias e depois acabamos esquecendo?
Quantas vezes nos comprometemos de orar pelos enfermos, pelos trabalhos da igreja, ou fazemos uma manifestação pública - cheia das emoções - e decidimos que a partir daquele momento vamos nos consagrar mais ao trabalho do Senhor e dias depois tudo não passou de oba, oba?
Como tropeçamos no que falamos! Como falhamos em honrar compromissos que assumimos para com Deus e os homens.
Afinal: Que tipo de compromisso eu assumi com Deus? Ou ainda que tipo de compromisso eu tenho com cada um dos meus irmãos?

No Evangelho de João 7. 38 está escrito:

Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.

Crer em Cristo até o idolatra crê; o próprio Satanás crê que Deus existe e treme; crê em Cristo do jeito que o homem acha que deve crer é fácil. O difícil é crer como diz a Escritura - A Bíblia Sagrada.
É dela que vamos extrair toda a verdade para que os nossos compromissos perante Deus e os homens sejam honrados.
Você já parou para pensar se Deus deixasse de honrar os Seus compromissos para conosco; se Ele deixasse de cumprir uma só de Suas promessas?
Seria uma tragédia!
Quando deixamos de honrar os nossos compromissos que assumimos com Deus, o reino de Cristo sofre. Portanto lembre-se que:

OS COMPROMISSOS QUE ASSUMIMOS PERANTE DEUS, DEVEMOS HONRÁ-LO CUSTE O QUE CUSTAR.

Que Deus continue abençoando a mim e a você no compromisso que assumimos com Ele.

Edécio Augusto.

Nenhum comentário: