segunda-feira, 16 de março de 2009

SEJA UM BOM MORDOMO.

“O HOMEM MAIS POBRE QUE CONHEÇO É AQUELE QUE NÃO TEM NADA MAIS DO QUE DINHEIRO.” (John D. Rockefeller)

Como nos enganamos quando pensamos que o dinheiro é o que nós mais necessitamos. Tem aqueles que para dizer que não são apegados ao dinheiro chegam a comentar: O dinheiro não é tudo mais ajuda bastante, a pessoa quando tem pode conseguir muita coisa que sem ele não consegue.

Todos os finais de semana eu gosto de fazer uns lanches diferentes em casa. Durante a semana a esposa se preocupa com a boa alimentação: arroz, feijão, frutas, verduras, ..., mas quando chega o fim de semana eu sempre faço um lanche diferente e os meninos gostam bastante.
O meu filho de 16 anos está comendo como uma lima grossa; se deixar por conta dele come tudo que ver pela frente; temos que controlar o seu apetite. Num destes finais de semana eu fiz o que eles muito gostam: X-bacon; eu mesmo preparei a carne do hambúrguer e ficou muito bom, todos elogiaram.
Geralmente eu como dois, o mais velho tres, o mais novo de um a dois e minha esposa quando come, apenas um. Neste dia, o lanche ficou tão gostoso que todos quiseram um pedaço a mais, mas o meu filho mais velho por ele comeria cinco e até ....
Ao terminar o quarto sanduíche ele perguntou: Tem mais um? Eu respondi: Acabou! Ele acrescentou: Mais eu estou com fome! E eu concluí: Quando a gente está com muita fome o certo é comer arroz e feijão; lanche não é para matar a fome de ninguém.

Se nós pararmos para fazer uma avaliação do que nós comemos sem necessidade e até o que já compramos, vamos ver que a lista é grande demais.
Muito do que nós compramos e temos em casa não usamos; parece que nós temos uma inclinação maior para comprar o desnecessário. Quanto ao que nós mais precisamos sempre achamos que pode ficar para depois.
Quando viajamos neste final de ano (2008), ficamos exatamente um mês fora, a casa ficou vazia. Quando os impostos chegaram vimos que a conta telefônica veio praticamente o mesmo valor de sempre. Eu fiquei indignado e disse para a minha esposa que ia tomar as providencias e até hoje não tomei. Ficou por isso mesmo!
Ontem, nós estávamos conversando e ela disse que estava pensando em comprar um celular para o filho mais velho (16) e acrescentou que não sabia como ia fazer porque o mais novo (11) também ia querer um. Eu disse que não havia necessidade e que a despesa aumentaria.
Por quê?
Porque para onde eles vão os levamos, buscamos, seja: para a escola, compromissos com os amigos, passeios e desta forma, procuramos dar toda a atenção e sempre sabemos onde estão e com quem estão.
Sendo assim, para que celular?
Isto pode ser um convite até para a ação de marginais contra eles. É assim que eu penso! Se eles fossem para a escola e para os compromissos sozinhos e tivessem que depender de ônibus como acontece com muitos, eu até concordaria, mas não é este o caso.

A conclusão que eu chego é a seguinte: sempre que temos um dinheirinho a mais e ficamos pensando em como e onde gastar, as idéias não faltam, são muitas.
Por outro lado, quando eu olho para a Bíblia eu vejo que Deus sempre deu aos Seus em abundância, porém, a própria Bíblia nos ensina a sermos bons mordomos.
A mordomia cristã estabelece como verdade que Deus é o Senhor, o Dono de tudo quanto existe na terra e no céu e concedeu ao homem o privilégio e responsabilidade de administrar.
O homem não é dono de nada do que ele tem e sim mordomo. Um dia ele terá de prestar contas de tudo a Deus: dos seus atos, pensamentos, palavras, saúde, bens,..., tudo, tudo, tudo, nada vai passar em branco.
Será que eu e você já paramos para pensar nisto?

Em 1 Coríntios 4.2 está escrito:

"Além disso requer-se dos despenseiros (ou mordomos) que se ache fiel."

Lembre-se que:

“O HOMEM MAIS POBRE QUE CONHEÇO É AQUELE QUE NÃO TEM NADA MAIS DO QUE DINHEIRO.” (John D. Rockefeller)

Às vezes eu me sinto de certa forma preocupado com as coisas desta vida - com o que ter - como muitos de nós, mas logo me vem ao coração o ensino de Cristo sobre estas inquietações que não devem me incomodar.

"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas (as necessidades básicas do dia a dia) vos serão acrescentadas."(Mt 6.33)

E que Deus na Sua infinita graça e misericórida nos faça sempre bons mordomos, pois de nada os Seus tem falta.

Edécio Augusto.

Nenhum comentário: